|

Departamento de Controle do Espaço Aéreo e órgão da Comissão Européia firmam parceria





A visita de uma comitiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a órgãos gestores do gerenciamento do tráfego aéreo europeu, entre os dias 23 e 25 de agosto, consolidou um importante canal de cooperação estratégica para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Composta pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, e pelo Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, a delegação do Departamento esteve em Bruxelas, capital da Bélgica, a convite do SESAR Joint Undertaken (SJU).

O órgão, fundado pela Comissão Européia (EC) e pelo Eurocontrol, é o braço da EC responsável pelos projetos de modernização e pelas ações de unificação do gerenciamento do tráfego aéreo europeu como, por exemplo, o chamado projeto Single European Sky. Durante a estada na Bélgica, a delegação do DECEA também visitou a Comissão Européia e a sede do Eurocontrol, quando os Brigadeiros foram recebidos pelo Diretor-Geral da instituição, David McMilan.

O convite do SJU feito à organização brasileira é resultado do encontro realizado entre o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, o Diretor de Transporte Aéreo da Comunidade Européia, Daniel Calleja, e o Diretor Executivo do SJU, Patrick Ky, em maio deste ano, no Brasil. Na ocasião, firmou-se o interesse do estabelecimento de um grupo de trabalho para analisar concretamente os campos de interesses mútuos das organizações.

Durante a visita, as autoridades do DECEA e do SJU tiveram a oportunidade de trocar informações relativas a seus planejamentos e programas de gerenciamento de tráfego aéreo, além do estabelecimento de um “modus operandi” da parceria “DECEA-SESAR Joint Undertaken”.

Desse modo, assuntos relativos a projetos como o OPTIMI (Oceanic Positioning Tracking) - que atua na monitoração do posicionamento de aeronaves em voos sobre o oceano - e o AIRE (Atlantic Interoperability Initiative to Reduce Emissions) - cujo trabalho se assenta na redução de emissões de combustível - serão aprofundados por instâncias operacionais de ambos os órgãos. Enquanto isso, outra reunião entre os parceiros já está marcada para junho do ano que vem, no Brasil.

A iniciativa sela o início de um trabalho conjunto em que questões relacionadas à redução do impacto ambiental das aeronaves, ao aprimoramento da performance dos voos, à melhoria da segurança operacional e à otimização das rotas sobre o Oceano Atlântico ganham destaque. Uma parceria que intercambia programas e estratégias em nome de um transporte aéreo permanentemente eficaz, seguro e afinado às necessidades ambientais.

Fonte: Agência Força Aérea/DECEA



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented