Base Aérea de Natal sedia Seminário de Inteligência Operacional do Ministério da Defesa
Oficiais da Aeronáutica, Marinha e do Exército estarão reunidos até o dia 3 de setembro, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), para participar de atividades acadêmicas que compõem o Seminário de Inteligência Operacional para Operações Conjuntas 2010 do Ministério da Defesa (MD). Na cerimônia de abertura do evento estiveram presentes o Major-Brigadeiro-do-Ar Louis Jackson Josuá Costa, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; o Brigadeiro-do-Ar Raul Botelho, Comandante da Primeira Força Aérea; e o Brigadeiro-do-Ar José Euclides da Silva Gonçalves, Subchefe de Inteligência do Estado-Maior de Defesa.
Durante cinco dias, os 52 seminaristas, sendo três capitães, quarenta oficiais superiores e nove oficiais-generais estarão reunidos para discutir os processos de Inteligência Operacional para Operações Conjuntas no âmbito do MD. Dentre os assuntos a serem debatidos incluem-se as mudanças na estrutura do Ministério da Defesa, a atuação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e a integração das Forças Armadas em Operações Conjuntas, além do aprimoramento dos processos de Inteligência no MD.
Durante as atividades programadas, os seminaristas serão divididos em quatro grupos de trabalho para discutirem os objetivos operacionalizados. Finalizada essa etapa cada grupo fará a apresentação de uma proposta final.