|

Avião da Embraer caiu por falha humana, diz agência





Uma falha humana foi a principal causa do acidente com um Avião fabricado pela brasileira Embraer, ocorrido na China há pouco mais de duas semanas, de acordo com reportagem publicada pelo jornal China Business. A principal suspeita recai sobre a inabilidade do piloto, que estava voando abaixo do permitido no momento em que o Avião operado pela Henan Airlines se chocou com o solo, 1,2 quilômetro antes da pista de pouso, deixando 42 mortos e 53 feridos.

De acordo com a publicação, o diretor da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), Li Jiaxiang, disse em conferência telefônica realizada no fim de agosto que o acidente poderia ter sido evitado e que as circunstâncias em que ocorreu indicam que houve uma sucessão de erros humanos, que envolveram os pilotos e a equipe de terra do aeroporto, inaugurado há um ano.

O avião envolvido no acidente começou o procedimento de descida antes que visse as luzes do aeroporto e as que conduzem à pista de pouso. O piloto não seguiu os padrões de conduta, os regulamentos e o bom senso, afirmou, conforme o China Business.

Os dados disponíveis indicam que houve uma brusca mudança nas condições climáticas do aeroporto nos momentos que antecederam o acidente, ocorrido às 21h36 locais do dia 24 de agosto. A visibilidade do aeroporto caiu de oito quilômetros para 2,8 entre 21h e 21h08. Às 22h, ela era de um quilômetro, segundo relatórios obtidos pelo jornal. Pouco antes do acidente, às 21h13, a visibilidade havia caído para 300 metros. Por quê esses detalhes não foram transmitidos ao piloto? Por quê não foram dados ao Avião a tempo?, indagou o diretor da CAAC na mesma teleconferência.

A aviação chinesa é a que cresce mais rapidamente em todo o mundo e o país não consegue formar pilotos em velocidade suficiente para atender a demanda. Para suprir a deficiência, muitos dos cargos de comandante são ocupados por estrangeiros, incluindo brasileiros.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP

---

Jato da Embraer caiu por ''erro humano''

Cláudia Trevisan

Falha humana foi a principal causa do acidente com um Avião fabricado pela empresa brasileira Embraer na China há pouco mais de duas semanas, segundo reportagem publicada pelo jornal China Business, que cita declarações do diretor do órgão regulador do setor de aviação.

A principal suspeita recai sobre a falta de habilidade do piloto, que voava abaixo do permitido no momento em que o Avião operado pela Henan Airlines chocou-se com o solo, 1,2 quilômetro antes da pista de pouso, deixando 42 mortos e 53 feridos.

O diretor da Administração de Aviação Civil da China (CAAC na sigla em inglês), Li Jiaxiang, disse no fim de agosto, numa conferência telefônica, que o acidente poderia ter sido evitado. Segundo ele, as circunstâncias em que a tragédia ocorreu indicam que houve uma sucessão de erros humanos, envolvendo os pilotos e a equipe do aeroporto, inaugurado há um ano.

"O Avião envolvido no acidente começou o procedimento de descida antes que visse as luzes do aeroporto e as que conduzem à pista de pouso. O piloto não seguiu os padrões de conduta, regulamentos e o bom senso", afirmou Li, de acordo com transcrições da conferência obtidas pelo China Business com o governo.

Dados disponíveis indicam que houve uma brusca mudança nas condições climáticas antes do acidente.

A visibilidade do aeroporto caiu de 8 km para 2,8 km entre 21 horas e 21h08. Pouco antes do acidente, às 21h13, a visibilidade havia caído para 300 metros. "Por que esses detalhes não foram transmitidos ao piloto?", questionou o diretor da CAAC.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented