|

Lula assina sanções contra Irã





Chanceler explica que relação comercial entre os países não será prejudicada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem o decreto acordado em junho no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) que impõe sanções ao Irã por seu programa nuclear. Em entrevista, o chanceler Celso Amorim ressaltou que o país, mesmo contrário à resolução, resolveu apoiá-la: O Brasil faz isso contrariado, porque votamos contra esta resolução. Não acreditamos que a medida contribua para resolver o problema do programa nuclear iraniano.

O ministro das Relações Exteriores disse que o país adotará as penalidades por ser fiel ao multilateralismo e contra decisões unilaterais.

As sanções aprovadas não vão afetar as relações comerciais entre Brasil e Irã, mas Amorim deixou claro que são as empresas brasileiras que vão decidir se querem ou não manter o comércio.

O decreto pede que países inspecionem navios e aviões que veem de Teerã e que observem as transações bancárias. Além disso, proíbe a venda de armamentos militares pesados.

A Turquia, outro membro não permanente do Conselho, também foi contra a resolução defendida pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Brasil e Turquia intermediaram um acordo com o Irã, o qual foi repelido menos de um mês depois pelos membros do Conselho. O motivo alegado foi que o acordo não exigia a renúncia do programa nuclear.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented