|

Falta de proteção intelectual deixa grandes fabricantes vulneráveis





A área de novos materiais, especialmente os compósitos (formados pela união de dois os mais materiais), segundo estudo feito pelo Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi), está entre as que mais registram pedidos de patentes nas empresas aeroespaciais. A Boeing, Airbus e Nasa aparecem entre os principais titulares de patentes sobre compósitos. "A aeronave militar A400 M já tem um total de 500 patentes registradas e o A380 outras 1800", diz o principal executivo da Clarke, Modet, Alejandro Klercke.

"Outros fabricantes de aeronaves como a Embraer e a Bombardier encontram-se vulneráveis por ainda não dominarem as tecnologias de materiais com a mesma profundidade da Boeing e da Airbus, principalmente devido ao papel estratégico que os materiais ocupam hoje nos desenvolvimentos de aeronaves mais leves, econômicas e seguras", informa relatório do Cecompi .

Para o ex presidente da Embraer Ozires Silva a proteção intelectual da inovação também pode se tornar um diferencial competitivo no mercado e por isso é estratégica para os negócios da empresa. "Na década de 80, a Embraer desenvolveu uma manete única para a aeronave Tucano e nós não registramos a patente. Logo depois a suíça Pilatus aplicou a solução em uma aeronave concorrente do Tucano."

De olho no potencial do mercado brasileiro de patentes, a Clarke vai investir no país. "Também vemos grandes possibilidades de negócios na área de transferência de tecnologia, setor que o Brasil tem pouca experiência, mas pode tirar muito proveito."

O executivo cita como exemplo o novo cargueiro militar KC-390, que a Embraer está desenvolvendo para a Força aérea Brasileira (FAB), e o programa de aquisição de caças F-X2. A Clarke faturou US$ 17,8 milhões em 2009 e espera chegar a US$ 20 milhões em 2010. No Brasil, ela tem hoje 56 funcionários.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented