Editorial: A TAM e a LAM
Fabio Becherini
No final da semana passada, mais precisamente no dia 13 de agosto, uma sexta-feira (!), uma notícia certamente causou espanto ao pessoal que acompanha de perto a aviação mundial, e em especial a aviação brasileira.
O anúncio de uma "combinação", conforme a TAM, entre a TAM e a chilena LAN, formando uma holding chamada LATAM Airlines Group, com sede no Chile, e comandada por Enrique Cueto, CEO da LAN Airlines, pegou "quase todo mundo" de calças curtas.
"Quase todo mundo" explica-se pelo fato da operação, óbviamente, já estar sendo negociada há muito tempo.
Bem, depois de todas as explicações dadas pelo pessoal da TAM, de que se trata de algo excelente para a empresa, para seus funcionários, para a família Amaro, para o Brasil, etc, etc, etc, ainda fica aquela impressão de que, na verdade, o Brasil está perdendo uma grande empresa, a TAM, que passa a ser dirigida pelo grupo chileno LAM.
Nada contra a LAM, muito pelo contrário, quem a acompanha sabe quão grande empresa é, mas sempre fica aquela sensação do orgulho brasileiro ferido.
E para quem já assistiu a perda da Varig, da Vasp, da Transbrasil, etc, etc, etc, fica um gosto bem mais amargo na boca.
Se fosse o contrário, a TAM comandando a LAN, com sede no Brasil, seria um pouco diferente, quem discorda?
Mas enfim, se é melhor para "todo mundo", quem somos nós, meros mortais, para discordar?
Portanto, do fundo do coração, vida longa e prosperidade à "combinação" TAM e LAN.
Bons voos!
Revista Aviação Notícias
"Desejamos que você, ao lê-la, tenha o mesmo prazer que nós, ao fazê-la!" ®
editorial@aviacaonoticias.com.br