|

Bauru: Aniversário da cidade terá esquadrilha da fumaça








Apresentação do grupo é um dos destaques neste sábado

Neste sábado, às 16h, entre as atrações que fazem parte da programação de aniversário da cidade, a apresentação da esquadrilha da fumaça é um dos destaques, no Aeroclube de Bauru. A apresentação contará com oito aeronaves e oito pilotos.

De acordo com o capitão Márcio da Costa Correa, em média, o grupo realiza de 8 a 10 demonstrações por mês, que fazem sucesso entre todas as idades, mas principalmente entre as crianças.

Atualmente, as aeronaves usadas nos voos são os Tucanos, uma versão melhorada da primeira ideia inicial do T-6 (primeiras aeronaves da esquadrilha), diminuindo assim o peso do equipamento e exibindo uma fumaça mais densa e visível ao público.

O sistema é composto de uma pequena bomba elétrica que injeta o óleo fino no escapamento. Este óleo é proveniente do tanque instalado no bagageiro da aeronave. Neste sistema, o avião melhora seu rendimento e mobilidade, bem mais eficiente que o sistema anterior.

História

A esquadrilha da fumaça teve início na década de 50. O ainda tenente Mário Sobrinho Domenech, instrutor da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, juntamente com mais três tenentes aviadores, aproveitaram as horas livres do almoço para treinarem as manobras executadas na aviação de caça, sobre a Barra da Tijuca (Rio de Janeiro). A primeira apresentação pública aconteceu em 1954.

A bordo de aviões North American T-6, os cambalhoteiros começaram executando Loopings e Tounneaux com duas aeronaves, para depois se especializarem com quatro aeronaves em formatura diamante.

``Cambolhoteiros´´ foi o primeiro apelido dado à esquadrilha por suas peripécias no ar, ainda sem expelir a fumaça que mais tarde lhe daria nome.

A esquadrilha da fumaça conquistou seu nome por uma ideia que o Ten. Domenech aprimorou e é a base técnica até os dias de hoje.

Em 1963, a esquadrilha, depois de conquistado o prestígio do público por suas manobras, foi nomeada Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira, sendo a única no mundo a utilizar, até 1969, aviões convencionais.

As acrobacias terão o ponto de início da demonstração no Aeroclube de Bauru, na avenida Octavio Pinheiro Brizolla quadra 19, a partir das 16h.

Fonte: Rede Bom Dia, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented