|

Parceria da Embraer com Eads pode sair este ano








Dias após a European Aeronautic Defence & Space (EADS) ter negado qualquer acordo de cooperação com a Embraer, a empresa brasileira pode estar interessada em um acordo de cooperação com EADS. Tudo dependerá do tipo de projeto que a companhia européia, que controla a Airbus, tem em mente. O vice-presidente de Inteligência de Mercado - Aviação Comercial da Embraer, Luiz Sérgio Chiessi, afirmou a empresa está aberta para conversações com a Eads. "Mas isso depende do que eles querem colocar na mesa. Eu gostaria realmente de saber", afirmou.

No início do mês, o executivo-chefe da Eads, Louis Gallois, disse que estava interessado no trabalho com a empresa brasileira. "Nós temos um grande respeito pela Embraer", afirmou Gallois, acrescentando: "Estamos ansiosos em procurar formas de parceria". Mas depois negou qualquer negociações com a empresa.

A companhia brasileira está buscando novos produtos para expandir sua participação no mercado regional de jatos, disse Chiessi. O executivo reafirmou que a decisão pode ser anunciada até o final de ano.

Segundo ele, a Embraer colocou de lado a idéia de produzir novas aeronaves turboprop movidas por motores de rotor aberto eficientes por enquanto. Vários obstáculos técnicos, como questões de segurança e de ruído, ainda têm que ser superados antes que os motores de rotor aberto sejam adotados pelas companhias aéreas.

A ampliação do catálogo para incluir uma aeronave nova e maior, que competiria potencialmente com os aviões com um único corredor da Airbus e da Boeing, também não é o foco principal da empresa, afirmou o executivo. Em vez disso, segundo o executivo, a Embraer está buscando uma "evolução" da sua gama atual de jato regionais, agregando desenvolvimentos tecnológicos, como novos motores e uma nova asa, mas mantendo a mesma fuselagem.

A Embraer prevê uma recuperação de suas entregas de aviões comerciais a partir de 2011, dois anos depois de declínio devido à desaceleração econômica. "No ano que vem, nós veremos uma recuperação real das entregas", garantiu Chiessi. A taxa anual de entregas caiu para 120 no ano passado, de um pico de cerca de 160 em 2008, e será de cerca de 90 em 2010, destacou o executivo. Ele prevê que as entregas poderão aumentar para entre 140 a 160 em 2012 e disse que está confiante que a Embraer será capaz de manter sua participação de mercado de cerca de 45% no segmento de aeronaves com entre 60 e 120 assentos.

Chiessi afirmou ainda que a Embraer está em conversações com as autoridades chinesas sobre a transformação de sua linha de montagem em Harbin, na China, que atualmente produz jatos ERJ 145, para fabricar aviões ERJ 190. A demanda mundial por aviões comerciais de 30 a 120 assentos deve alcançar cerca de US$ 225 bilhões nos próximos 20 anos. O potencial total das vendas de aeronaves em 20 anos poderá atingir aproximadamente 7 mil unidades, incluindo 2.895 aviões nos próximos 10 anos e 3.980 no último semestre do período previsto.

A demanda será parcialmente conduzida pela substituição de aeronaves antigas que estão sendo aposentadas e pela adoção pelas companhias aéreas de novas tecnologias, como motores mais eficientes, em seus esforços para reduzir os custos operacionais.

Fonte: Monitor Mercantil, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented