|

Infraero tem mais de 70% dos aeroportos com licença ambiental







A Infraero possui 76% de seus 67 aeroportos com Licença de Operação, ou seja, 51 aeroportos. Os outros estão em processo de licenciamento. É o resultado do compromisso e do empenho da empresa em atender às normas ambientais. Neste sábado (5/6) em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Infraero faz um balanço de suas estratégias e metas constantes na Política Ambiental da empresa. Segundo superintendente de Meio Ambiente, Mauro Cauville, são onze grandes programas desenvolvidos e três focos atuais: licenciar obras, fazer controle de avifauna e reduzir os impactos ambientais gerados pelas atividades aeroportuárias. "Temos o desafio de licenciar os grandes empreendimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sem nos descuidar das outras premissas", afirmou.

Compõem os onze programas da Política Ambiental da empresa: Licenciamento, Resíduos, Recursos Hídricos, Solos e Flora, Riscos, Ruído, Fauna, Emissões, Energia, Sustentabilidade e Treinamento e Capacitação. Projetos como conservação e reuso de água, e desenvolvimento de novas tecnologias estão em andamento em oito aeroportos, em parcerias com instituições de ensino e Agência Nacional de Águas (ANA). Outras parcerias, como com a Embrapa (sobre solos e flora) e UnB (gestão da fauna – com falcoaria nos aeroportos de Porto Alegre e Pampulha e programa de manejo de fauna em Bacaheri e Curitiba) revelam o leque de busca de soluções para minimizar os impactos causados pela atividade aeroportuária. Em relação ao ruídos provocados pelas aeronaves e equipamentos de pátio, a Infraero também está em estágio de ativação de um Sistema de Monitoramento de Ruídos, composto por unidades fixas de monitoramento, instaladas em pontos estratégicos nas áreas circunvizinhas aos Aeroportos Internacionais de Brasília e Guarulhos.

São ações que se estendem por todos os aeroportos da Rede Infraero, divididos em nove Superintendências Regionais. Confira as principais atividades e programas previstos ou desenvolvidos nas regionais:

Nordeste:

As ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente abrangeram desde o replantio de árvores nativas a palestras de conscientização. Em Campina Grande (PB), mais de 200 mudas de ipês e fícus, árvores nativas da região, foram plantadas na alameda de acesso ao Terminal de Passageiros do Aeroporto Presidente João Suassuna. No Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN), funcionários da comunidade aeroportuária participaram de uma palestra de conscientização sobre preservação ambiental e de uma caminhada ecológica pelas trilhas no entorno da lagoa do sítio da Base Aérea de Natal, que conserva espécies da fauna e flora da Mata Atlântica.

Em Fortaleza, as equipes que integram a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho promoveram oficinas de reciprocidade, aproveitando materiais como garrafa pet, caixa de leite e jornais para transformar em novos objetos de utilidade, sem precisar agredir o meio ambiente, além de promover uma visita técnica a Seara da Ciência - projeto da Universidade Federal do Ceará para entendimento das Ciências Aplicadas.

Noroeste:

Nos aeroportos de Manaus e Tabatinga (AM), Porto Velho (RO), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC) e Boa Vista (RR), além de palestras de conscientização, a Infraero concluiu o processo de instalação de autoclaves, resultado de acordo firmado entre a empresa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Os autoclaves destinam-se ao tratamento de resíduos que apresentem risco potencial à saúde pública e ao meio ambiente devido à presença de agentes biológicos.

Sobre o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os aeroportos vinculados à Superintendência Regional do Noroeste já obtiveram vários resultados positivos. Em Manaus, houve a disponibilização de coletores adequados (fechados e identificados) e destinação dos resíduos para cooperativa de catadores, beneficiada pelo Projeto Social "Aprendizes da Amazônia". Em Boa Vista, Rio Branco e Porto Velho, os resíduos também são destinados às cooperativas de catadores. Desde 2007, já foram entregues 163 toneladas, volume este que deixou de ir para os aterros sanitários e tiveram uma finalidade social, gerando emprego e renda às famílias carentes beneficiadas pelas cooperativas.

Norte:

Em outros aeroportos da região - Altamira, Santarém, Marabá, Carajás e Imperatriz - a Infraero, em parceria com órgãos públicos federais, municipais, estaduais e entidades públicas, implantou a Comissão de Prevenção ao Perigo Aviário, que tem como foco identificar competências e ações necessárias para mitigar o risco de incidentes aeronáuticos em decorrência da presença de animais nos aeroportos e nas áreas do seu entorno. Sobre o assunto, o Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro publicou a cartilha "Tem Urubu na Pista" com o objetivo de mostrar à população do entorno os problemas inerentes ao Perigo Aviário.

Centro Leste:

Na Bahia, a empresa tem participado de oficinas públicas preparatórias para discutir os itens a serem contemplados no Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) para a ampliação do sistema de pistas do Aeroporto Internacional de Salvador. Além da empresa, participam representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), de organizações não governamentais ligadas ao Meio Ambiente e de comunidades localizadas na região do aeroporto.

Em Ilhéus, o novo aeroporto da cidade foi objeto de audiências públicas, também com o IMA, para elaborar o Termo de Referência do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental EIA/RIMA, uma das exigências para o início das obras.

No Aeroporto de Maceió, a Infraero já desenvolve a ação de coleta seletiva, que separa os materiais recicláveis e doa para a Cooperativa de Recicladores de Maceió (Cooprel). Nos outros aeroportos da Regional Centro-Leste, Salvador, Aracaju, Ilhéus e Paulo Afonso, o projeto de coleta seletiva está em fase de implantação.

Centro Oeste:

Os aeroportos de Corumbá (MS), Goiânia (GO), Palmas (TO), Cuiabá (MT), que integram a Superintendência Regional do Centro-Oeste da Infraero, estão desenvolvendo ações para obtenção do Licenciamento Operacional (LO), exigido pelos órgãos do meio-ambiente.

Em Palmas (TO) existem projetos de implantação de infraestrutura para se reutilizar água na irrigação. Já o aeroporto de Corumbá (MS) aguarda licenciamento para instalar uma autoclave para descontaminação de lixo. O aeroporto de Brasília é outro que também está prestes a obter o licenciamento de operação da sua central de resíduos, onde também haverá uma autoclave para a transformação de lixos como fraldas descartáveis, materiais infectantes, resíduos de voos, entre outros. Esse material, após o tratamento, passa a ser considerado lixo comum, reduzindo os impactos ambientais com a geração de resíduos.

Já no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO), a obra de ampliação do estacionamento está ligada a medidas de redução de impacto, como o replantio de árvores e melhor aproveitamento dos projetos de paisagismo e urbanização.

Por sua importância e localização estratégica, o Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek ostenta o maior número de projetos e obras que têm interface com o meio-ambiente. Firmou convênio com a Universidade de Brasília (UnB) para desenvolver um programa de manejo, censo e busca de novas tecnologias para o controle do perigo de avifauna – aves e animais que podem oferecer perigo às aeronaves.

Quanto ao tratamento de água, o Aeroporto de Brasília está realizando a construção da Central de Água Potável, que fornecerá água para os caminhões-pipa que abastecem as aeronaves que chegam e partem do Juscelino Kubitschek.

Em relação as obras para atendimento de passageiros e aeronaves, a Infraero já recebeu a licença ambiental para a implantação do Módulo Operacional, que irá aumentar em 1,2 mil m², bem como a da construção do 2º viaduto de acesso à segunda pista e da nova torre de controle.

Dentre as obras que já foram entregues, destacam-se as correções dos fluxos hídricos oriundos da drenagem da 2ª pista para que não haja comprometimento do córrego do Cedro e Ribeirão do Gama.

Rio de Janeiro:

No Galeão, palestras sobre as ações implantadas no aeroporto sobre conservação do solo e recuperação de áreas degradadas, além de visitas de empregados do aeroporto e de universitários do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Fluminense ao sítio aeroportuário abriram a semana de comemorações. Ainda no Galeão, os video walls dos Terminais 1 e 2 passam a exibir, a partir deste sábado, as imagens de ações ambientais desenvolvidas pela Infraero. A gestão de recursos hídricos, os novos equipamentos para garantir o tratamento de resíduos sólidos do aeroporto e as inovações tecnológicas em prol do meio ambiente serão abordados no vídeo.

No Aeroporto Santos Dumont, para o público interno, foram preparadas mensagens eletrônicas diárias, com foco no licenciamento ambiental, controle de avifauna e educação ambiental. Além disso, quem transita pelos aeroportos Santos Dumont, Jacarepaguá, Campos e Macaé recebe folders com dicas de utilização consciente da água, procedimentos para tratamento das lâmpadas fluorescentes, Dengue, Influenza A(H1N1) e principais sementes usadas no biodiesel.

São Paulo:

No Aeroporto de São José dos Campos a Infraero realiza, em parceria com o Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais, projeto para análise e proteção da fauna do local, que compreende principalmente aves da espécie seriema. E em Guarulhos, o destaque vai para três projetos: conservação e reuso de água em sistemas aeroportuários e Avaliação e implementação de tecnologias em uso eficiente da água – uma parceria com a Universidade de São Paulo / USP e Instituto Tecnológico da Aeronáutica / ITA. Além disso o aeroporto iniciou este ano o Plano de Manejo de Fauna.

Sul:

No Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, a Infraero desenvolve um projeto piloto em Falcoaria, que permitiu a redução da presença de aves e o número de colisão no sítio aeroportuário.

O Aeroporto de Bacacheri está em fase de implantação do Plano de Manejo de Avifauna, que visa evitar e reduzir colisões entre aeronaves e pássaros. Existe no aeroporto o Projeto Acqua, no qual o Instituto Chico Mendes faz o monitoramento de todos os afluentes do Rio Iguaçu. O Projeto Acqua já foi premiado nacionalmente pelo resultado das ações implantadas.

Sudeste:

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG) promoverá uma série de atividades, que tem como objetivo alertar a comunidade aeroportuária e os passageiros sobre a necessidade da preservação da fauna e flora. Entre as atividades previstas, cerca de 200 mudas de espécies nativas da região serão distribuídas no próximo dia 9/6 aos passageiros e usuários pelos alunos do Projeto Social da Infraero "Minas de Sonhos". Juntamente com as mudas, serão distribuídos folders com curiosidades e explicações sobre o manejo e plantio das árvores.

Em Uberlândia, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o aeroporto promove a distribuição de folhetos educativos sobre sustentabilidade ambiental. Em Uberaba, a Superintendência do aeroporto vai oferecer palestras, no próximo dia 7/6, sobre os temas "Meio ambiente e sustentabilidade na prática" e "Resíduo ou lixo? Um desafio para a educação ambiental". As palestras em ambos os aeroportos terão a entrada franca.

Sede:

A Sede da empresa também passou a contar com o Projeto de Coleta Seletiva. Iniciado em 2008, o programa é implementado também nos aeroportos, por meio de contratos com Cooperativas de Catadores de Lixo, realizados por licitação pública, conforme estabelece o Decreto nº 5.940, de 25/10/06. Na terça-feira (8/6), será realizada palestra para o público interno com o pesquisador Gérad Moss, com o tema "Ris voadores", que trata das mudanças climáticas e o meio ambiente.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented