|

Forças Armadas comemoram Dia Internacional dos Mantenedores da Paz





A Base Aérea de Brasília sediou, no dia 28 de maio, a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers (Mantenedores da Paz) da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, conduzido este ano pela Força Aérea Brasileira (FAB) e coordenado pelo Ministério da Defesa, homenageou os “boinas azuis”, como são chamados os militares que serviram ou servem em missões de paz pela ONU.

A solenidade contou coma a presença de autoridades civis e militares, entre elas embaixadores de diversos países, como Ucrânia, Noruega, Polônia, Bélgica, França e Alemanha. O ministro da defesa, Nelson Jobim, presidiu a solenidade e assinou a Ordem do Dia, lida durante a ocasião. "As forças armadas integram missões de paz nos cinco continentes desde 1956, quando participou das tropas enviadas para Suez, no Egito. Isso evidencia o grau de responsabilidade que o Brasil deseja assumir nos assuntos afetos à paz e à segurança mundial", ressaltou o ministro Jobim.

Os ex-integrantes de Missão de Paz tiveram o seu momento de destaque durante a cerimônia, desfilando à frente da tropa. Uma homenagem póstuma aos militares falecidos nas missões de paz foi realizada através da colocação de uma coroa de flores em frente à tropa. O Coronel Luiz Marcelo Sivero Mayworm, que serviu como Boina Azul em missão no Haiti, contou um pouco de sua experiência naquele país. O militar ocupou, de setembro de 2005 a outubro de 2006, a subchefia da segunda seção do Estado-Maior do então chamado PaP Sector (Setor de Porto Príncipe) e, posteriormente, atuou na seção de Inteligência, conferindo as condições de segurança das tropas dos Batalhões do Brasil, da Jordânia e a Companhia peruana.

Segundo o Coronel Mayworm, ao chegar no Haiti, as gangues estavam em pleno fortalecimento, atacando em períodos noturnos e realizando emboscadas."O maior desafio era justamente conciliar a comoção que se sente daquele povo sofrido e sem esperança com a necessidade de estar sempre alerta, pois as guangues se utilizavam de todos os meios para obter informações, abrigos e praticar atos contra as tropas da MINUSTAH (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti)”, afirmou o militar . "No fim da missão, em 2006, as eleições foram realizadas e um legítimo governo oferecia esperanças e sinais de reconciliação para toda a sociedade haitiana”, relembra o oficial.

Para finalizar o evento, uma tropa formada por militares das três forças desfilou ao som dos hinos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Participaram também do desfile viaturas e cães do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR).

PEACEKEEPERS – o Dia Internacional dos Mantenedores da paz (peacekeepers) faz uma referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir daí, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. Já o Brasil, participa da Missão de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito. Em Brasília, a solenidade de homenagem aos Peacekeepers entrou para o calendário anual desde 2008, com sua realização organizada através do rodízio entre as forças.

Fonte: VI COMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented