|

Asas da oportunidade





Imagem

A aeronáutica contrata Farmacêuticos, oferecendo-lhes boa remuneração e vantagens, como moradia nas vilas nilitares, assistências médica e dentária próprias, alimentação, possibilidade de realização de cursos de capacitação profissional e jornada de trabalho de seis horas.

A Aeronáutica é uma excelente possibilidade de carreira para os farmacêuticos. Ela remunera bem, dá segurança no emprego e proporciona muitas outras vantagens. Os profissionais devem buscá-la como quem abraça uma chance de ouro. O arco de atividades que o farmacêutico pode desenvolver, nessa Força, é vasto e ligado às áreas das farmácias hospitalar e industrial e das análises clínicas.

Glamour à parte, ser um farmacêutico da Aeronáutica (e das demais Forças brasileiras) é estar diante de várias portas que dão acesso ao crescimento profissional. Ele ingressa já como Primeiro-Tenente Farmacêutico. Daí para frente, um horizonte inteiro é aberto ao profissional.

Para ingressar na Aeronáutica, os farmacêuticos precisam submeter-se a um processo seletivo composto de prova teórica e de prática oral. Uma vez aprovado, eles serão treinados e, em seguida, encaminhados para as unidades onde há vagas. O treinamento consiste da realização de um curso de formação militar,
com duração de 18 semanas, oferecido no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte (MG).

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os farmacêuticos hospitalares irão atuar nos hospitais da Aeronáutica, ligados aos Comares (Comandos Aéreos Regionais), localizados, em Belém, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Cada Comar conta com, no mínimo, um hospital que atende exclusivamente a militares e seus dependentes. Nos laboratórios de análises clínicas desses mesmos hospitais, atuarão os farmacêuticos-bioquímicos.

Já os farmacêuticos industriais trabalharão no LQFA (Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica), sediado no Rio de Janeiro. Criado, em 1971, o LQFA é protagonista de histórias que enchem de orgulho os farmacêuticos da Força. Por exemplo, em 1972, o Laboratório iniciou a produção de insulina de 40 Ul/ml e 60 Ul/ml, o que impediu que a escassez desse produto pusesse em risco, à época, a vida dos 3 milhões de pacientes diabéticos que dependiam dessa insulina.

Unidade fabril de médio porte e ocupando uma área de 7.500 m², o moderno LQFA integra a rede dos Laboratórios Oficiais Públicos do Sistema Único de Saúde (SUS). As suas atividades estão concentradas na produção de medicamentos e domissanitários destinados ao suprimento dos 74 hospitais e postos médicos pertencentes ao sistema de saúde da Aeronáutica; ao Ministério da Saúde, com um elenco de produtos voltados ao atendimento dos usuários do SUS; e à “Seção Comercial”, cujos produtos são encaminhados aos postos de venda existentes nos hospitais da Aeronáutica. São comercializados a preços baixos.

SELEÇÃO

Para se inscrever para o processo seletivo, os farmacêuticos devem acessar a página do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (www.ciaar.com.br). Aí, encontrarão o link “concursos”, contendo as informações de que precisam. As inscrições são feitas pela Internet.

VANTAGENS

Um farmacêutico em início de carreira, na Aeronáutica, tem uma remuneração em torno de R$ 6 mil. Afora isso, a Força oferece outras vantagens, como moradia nas vilas militares, assistências médica e dentária próprias, alimentação, possibilidade de realização de cursos de capacitação profissional e jornada de trabalho de seis horas. Mas, ressalte-se: o militar farmacêutico estará permanentemente à disposição da Aeronáutica.

No dia 15 de abril de 2010, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, recebeu, em seu Gabinete, na sede do CFF, em Brasília, a
visita do tenente-coronel aviador Ricardo Martins Pires, de Belo Horizonte, e das tenentes Sarah Bomtempo, publicitária, de Brasília, e Júlia Gadelha, relações
públicas, de Belo Horizonte.

Foram manifestar a Souza Santos o desejo da Aeronáutica de se aproximar dos farmacêuticos, de abrir as suas portas a esses profissionais e de mostrar o quanto a Força é uma boa possibilidade para a carreira farmacêutica. O Presidente do CFF colocou o órgão à disposição da Aeronáutica, no sentido de divulgar os seus concursos e outros eventos do interesse da categoria farmacêutica. “A Aeronáutica enche de orgulho os brasileiros pela sua história de glórias, bravura e humanismo. Os farmacêuticos que forem integrar os seus quadros sabem que poderão aliar o fazer farmacêutico à pesquisa, à disciplina e à responsabilidade social”, concluiu.

Fonte: Revista Pharmacia Brasileira, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented