|

União Europeia e América Latina debatem rumos e oportunidades da aviação civil






No evento, Brasil firma declaração para acordos que irão favorecer exportações de produtos aeronáuticos e facilitar negociações de voos com países da Europa

Brasília, 20 de maio de 2010 – Na próxima terça e quarta-feira (dias 25 e 26 de maio), cerca de 300 representantes europeus e latino-americanos de órgãos reguladores, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e associações do setor estarão reunidos no Rio de Janeiro para discutir rumos e oportunidades de desenvolvimento do transporte aéreo nas duas regiões. A Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da União Europeia e da Comissão Latino-americana de Aviação Civil (CLAC).

Na pauta do encontro estão a Remoção de Barreiras para o Transporte Aéreo; Desenvolvimento e Tendências para as Companhias Aéreas; Segurança – Desafios e Potenciais de Cooperação, Infraestrutura Aeroportuária e Política de Aeroportos; Gestão de Tráfego Aéreo e Novas Tecnologias; Implicações Ambientais do Transporte Aéreo além da Dimensão Econômica e Social do setor.

Além disso, durante a Cúpula, o Brasil irá firmar uma declaração a respeito de dois importantes acordos com a União Europeia, que serão assinados em julho próximo. Um dos acordos vai impulsionar exportações da Embraer e outros fabricantes brasileiros de produtos aeronáuticos. Será o reconhecimento mútuo dos certificados de aeronavegabilidade e segurança emitidos pela ANAC na UE e os emitidos pela EASA (órgão regulador europeu) no Brasil. Com o acordo, uma aeronave fabricada no Brasil e certificada pela ANAC não precisará ser novamente certificada pelo regulador europeu e vice-versa.

O outro acordo prevê a designação de companhias aéreas dos países membros como européias e não mais pelo país de origem. Assim, uma companhia alemã poderá solicitar rotas para o Brasil partindo da França, da Espanha ou de Portugal, por exemplo, e com isso, aumentam as possibilidades de voos internacionais. O acordo também permitirá ao Brasil negociar acordos bilaterais com a União Européia e não mais com cada país do bloco individualmente.

As negociações para os dois acordos estão concluídas, a assinatura ocorrerá em julho após o cumprimento das formalidades entre os países. A declaração sobre os acordos será firmada pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e pelo vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas, às 9h30 da terça-feira, dia 25 de maio.

Debates setoriais

Os mediadores e palestrantes da Cúpula da União Europeia são representantes de alto nível dos setores públicos e privados das duas regiões. Além do ministro Nelson Jobim e do vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, a abertura contará com a presença do ministro de Transporte da Espanha, José Blanco, e do presidente da CLAC, José Huepe Pérez.

Para as sessões de debate, já estão confirmados a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira; o diretor da ANAC Claudio Passos Simão; o presidente da Infraero, Murilo Barboza; o diretor executivo da Associação Latino-Americana de Transporte Aéreo (ALTA), Alex de Gunten; o vice-presidente para América Latina e Caribe da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Patrício Sepúlveda; presidentes e diretores das companhias aéreas brasileiras TAM, Gol, além da Iberia (Espanha), TAP (Portugal), TACA (Peru) e Pluna (Uruguai); as transportadoras de carga DHL e TNT; os fabricantes de aeronaves Embraer e Airbus; autoridades gestoras de aeroportos do México, Portugal e Espanha; órgãos reguladores da União Europeia, Bélgica, Espanha, Colômbia, Paraguai, Costa Rica, México; entre outros.

Mais de 20 milhões de passageiros viajam todos os anos em rotas diretas entre a América Latina e a União Europeia. Do Brasil, partem todas as semanas 198 voos com destino a sete países do bloco: Alemanha (21), Espanha (30), França (46), Holanda (6), Itália (20), Inglaterra (17) e Portugal (58). No entanto, outros 20 países da União Europeia ainda não contam com ligações aéreas diretas com o Brasil.

Outras informações sobre a Cúpula estão disponíveis na página da ANAC na Internet, no endereço: http://www.anac.gov.br/anac/cupula.asp

CÚPULA UNIÃO EUROPEIA – AMÉRICA LATINA DE AVIAÇÃO CIVIL
Dias 25 e 26 de maio, às 9h
Hotel Sheraton Leblon – Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO
25 de maio de 2010 (terça-feira)

Sessão

Temas

Participantes

9h - Abertura


Ministério da Defesa do Brasil, Comissão Europeia, Ministério do Transporte da Espanha e CLAC (Comissão Latino-americana de Aviação Civil)

9h30 – Assinatura de declaração

Declaração para acordos de reconhecimento mútuo de certificados e de designação de companhias aéreas européias

Ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e vice-presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da UE), Siim Kallas.

9h45 – Remoção de Barreiras para o Transporte Aéreo

Integração regional dos mercados; Como garantir concorrência justa em mercados abertos; Impacto da liberação do Transporte Aéreo entre os países da União Europeia; Perspectivas da liberação entre os países da América Latina; Acordos de aviação entre a UE e AL.

Conferência Europeia de Aviação Civil, ANAC, Comissão Europeia, CLAC, Iberia Linhas Aéreas, ALTA, Conselho Internacional de Aeroportos da Europa.

11h30 –Desenvolvimento e Tendências para as Companhias Aéreas

Perspectivas de mercado para serviços aéreos entre UE e AL; Alianças entre companhias aéreas e fusões extra-fronteiras; Perspectivas para o transporte aéreo de cargas entre UE e AL.

Direção Geral de Aviação Civil da Colômbia, TAP, TAM, Airbus, TACA, Aliança Europeia de Carga, Pluna.

14h30 – Segurança (Operacional e Contra Atos Ilícitos) – Desafios e Potenciais de Cooperação

Harmonização regional dos padrões de segurança operacional; Desafios globais da segurança operacional na aviação; Desafios na segurança contra atos ilícitos na aviação; Escopo para cooperação técnica.

EASA, Direção Geral de Aviação Civil da Bélgica, Agência Europeia de Segurança Operacional na Aviação, Escritório OACI para América do Sul; SENASA (Serviços e Estudos para a Navegação Aérea e Seguridade Aeronáutica); Embraer; ANAC, Smiths Detection.

17h – Infraestrutura Aeroportuária e Política de Aeroportos

Concessão de aeroportos, Restrições de capacidade; Alocação de slots e custos aeroportuários; Hubs x aeroportos regionais; Transporte de carga e logística.

ANAC, Infraero, ASA (Aeroportos e Serviços Auxiliares México); ANA (Aeroportos de Portugal); TNT; DINAC (Direção Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai); Conferência de Aeroportos Regionais.

26 de maio de 2010 (quarta-feira)

Sessão

Temas

Participantes

9h – Gestão de Tráfego Aéreo e Novas Tecnologias

Desafios de capacidade e segurança operacional na gestão de tráfego aéreo; Espaço aéreo único europeu; Iniciativas regionais na América Central; Novas tecnologias.

Eurocontrol; Comissao Europeia, Direção de Aviação Civil da Costa Rica, SESAR, Corporação Centro-americana de Serviços de Navegação Aérea; AENA (Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea), Organização de Serviços de Navegação da Aviação Civil

10h45 – Implicações ambientais do Transporte Aéreo

Transporte aéreo e mudanças climáticas; Voos verdes; Novas tecnologias aeronáuticas e biocombustíveis.

Comissão Europeia, Direção de Aviação Civil da Espanha, Direção de Aviação Civil do México, SESAR, AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), ASD (Indústrias Europeias Aeroespaciais e de Defesa).

11h55 - Dimensão Econômica e Social do Setor

Benefícios econômicos do transporte aéreo; Dimensão social e temas trabalhistas; Transporte aéreo e turismo.

Direção Geral de Aviação Civil da Guatemala; Gol; IATA; Associação Europeia de Pilotos; Federação Europeia de Trabalhadores de Transportes.

12h45 - Encerramento


ANAC, CLAC, Comissão Europeia de Aviação Civil


Fonte: ANAC



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented