|

Le Figaro: AF 447 tentou voltar ao Brasil antes de cair no mar








PARIS - Os pilotos do voo AF 447, que levava 228 passageiros que morreram na queda do voo que fazia a rota Rio Paris, tentavam dar a meia volta e retornar ao Brasil diante da pesada nebulosa em que estavam. Baseado na fixação de uma nova zona de busca do Airbus A330, a partir de um possível sinal das caixas-pretas que teria sido registrado pelo sonar do submarino nuclear francês Emeraude em 1º de julho do ano passado, uma fonte do Ministério da Defesa francês fez a revelação à reportagem do jornal Le Figaro.

Caso seja confirmada a versão de que a aeronave caiu a 40 km a sudoeste de sua última posição registrada - e há grandes possibilidades de que ela seja a definitiva, apesar de ainda não ser oficial - isso "significaria que o avião estava perdido e, conforme os procedimentos em vigor, deu meia volta para sair de uma zona de nuvens cumulus nimbus para voltar ao Brasil", assinalou a fonte.

Há outras conclusões a partir desta certeza. Significa ainda que o navio Seabed Worker, que trabalha para a BEA, o organismo francês responsável pela investigação, vem realizando buscas num local errado, desde março deste ano. O que reforça a mudança de rumo é que o próprio BEA mandou o navio realizar, a partir desta sexta-feira, buscas no novo perímetro delimitado pelas conclusões obtidas da análise do sinal captado pelo sonar há mais de dez meses. Tal fato (a análise do sinal captado) acontece graças a uma interpretação mediante um inovador algoritmo informático.

Há certeza, por parte dos técnicos da empresa fabricante do sonar e especialistas da Marinha francesa, que os sinais captados pelo submarino francês foram enviados pelas caixas-pretas do AF 447. A nova área de busca tem entre 80 e 100 quilômetros quadrados.

Fonte: JORNAL DO BRASIL, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented