|

Forças Armadas celebram dia internacional dos mantenedores da paz da ONU





No dia 28 de maio (sexta-feira), acontecerá, na Base Aérea de Brasília, a cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Mantenedores da Paz (Peacekeepers) da Organização das Nações Unidas. O evento, conduzido esse ano pela Força Aérea Brasileira e coordenado pelo Ministério da Defesa, vai homenagear os “boinas azuis”, como são chamados os militares que serviram ou servem em missões de paz.

A solenidade contará com a presença de diversas autoridades civis e militares e, durante a cerimônia, um grupamento formado por ex-integrantes de Missão de Paz desfilará a frente da tropa. Na ocasião, ainda será feita uma homenagem póstuma aos militares falecidos nas missões de paz. Desde 2008, o evento entrou para o calendário anual da capital federal com sua realização organizada através do rodízio entre as forças.


Histórico – o Dia Internacional dos Mantenedores da paz (peacekeepers) faz uma referência ao dia 29 de maio de 1948, quando o Conselho de Segurança da organização das Nações Unidas autorizou, pela primeira vez, uma operação de Manutenção da paz. A mobilização se deu na Palestina após o cessar-fogo da guerra árabe-israelense e, a partir daí, iniciava-se a busca de soluções pacíficas para os conflitos internacionais. Já o Brasil, participa da Missão de Paz desde 1956, quando enviou tropas para Suez, no Egito.

Fonte: VI COMAR



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented