|

AF 447: BEA confirma que avião tentou voltar ao Brasil








PARIS – Se por um lado os trabalhos de busca estão perto de desvendar o local preciso da queda do voo 447, por outro um novo mistério está intrigando os investigadores franceses. Antes de atingir o mar, o Airbus A330 deu meia-volta e iniciou um trajeto de retorno ao Brasil, contrariando a rota prevista. A informação, veiculada na última sexta-feira pelo jornal francês Le Figaro, foi confirmada pelo Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil da França (BEA), mas só poderá ser explicada se e quando as caixas-pretas forem recuperadas.

O desvio na trajetória foi confirmado pelo local em que os sinais emitidos pelas balizas presas às caixas-pretas foram captados por sonares da Marinha da França. A região se localiza fora da rota habitual dos voos transatlânticos que ligam o Brasil à Europa.

De acordo com Alain Brouillard, diretor de investigações do BEA, o dado indica que, entre a emissão da última mensagem automática de localização pelo avião e seu desaparecimento, houve em torno de cinco minutos de voo que não estava programado. Caso a fuselagem seja encontrada na nova zona de buscas, “será absolutamente certo que o avião fez meia-volta”. “Por que razão? Não sabemos”, completou.

Segundo ele, apenas a leitura dos dados das caixas-pretas poderá revelar o motivo pelo qual a tripulação decidiu-se pelo retorno ao Brasil. Uma hipótese, porém, foi cogitada pelo diretor de investigações. “Frente a condições meteorológicas adversas na mesma região, outros aviões também fazem alterações de rota”, sugeriu.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP

Foto: Pawel Kierzkowski




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented