|

Demanda aérea cresce 32% no país em março






Alberto Komatsu

A demanda por voos domésticos registrou crescimento de 31,95% em março, em relação ao mesmo período do ano passado, informou ontem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É o nono mês consecutivo de expansão acima de 20% . Foi também o melhor desempenho para o mês de março pelo menos desde 2001, conforme um banco de dados do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

A oferta de assentos teve aumento de 18,47% e a taxa de ocupação dos aviões se situou em 65,46%, um crescimento de quase 6,7 pontos percentuais na comparação com março de 2009. "O crescimento da demanda deve permanecer nesse patamar até setembro só com a oferta existente, sem grandes aumentos de frota", afirma o consultor aeronáutico Paulo Bittencourt Sampaio.

A TAM permanece na liderança do mercado doméstico, com 41,75%, empatada tecnicamente com a Gol, que registrou participação de mercado de 41,44%. A Webjet aparece em terceiro lugar, com fatia de 6,02%, seguida pela Azul, com 5,36%. A OceanAir teve 2,4% da demanda e a Trip vem logo atrás, com 2,1%.

"A TAM e a Gol estão exatamente do mesmo tamanho [em relação à participação de mercado]. E até julho a Azul deve passar a OceanAir, pois a Azul recebe dois aviões em maio, dentro do plano de aumento de frota de seis aviões este ano", diz Sampaio.

Nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, o crescimento da demanda foi de 10,79% em março, em relação ao mesmo mês de 2009. A oferta de assentos recuou 1,09%. A taxa de ocupação dos aviões foi de 69,45%, um crescimento de 7,44 pontos percentuais na comparação com o desempenho de março de 2009. A TAM respondeu por 85,25% dos voos ao exterior e a Gol ficou com 14,59% de participação.

"No primeiro trimestre de 2005, a antiga Varig tinha no mercado internacional 12,8% mais voos do que a TAM no primeiro trimestre de 2010. Como a demanda internacional cresceu muito em cinco anos, isso mostra que quem está crescendo no mercado externo são as empresas estrangeiras", diz Sampaio.

De janeiro a março, a demanda por voos nacionais acumula crescimento de 35,04%, com expansão de 20,27% na oferta de assentos em relação ao primeiro trimestre de 2009. Nos voos internacionais, a alta acumulada é de 12,78%, com aumento de 0,31% na oferta de assentos.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented