|

País voltará a ter imagens rápidas para meteorologia






Herton Escobar

Após três meses tendo de se contentar com imagens de satélite a cada 30 minutos, a meteorologia brasileira voltará a receber imagens do espaço com periodicidade máxima de 15 minutos, graças ao lançamento de um novo satélite americano. O aparelho GOES 15 entrou em órbita na noite de anteontem, o que permitirá deslocar um satélite mais antigo, o GOES 12, para observação exclusiva da América do Sul.

Os serviços de previsão e monitoramento do tempo no Brasil estão vulneráveis desde o início de dezembro, quando o GOES 10, que prestava serviços para esta parte do continente, foi desativado. Sobrou para o GOES 12 observar os dois hemisférios. Com isso, a periodicidade das imagens dobrou de 15 para 30 minutos, com risco de chegar a 3 horas, no caso de eventos climáticos extremos na América do Norte.

A expectativa é de que em abril o GOES 12 passe a olhar só para o Sul. "É uma situação mais confortável, mas é um satélite que já venceu sua vida útil, então não sabemos quanto tempo poderemos contar com ele", avisa Carlos Frederico de Angelis, do Inpe. O Brasil não tem satélite meteorológico próprio.

Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO, via NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented