|

A favor dos passageiros






O TRANSPORTE aéreo no Brasil consegue ser ao mesmo tempo elitista e de má qualidade. Embora as estatísticas indiquem aumentos constantes no número de passageiros, a grande maioria da população jamais viajou de avião. E aqueles em condições de pagar pelo serviço enfrentam transtornos em aeroportos -e, não raro, desconforto a bordo.

Por isso merecem elogios as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil que ampliam os deveres das companhias em relação ao consumidor.

É o caso da resolução que impõe limites ao tempo de espera por voos atrasados. Se a demora for superior a 30 minutos, o passageiro terá direito de ser embarcado no próximo horário previsto da empresa. Se houver cancelamento de voo, o cliente poderá optar entre a devolução imediata do dinheiro ou a reacomodação em outro avião, mesmo que de companhia diferente.

Outra medida, que permite melhores condições de escolha aos passageiros, é a obrigatoriedade da divulgação do espaço entre as poltronas -muitas vezes de uma exiguidade exasperante.

São boas iniciativas, que precisam ser complementadas com estímulos à competição. O quase duopólio existente no setor traduz-se em desvantagens para o consumidor tanto no valor das tarifas quanto na qualidade dos serviços prestados.

As regras de distribuição de "slots" -vagas para pouso e decolagem em determinados horários- são por demais concentradoras. Pelas normas atuais, 80% das novas vagas abertas em um aeroporto devem ser reservadas para as empresas que já atuam no local. A Anac anuncia que fará consultas públicas para mudar o modelo -o que facilitaria a entrada de novas companhias e aumentaria a concorrência.

É de esperar que a agência aproveite este oportuno surto regulatório para colocar o quanto antes o tema em debate.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented