|

Centro de Lançamento de Alcântara comemora 27 anos





Desfile MilitarO Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) comemorou vinte e sete anos de ativação. A solenidade militar, realizada no pátio do Centro Técnico em Alcântara, contou com a participação de várias autoridades civis e militares do Estado do Maranhão e foi presidida pelo Diretor do Instituto de Estudos Avançados, Coronel Engenheiro Marco Antônio Sala Mimucci.

Durante a cerimônia, foi entregue a Medalha Militar de Bronze com Passador de Bronze aos militares que completaram 10 anos de excelentes serviços prestados à Força Aérea Brasileira. Foram apresentados, ainda, os militares e funcionário civil que destacaram-se entre seus pares neste ano e que receberam o título de Graduado Padrão, Servidor do Ano e Praça Exemplar. A unidade, dirigida pelo Tenente-Coronel Aviador Ricardo Rodrigues Rangel, realizou o evento no dia 01 de março de 2010.

Desde 1983, o CLA vem sendo um órgão de grande destaque no cenário nacional e mundial em virtude de sua localização privilegiada em relação às demais plataformas de lançamento de foguetes ao redor do planeta. Pertencente ao Comando da Aeronáutica, o Centro é subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA – São José dos Campos/SP), está diretamente ligado ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE – São José dos Campos/SP), que desenvolve os veículos lançadores de satélites, e à Agência Espacial Brasileira (AEB – Brasília/DF).

Entrega de Medalha MilitarEm breve o VLS-4 (Veículo Lançador de Satélite – quarta geração), desenvolvido pelo IAE, será testado e lançado por meio da nova plataforma de lançamento do CLA, que passa hoje por um inédito processo de modernização dos sistemas de controle. Além disso, ainda neste ano, a unidade contará com a entrada em operação da nova Torre Móvel de Integração que está sendo construída. Essas novas obras de infraestrutura operacional farão com que o CLA possua a mais moderna plataforma de lançamento de satélites de médio porte do mundo.

Fonte: CLA











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented