|

AL vira alternativa no mercado de armas






Agências internacionais

Enquanto países ricos, como a Alemanha, estão cortando seus gastos militares, a América Latina vem expandindo suas compras e aparece como alternativa para o mercado mundial de armas.

A compra de armas por países latino-americanos cresceu 150% entre 2005 a 2009, em comparação com o período de 2000 a 2004, segundo relatório divulgado anteontem pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês).

O relatório também indica que os EUA e a Rússia continuam a ser os maiores vendedores de armas do mundo, enquanto a China e a Índia são os países que mais compram. O comércio mundial de armas aumentou 22% nos últimos cinco anos, segundo o Sipri.

O aumento das importações na América Latina, resultou de um aumento significativo nos gastos militares na região. "Há evidências de conduta competitiva na aquisição de armas na América do Sul", disse o especialista de América Latina do instituto, Mark Bromley.

Se o corte de gastos na Europa atingir setores de Defesa de mais países, além do da Alemanha, é possível que outros fornecedores ganhem mercado.

No mês passado, o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS na sigla em inglês), de Londres, disse que a América Latina se tornou no "novo mercado mais significativo para as exportações russas" de armas.

A Rússia assinou contratos recentes com Brasil, Venezuela, Peru, México e Colômbia e que negociava acordos com Bolívia, Uruguai e Equador.. Em 2008, as vendas totais estimadas, segundo o IISS, foram de US$ 5,4 bilhões.

Os principais compradores de armas na região são Chile (que ocupa o 13º lugar mundial), Venezuela e Brasil. "O Brasil em particular tem ligado desenvolvimento com a ideia de que é preciso adquirir uma força militar mais moderna para se tornar uma potência global", disse Bromley.

Fonte: VALOR ECONÔMICO, via NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented