|

Presidente da Infraero assina Termo de Cooperação Técnica para nova pista em Curitiba








O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinou nesta sexta-feira (5/02), o Termo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais para realização de estudos, planos, projetos e empreendimentos visando a implantação de uma nova pista de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR). A cerimônia, realizada no segundo andar do Terminal de Passageiros, contou com a participação do ministro de Planejamento, Paulo Bernardo, do senador Osmar Dias (PDT/PR), do vice-governador do Estado, Orlando Pessuti, e do prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, entre outras autoridades estaduais e locais.

Segundo o presidente da Infraero, o compromisso da empresa é com o crescimento econômico do País e com a integração nacional. “Temos grandes eventos pela frente, como Copa das Confederações, Copa de 2014 e Olimpíadas, e, além disso, temos um crescimento exponencial da economia brasileira, que impulsiona também nosso crescimento”, afirmou Murilo Barboza. O presidente disse também que a Infraero tem o desafio de ampliar o sítio para atender a demanda daqui a 20 anos e não apenas para um futuro próximo.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, concordou com a visão da Infraero sobre o desenvolvimento do aeroporto a longo prazo e elogiou a postura do presidente da empresa. "Quando o presidente Murilo foi escolhido para a Infraero era justamente para acertarmos o passo e acompanharmos o desenvolvimento econômico e o crescimento do transporte aéreo do País. E precisamos todos - Estado, Município e Governo Federal - cobrarmos uns dos outros as ações que agora precisam ser implementadas", afirmou o ministro. Os prazos e os valores relativos ao empreendimento serão definidos após o início dos trabalhos.

O vice-governador, Orlando Pessuti, disse que a nova pista de Curitiba vai permitir que o aeroporto seja a ligação da Região Sul com a Europa. "Todos nós - Infraero, sociedade, empresariado, governos locais - temos nos esforçado há bastante tempo para realizar este sonho", declarou Orlando Pessuti. Walmor Weis, coordenador do Grupo Pró-aeroporto, disse que o Paraná precisa da nova pista e "não há por que não dar certo se todos estão interessados".

Para os próximos quatro anos, estão previstos para o Aeroporto Afono Pena investimentos da ordem de R$ 110 milhões em melhorias e obras, com destaque para R$ 70 milhões que serão destinados à ampliação do Terminal de Passageiros - que terá sua capacidade aumentada para oito milhões de passageiros/ano - e ampliação de pátio de aeronaves e pistas de táxi.


Infraero doa carro contra incêndio a Pato Branco

Em cerimônia reservada, o presidente da Infraero doou para a Prefeitura de Pato Branco uma viatura de combate a incêndio, conhecida como CCI (Carro Contra Incêndio). O veículo resolverá problema importante no aeroporto local - mesmo sendo um terminal não integrante da rede Infraero - já que é item indispensável de segurança. O prefeito da cidade, Roberto Viganó, agradeceu o gesto da Infraero. O presidente Murilo Barboza reforçou a missão da empresa de contribuir para a aviação regional no que for preciso.


Convênio com Londrina

Murilo Barboza também recebeu a visita do prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, que apresentou o projeto de ampliação da pista do aeroporto da cidade em 700 metros. O prefeito também mostrou ao presidente estudos sobre a necessidade de readequação dos equipamentos de navegação aérea e de instalação do ILS (Sistema de pouso por instrumentos). Um convênio complementar será assinado entre Infraero e Município a fim de se dar andamento à demanda.

Fonte: INFRAERO





Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented