|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 11/09/2018 / Temer terá que consultar conselho antes de aprovar venda da Embraer; ações caem ...



#Aviação #Indústria #Governo - Temer terá que consultar conselho antes de aprovar venda da Embraer; ações caem ...  



Na noite da última quinta-feira, véspera de feriado no Brasil, a Justiça determinou que o presidente Michel Temer ouça um conselho de representantes militares e políticos para analisar o acordo da fabricante de aviões Embraer (EMBR3) com a Boeing. Na sessão de ontem, as ações perderam 0,41% a R$ 19,63.

O chamado Conselho de Defesa Nacional é composto pelos presidentes da Câmara e do Senado; os chefes de Exército, Marinha e Força Aérea; o vice-presidente da República; e vários ministros.

O juiz argumentou que o Brasil não tomaria uma decisão apenas por uma assembleia de acionistas da Embraer, uma vez que os principais acionistas da empresa são empresas de investimento estrangeiro, disse o jornal, citando uma decisão judicial.

O juiz Victorio Giuzio Neto não emitiu uma decisão sobre uma moção apresentada pelo PT que pedia o fim das negociações entre Embraer e Boeing.

Procurada pela Reuters no final da semana passada, a Embraer e o tribunal não comentaram o assunto de imediato.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G1


Balão cai no estacionamento do Theatro de Paulínia, pega fogo e quase atinge carros

Queda aconteceu na tarde de domingo (9), e por pouco não atingiu os veículos parados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Bom Dia Cidade Publicada Em 10/09/2018 08:47

Um balão caiu no estacionamento do Theatro Municipal de Paulínia (SP), pegou fogo e quase atingiu os veículos parados próximos do prédio. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Imagens mostram que, enquanto o objeto caía no chão, um grupo de pessoas esperava para pegá-lo.
Os vídeos foram gravados por quem estava no local. Logo depois da queda, uma pessoa segura o balão que, em seguida, se incendeia.
Em outro vídeo, dá para analisar bem como as chamas se aproximam dos carros. Os bombeiros e a Guarda Municipal não chegaram a ir ao local. Nenhum responsável foi identificado pela Polícia Militar.
PORTAL SPUTNIK BRASIL


Blindados percorrem dois estados em operação das Forças Armadas

A operação Atlântico V reuniu mais de 200 militares em exercícios de grande porte, percorrendo mais de 1.600 Km na região Sul do Brasil e envolvendo as três Forças Armadas: Marinha, Exército e Aeronáutica.

Publicada Em 10/09/2018 18:00

Na ação, 64 viaturas, incluindo 31 viaturas blindadas para transporte de pessoal sobre rodas (VBTP-MSR) Guarani, foram transportadas de trem, do terminal de carga da Ferroeste, em Cascavel, no Paraná, até Paranaguá, no mesmo estado, passando pelos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba. De lá, foram levados por meio do transporte rodoviário para Santa Catarina, onde os militares realizaram o exercício de entrada e saída dos carros do navio Mercate Roll-ON/RollOff, no porto de São Francisco do Sul.

Em nota enviada à Sputnik Brasil, o Exército Brasileiro informou que o objetivo do exercício era levantar dados que permitissem o planejamento do transporte usando os modais ferroviário e marítimo.

"Coube à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Brigada Guarani –,sediada em Cascavel-PR, a missão de conduzir um exercício militar com os objetivos de realizar o adestramento e levantar dados médios que permitam o adequado planejamento do transporte dos meios da Brigada utilizando o modal ferroviário e marítimo", explica a nota.

Atualmente em sua quinta edição, a operação Atlântico tem como objetivo, segundo o Ministério da Defesa, promover a defesa da soberania marítima e das garantias da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

Ao todo, a operação conjunta, coordenada pelo Ministério da Defesa, aconteceu ao longo de 13 dias, como parte do calendário de atividades conjuntas do Ministério da Defesa.

"Pode-se dizer que esta etapa da operação Atlântico V foi coroada de pleno êxito, permitindo à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada intensificar seu adestramento e adquirir novas expertises que atenderão não só a Brigada, mas a todo o Exército e as demais forças", ressalta a nota do Exército Brasileiro.
As próximas etapas da operação Atlântico devem acontecer entre 7 e 13 de novembro, em Itaoca, no Espírito Santo, e no Distrito Federal, dando continuidade ao aprimoramento de ações conjuntas das Forças Armadas.
OUTRAS MÍDIAS


MONEY TIMES (SP) - Temer terá que consultar conselho antes de aprovar venda da Embraer; ações caem


Investing.com Publicada Em 10/09/2018 12:21

Por Investing.com – Na noite da última quinta-feira, véspera de feriado no Brasil, a Justiça determinou que o presidente Michel Temer ouça um conselho de representantes militares e políticos para analisar o acordo da fabricante de aviões Embraer (EMBR3) com a Boeing. Na sessão de hoje, as ações perdem 0,41% a R$ 19,63.

O chamado Conselho de Defesa Nacional é composto pelos presidentes da Câmara e do Senado; os chefes de Exército, Marinha e Força Aérea; o vice-presidente da República; e vários ministros.

O juiz argumentou que o Brasil não tomaria uma decisão apenas por uma assembleia de acionistas da Embraer, uma vez que os principais acionistas da empresa são empresas de investimento estrangeiro, disse o jornal, citando uma decisão judicial.

O juiz Victorio Giuzio Neto não emitiu uma decisão sobre uma moção apresentada pelo PT que pedia o fim das negociações entre Embraer e Boeing.

Procurada pela Reuters no final da semana passada, a Embraer e o tribunal não comentaram o assunto de imediato.

FOLHA DA REGIÃO (SP) - Avião faz pouso forçado e atrasa pouso de aeronave da Azul


Lázaro Júnior Publicada Em 10/09/2018 15:58

A aeronave prefixo PT-LJS pousou de barriga na pista do aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba, na manhã desta segunda-feira (10). Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), o incidente aconteceu por volta das 8h, obrigando a interdição da pista.
O departamento informa que como reflexo dessa interdição, um voo da empresa Azul, cuja aeronave estava prevista para pousar às 14h40 em Araçatuba, ainda não tinha acontecido cerca de uma hora depois. Não foi informado se esses passageiros seriam liberados em outro aeroporto para seguir por outro meio de transporte até Araçatuba.

De acordo com o Daesp, assim que houve o comunicado de que a aeronave estava com problemas no trem de pouso, o Corpo de Bombeiros do aeroporto foi acionado para prestar os primeiros atendimentos.

Posteriormente, o Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes) também foi comunicado e enviaria equipe para investigar as causas do acidente.

Apesar do susto, não houve feridos e a retirada da aeronave estava sendo providenciada pelo proprietário do avião, que não teve a identidade divulgada.

AEROFLAP - Entenda os diferentes usos de drones e como regularizar o seu equipamento


Aeroflap Publicada Em 10/09/2018 18:06

É cada vez mais comum ver um drone circulando no espaço aéreo para a captura de imagens, seja profissionalmente ou não. Mas o equipamento, cada vez mais popular, também pode trazer prejuízos e sérios riscos à segurança pública e privada. Por isso, é necessário que os pilotos dessas aeronaves não tripuladas conheçam as regras para operar os aparelhos com responsabilidade e segurança.

As operações dos drones são reguladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Em maio deste ano, as normas completaram um ano. Além disso, outros entes da administração pública também têm suas próprias regulamentações. Cabe ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão da Aeronáutica, autorizar o uso do espaço aéreo, por exemplo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é responsável pela homologação da radiofrequência dos drones. E, caso os equipamentos sejam usados em operações de aerolevantamento – medição, computação e registro de dados de terreno com o emprego de sensores e/ou aparelhos adequados –, é necessária uma Autorização de Voo do Ministério da Defesa (AVOMD).

PERIGO À AVIAÇÃO – No espaço aéreo, os riscos podem ser fatais e, até o momento, os aeroportos brasileiros não possuem sensores ou detectores de alerta de proximidade de drones. Por isso, o Decea orienta que, para voos até 100 pés (aproximadamente 30 metros), a operação deve ocorrer a três milhas náuticas de distância do aeródromo (aproximadamente 5,4 quilômetros). Para voos entre 100 e 400 pés (30 a 120 metros), a operação deve ocorrer a cinco milhas náuticas de distância do aeródromo (aproximadamente 9 quilômetros).

DENÚNCIA – O uso indevido de drones e de infração das normas da ANAC devem ser denunciados por meio do canal da agência pelo telefone 163. O atendimento é gratuito e funciona diariamente, das 8h às 20h, em português, inglês e espanhol. O serviço de atendimento da Ouvidoria da Anac também pode ser feito pelo próprio site da instituição. Os pilotos remotos que descumprirem as regras estão sujeitos a responsabilizações nas esferas civil, administrativa e penal.
SAIBA O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA REGULARIZAR O SEU DRONE E VOAR COM SEGURANÇA:

CLASSIFICAÇÃO:

O regulamento da ANAC considera dois tipos de equipamentos:

    Aeromodelos: usados para recreação e lazer;
    Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA): são aeronaves não tripuladas utilizadas para fins experimentais, comerciais ou institucionais. As RPA estão divididas em três classes, de acordo com o peso máximo de decolagem (que incluem o peso do equipamento, de sua bateria e de eventual carga transportada). Conheça as classes de cada equipamento.

CADASTRO:

O registro na ANAC é necessário para todo drone com mais de 250 gramas, tanto para operações recreativas (aeromodelos) quanto para as de uso profissional. O cadastramento, simples e gratuito, pode ser realizado no portal da ANAC.

REQUISITOS E DOCUMENTOS:

    Para pilotar aeromodelos não há limite de idade. Mas para guiar aeronaves não tripuladas (RPA), todos os pilotos remotos e observadores (que auxiliam o piloto remoto sem operar o equipamento) devem ter no mínimo 18 anos;

    Nas operações realizadas com drones a partir de 250 gramas, os operadores deverão portar documentos obrigatórios. Entre eles estão o manual de voo, documento de avaliação de risco e apólice de seguro;

    Todos os pilotos que atuarem em operações acima de 400 pés acima do nível do solo (120 metros) ou que atuarem em operações de RPAS devem possuir licença e habilitação da ANAC;
    Para operar drones com mais de 25 quilos, o piloto deve possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA), licença e habilitação.

DISTÂNCIAS

    Os equipamentos com mais de 250 gramas devem manter uma distância mínima de 30 metros horizontais de edificações e instalações e de pessoas que não estejam cientes ou envolvidas com a operação;

    O voo de RPA sobre áreas de segurança, como presídios e instalações militares, ou sobre infraestruturas críticas, como usinas termelétricas e estações de distribuição de energia deve ser evitado, devido ao seu alto grau de periculosidade.

DIÁRIO DO NORDESTE (CE) - Juntos somos mais


Publicada Em 11/09/2018 00:35

A indústria aeroespacial global passa por profunda transformação. Países como Japão, Rússia e China, apoiados por seus governos e com foco nos jatos de até 150 assentos, no qual a Embraer é líder mundial, estão dispostos a ganhar mercado. Por isso, a Embraer está focada em manter sua competitividade no futuro: a parceria estratégica com a Boeing, a maior fabricante de jatos comerciais do mundo, faz sentido. Juntas, elas se fortalecerão, criarão novos produtos e crescerão. A Boeing reconhece a capacidade técnica da engenharia da Embraer e afirma que o Brasil será o centro de excelência da 'joint venture', garantindo produção, criação de empregos e exportações para o País.

Há um paralelo deste momento com a privatização da Embraer, em 1994. Como agora, haviam vozes contrárias, mas a privatização era a única saída. A história mostrou o acerto da decisão: a Embraer se tornou líder mundial em jatos de até 150 assentos, ingressou na aviação executiva e aumentou sua atuação na defesa.

O momento exige coragem para tomar as decisões corretas e criar as oportunidades para o futuro. Com produtos complementares e culturas semelhantes, a parceria se beneficiará de uma cadeia global de suprimentos, com fornecedores nossos e serviços que criarão uma nova proposta de valor. Não menos importante, serão preservados os interesses da FAB e do governo brasileiro, mantendo a capacidade tecnológica e industrial no País. Como um apaixonado pela Embraer, vejo esta nova rota como essencial na construção do futuro da Embraer, que, tenho certeza, será um sucesso ainda maior!

Ozires Silva
Ex-presidente da Embraer



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented