|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 31/12/2016 / Aeroportos têm movimentação intensa por causa do Ano-Novo


Aeroportos têm movimentação intensa por causa do Ano-Novo ...  

Yara Aquino ...  

As viagens para o fim de semana de Ano-Novo estão movimentando aeroportos de capitais do país. Em Brasília, cerca 56 mil pessoas passaram ontem (30) pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, entre embarques, desembarques e conexões. Para hoje (31), o fluxo deve cair e ficar entre 52 e 55 mil passageiros. A média diária no terminal é de 50 mil pessoas.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o volume de passageiros cresceu ante-ontem (29) e ontem (30), de acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o terminal. A empresa, no entanto, não divulgou o número de pessoas que passaram por lá nesses dois dias. No mês de dezembro, a movimentação de pessoas em Guarulhos, entre embarque e desembarque, deve aumentar de 8% a 10%.

No Rio de Janeiro, a expectativa é que ontem e hoje (31) sejam os dias de maior movimento deste mês no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O consórcio Rio-Galeão estima que ao longo de dezembro aproximadamente 1,5 milhão de pessoas devam passar pelo terminal. No período da alta temporada, entre dezembro de 2016 e março de 2017, a concessionária espera receber cerca de 5,7 milhões de viajantes. A previsão é que haja um crescimento de 110 mil passageiros em relação ao último período de alta temporada.

Reforço na fiscalização
Desde o dia 14 deste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faz uma operação de fim de ano em 13 aeroportos. O objetivo é reforçar a fiscalização e a prestação de serviços aos passageiros e prestar informações. A atividade segue até o dia 8 de janeiro.

A Anac recomenda que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência. Essa será a primeira alta temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para embarque que foram intensificados desde julho.



Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Marinha intercepta barco com jornalistas perto de área onde Temer passa férias

Militares submeteram embarcação a uma vistoria rigorosa e alegaram falta do Documento de Identificação, esquecido por tripulante; foi a segunda abordagem em dois dias

Rio

Uma equipe da Marinha do Brasil interrompeu na manhã desta sexta-feira, 30, o trabalho de cobertura jornalística da visita do presidente Michel Temer à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. Os marinheiros abordaram e escoltaram para longe da área onde está o presidente uma lancha alugada por equipes de reportagem para tentar registrar a presença de Temer. Ele passa o fim do ano em uma instalação militar na região. Os militares submeteram o barco a uma vistoria rigorosa e alegaram que faltava o Documento de Identificação da Embarcação (DIE), que teria sido esquecido pelo tripulante. Os jornalistas foram deixados em um ponto distante, que inviabiliza o trabalho de reportagem, enquanto o barco foi levado à delegacia da Capitania dos Portos, supostamente para ter regularizada sua situação. Até o início da tarde, não voltara. 
A lancha era ocupada por profissionais do Estado, Folha de S. Paulo, O Globo e TV Bandeirantes. Além da documentação, foram checados coletes salva-vidas, luzes e extintores de incêndio. O procedimento é parte do esquema de segurança na área, comandando pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência por causa da presença do presidente. Foi a segunda abordagem ao barco em dois dias. Na anterior, um militar afirmara que não seria possível ficar a qualquer distância da Marambaia. Os jornalistas presenciaram na quinta-feira, 28, outra vistoria, de um barco com uma família que procurava uma ilha e ignorava a presença de Temer. A lancha foi checada, e seus ocupantes, orientados a se afastar.
Temer desembarcou na Ilha da Marambaia, no extremo oeste da Restinga, na tarde de quinta, 29, com a mulher, Marcela, e o filho, Michel, vindo de Brasília. A viagem foi cercada de segredo. Funciona na região o Centro de Adestramento da Ilha da Marambaia (Cadim), e também há um hotel de trânsito da Marinha. A região já recebeu outros presidentes: Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O esquema de segurança de Temer, porém, parece ser o mais rigoroso.
Enquanto os militares faziam a vistoria do barco com os jornalistas, um grupo passeava à beira da praia na ilha. À distância, não era possível identificar se era a família do presidente. Temer teria pedido que sua privacidade fosse garantida. A região, na Costa Verde fluminense, é um destino turístico muito apreciado por sua beleza. Como a Restinga é controlada por militares e de acesso restrito a seus familiares e convidados, está muito preservada.
A Marambaia já foi objeto de disputa entre a Marinha e uma comunidade de pescadores e remanescentes de um quilombo, que acusavam os militares de quererem expulsá-los ilegalmente e de forma arbitrária. No fim de 2014, um acordo encerrou o conflito.

Anatel lança chamado para homologação de drones

A medida tem como objetivo evitar a interferência de drones em outros serviços, como a comunicação via satélite

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta sexta-feira, 30, um chamado para holomogação de drones. A medida, que é valida tanto para empresas quanto para pessoas físicas, tem como objetivo evitar a interferência dos drones com outro serviços, como a comunicação via satélite. 
ImagemSegundo documento divulgado pela Anatel, os drones possuem transmissores de radiofrequência em seus controles remotos, podendo causar interferência em outros dispositivos. Assim, durante a homologação do dispositivo, a agência irá verificar caracterísicas técnicas do aparelho, como frequência e alcance de transmissão.
Usuários interessados em homologar seus dispositivos devem preencher um requerimento no site da Anatel e pagar taxa de R$ 200 para avaliação do dispositivo.
Regras. Além da homologação da Anatel, donos de drones só poderão operar o aparelho se possuir autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ou o Certificado de Autorização de Voo Experimental (Cave), que permite o uso de aeronaves apenas em operações experimentais sem fins lucrativos.

TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


MP de MG denuncia 15 acusados de aplicar golpes em aposentados

Bandidos se passavam por advogados e pediam depósito para honorários. Vítimas eram geralmente aposentados da PM e das Forças Armadas.

O Ministério Público de Minas Gerais denunciou, nesta sexta-feira (30), 15 acusados de aplicar golpes em aposentados.
A proposta chegava por telefone e era sempre muito tentadora. O golpe geralmente era aplicado em aposentados da Polícia Militar e das Forças Armadas. Os bandidos se passavam por advogados e prometiam a liberação de indenizações referentes a ações coletivas na Justiça. Eles indicavam contas bancárias e pediam depósitos em dinheiro para pagar honorários e custas do processo.
“A vítima era induzida a fazer aquele pagamento na crença de que realmente tinha direito a um pagamento, a um valor definido pela Justiça”, explica o promotor de Justiça Peterson Queiroz.
Na semana passada, 15 suspeitos foram presos e um está foragido. Nesta sexta-feira (30), eles foram denunciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e estelionato. Os criminosos tinham funções definidas. Um deles levantava a ficha das prováveis vítimas pela internet. Cinco faziam as ligações e outros seis atendiam as chamadas simulando ser advogados, oficiais, gerentes de bancos. Os últimos quatro eram donos das contas bancárias que recebiam o dinheiro.
Para aumentar o faturamento, a quadrilha passou a buscar vítimas em lugares fora de Minas Gerais. O Ministério Público diz que há registros da ação da quadrilha em 11 estados. As escutas telefônicas autorizadas pela Justiça mostram que os estelionatários se aproveitavam ainda mais de pessoas em dificuldades financeiras ou com problemas de saúde.
Quem caía na conversa virava motivo de chacota.
O promotor acha difícil recuperar todo o dinheiro das vítimas, diz que, contra golpes como esse, o melhor é desconfiar. “Se o dinheiro está muito fácil e vem muito rápido, é bom desconfiar, tomar uma cautela adicional, antes de tomar qualquer providência. O ideal é buscar uma outra fonte, no site oficial daquela instituição qual é o seu número verdadeiro, ligar lá, confirmar se realmente existe essa ação e tirar essas dúvidas antes de qualquer coisa”, destaca o promotor.


REDE TV


Avião presidencial é pilotado por mulher pela primeira vez

Carla é uma das 60 mulheres da FAB que pilotam e transportam autoridades.

PORTAL G-1


Aeroporto do DF estima receber 110 mil passageiros no Ano Novo

Cerca de 15 mil passageiros também devem deixar o DF pela rodoviária interestadual. Terminais orientam que passageiros cheguem com antecedência para o embarque.

Por G1 Df

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, deve receber cerca de 110 mil passageiros durante o fim de semana de Ano Novo. De acordo com a Inframérica, concessionária que administra o terminal, a média de pessoas que circulam no terminal por dia, neste fim de ano, é de 55 mil passageiros. O aumento é de 10% em relação aos dias comuns. O número representa passageiros que utilizam o terminal para embarcar, desembarcar e fazer conexões.
Nesta sexta-feira (30), até meio-dia, haviam sido registrados 75 pousos e 67 decolagens nos dois terminais do aeroporto. Durante a madrugada, 14 aviões pousaram e cinco partiram do DF. No mesmo período, três voos estavam com atrasos de mais de 30 minutos e não foram registrados cancelamentos. Até as 19h, a previsão é de que 80 aviões pousem ou decolem do JK.
A Inframérica orienta que os passageiros cheguem no aeroporto com pelo menos uma hora e meia de antecedência para voos nacionais e duas horas para internacionais. Objetos como cintos, relógios, chaves e moedas devem ser retirados ainda na fila de inspeção do raio-x para agilizar a entrada na sala de embarque. Notebooks e tablets devem ser retirados de mochilas e bolsas durante o processo de segurança.
Os passageiros também devem estar atentos aos limites de peso e dimensão das bagagens estipulados pelas companhias aéreas. Além disso, é preciso prestar atenção nos pertences para evitar furtos. Os terminais do aeroporto de Brasília dispõem de guichês informação para casos de dúvidas.
Rodoviária

O movimento na Rodoviária Interestadual de Brasília também deve ser intenso no fim de semana. Desta sexta até o próximo domingo, 15 mil pessoas devem deixar o DF por ônibus, de acordo com a administradora do local. Até a próxima segunda-feira (2), mais de 43 mil passageiros devem usar o terminal para embarcar e desembarcar. Devido à demanda, as empresas de ônibus deverão disponibilizar ônibus extras durante os últimos dias de 2016.

Retrospectiva: Ciência e Educação foram áreas de destaque em 2017

Relembre as pesquisas realizadas na região que mais repercutiram no ano. Posse de professora e dedicação de pai estão entre os principais assuntos.

Do G1 São Carlos E Araraquara

O ano de 2016 foi marcado por estudos no céu. Pesquisadores de São Carlos lançaram à estratosfera sondas que vão contribuir para a primeira missão brasileira à Lua e o KC-390, maior avião militar fabricado no Brasil, entrou em fase final de testes em Gavião Peixoto (SP).
Também foi um ano de estudar a Terra, com a criação de um sistema de irrigação econômico e um repelente natural, de buscar tratamentos alternativos para doenças e de realização, como no caso da professora Ana Carolina Buzzo Marcondelli.
Para relembrar esses e outros episódios das áreas de ciência e educação que repercutiram nacionalmente, o G1 preparou a retrospectiva abaixo. Basta clicar nas imagens das reportagens, listadas em ordem cronológica, para relembrar.

Terreno militar na Beira-mar Norte é cedido à Prefeitura de Florianópolis

Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (30), segundo o município. Pelo Diário Oficial da União, terreno só pode ser usado para praça.

Do G1 Sc

Em solenidade em gabinete, o Exército cedeu à Prefeitura de Florianópolis o terreno militar na Avenida Beira-mar Norte, na esquina com a Avenida Mauro Ramos. A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (30).
Pelo despacho publicado no Diário Oficial da União de quinta (29), o terreno obrigatoriamente precisa ser usado para a construção da praça pública Forte de São Luís.
A cerimônia ocorreu às 11h no quartel da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. A cessão tem validade de 30 anos e pode ser prorrogada em comum acordo entre Exército e prefeitura.

Histórico
A cessão havia sido confirmada em março pelo comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. No terreno, que atualmente está cercado, funcionou o Forte São Luiz da Praia de Fora, demolido no início do século 19. Até a década de 1970, uma feira livre funcionava na área. Em 1976, a área foi cercada e seria utilizada pelo Exercito para construção de um prédio.
“A praça que queremos para o terreno irá fazer referências ao Forte São Luiz da Praia de Fora e será mais um ponto de cultura e lazer da cidade”, afirmou em março o prefeito Cesar Souza Junior.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, em janeiro de 2014, a Prefeitura de Florianópolis encaminhou um ofício à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado requisitando a cessão de uso do terreno para declarar a área de utilidade pública.

ITA divulga a lista dos aprovados no vestibular 2017

Vestibular da instituição é um dos mais concorridos do país. Foram mais de 12 mil inscritos para disputar 110 vagas

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta sexta-feira (30) a lista dos aprovados no vestibular da instituição.
O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que tem sede em São José dos Campos, teve concorrência de 113 candidatos por vaga neste ano.
Ao todo, o processo seletivo recebeu 12,4 mil inscrições para as 110 vagas nos seis cursos de engenharia.
Os candidatos convocados em 1ª chamada deverão se apresentar no ITA às 10h do próximo dia 22 no Auditório Francisco Lacaz Neto, no campus do ITA. As notas finais dos candidatos também serão disponibilizadas no site a partir do dia 3 de janeiro.
Dentre os aprovados neste vestibular, apenas 11 são mulheres. A maior parte dos aprovados é do estado de São Paulo.

AGÊNCIA BRASIL


Aeroportos têm movimentação intensa por causa do Ano-Novo


Yara Aquino Repórter Da Agência Brasil

As viagens para o fim de semana de Ano-Novo estão movimentando aeroportos de capitais do país. Em Brasília, 56 mil pessoas devem passar hoje (30) pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, entre embarques, desembarques e conexões. Para amanhã (31), o fluxo deve cair e ficar entre 52 e 55 mil passageiros. A média diária no terminal é de 50 mil pessoas.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, o volume de passageiros cresceu ontem (29) e hoje (30), de acordo com a GRU Airport, concessionária que administra o terminal. A empresa, no entanto, não divulgou o número de pessoas que passaram por lá nesses dois dias. No mês de dezembro, a movimentação de pessoas em Guarulhos, entre embarque e desembarque, deve aumentar de 8% a 10%.
No Rio de Janeiro, a expectativa é que hoje e amanhã (31) sejam os dias de maior movimento deste mês no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. O consórcio Rio-Galeão estima que ao longo de dezembro aproximadamente 1,5 milhão de pessoas devam passar pelo terminal. No período da alta temporada, entre dezembro de 2016 e março de 2017, a concessionária espera receber cerca de 5,7 milhões de viajantes. A previsão é que haja um crescimento de 110 mil passageiros em relação ao último período de alta temporada.
Reforço na fiscalização
Desde o dia 14 deste mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faz uma operação de fim de ano em 13 aeroportos. O objetivo é reforçar a fiscalização e a prestação de serviços aos passageiros e prestar informações. A atividade segue até o dia 8 de janeiro.
A Anac recomenda que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência. Essa será a primeira alta temporada com a vigência dos novos procedimentos de inspeção para embarque que foram intensificados desde julho.

AGÊNCIA SENADO


Projeto traz incentivos para aviação regional na Amazônia Legal


Da Redação

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da aviação civil na região da Amazônia Legal, o senador Jorge Viana (PT-AC) apresentou o PLS 428/2016. O projeto altera duas leis para garantir mais recursos para a aviação regional naquela área.
A chamada Amazônia Legal é integrada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão (a oeste do meridiano 44º). Essa área corresponde a 59% do território brasileiro (5 milhões de km²) e abriga 56% da população indígena do país, segundo informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O PLS altera a Lei 13.097/2015 para ampliar de 800 mil para 1,2 milhão de passageiros por ano o limite de enquadramento como aeroporto regional na Amazônia Legal dentro do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. A proposta também estabelece que a União deverá priorizar as rotas com origem ou destino nessa região na alocação de recursos desse programa.
Além disso, o projeto altera a Lei 12.462/2011 para que os recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, particularmente aqueles destinados ao desenvolvimento das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil, sejam alocados prioritariamente pela União na área da Amazônia Legal.
“Como é de conhecimento público, trata-se de região caracterizada pela existência de diversas localidades cujo acesso é bastante restrito e nas quais, muitas vezes, a única alternativa ao transporte aéreo são embarcações de condições precárias, em viagens que chegam a durar dias. Nesse contexto, o desenvolvimento do transporte aéreo é condição indispensável para integração de comunidades isoladas e para o transporte de bens fundamentais, como alimentos e medicamentos. Nada mais justo, portanto, que, na aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil e do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional sejam priorizados os investimentos na região da Amazônia Legal”, argumenta Jorge Viana na justificação de seu projeto de lei.
O PLS 428/2016 aguarda a designação de relator na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Após votação nessa comissão, seguirá para as Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Assuntos Econômicos (CAE), recebendo decisão terminativa na última.


JORNAL O POVO (CE)


Após 5 anos, Fortaleza perde liderança em aprovação no ITA

O estado de São Paulo aprovou 42 estudantes, enquanto Fortaleza obteve 33 selecionados

O Instituto tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), divulgou na manhã desta sexta-feira, 30, a lista de classificados em seu vestibular 2017. Após cinco anos seguidos como líder, Fortaleza apresentou uma queda no número de aprovados. Este ano, 33 estudantes foram selecionados.
Em 2015, o ITA aprovou 61 alunos da Capital cearense. "A cidade de Fortaleza caiu bastante, Acho que foi por conta da redução de vagas, saindo de 140 para 110. Os resultados de outras cidades aumentaram bastante. São Paulo caiu muito pouco. No geral, os outros estados cresceram", ressalta ao O POVO Online o coordenador do Colégio Ari de Sá, Leonardo Bruno.
São Paulo, líder na lista, conseguiu aprovar 42 estudantes; seguido pelo Ceará, com 33 aprovados; Paraná, com dez; Rio de Janeiro, com oito; Distrito Federal, com quatro; Pernambuco, com quatro; Piauí, três; Bahia, dois, e Goiânia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, com apenas um cada.
No total, 12.484 candidatos se inscreveram no vestibular em todo o País. Em Fortaleza, 1.090 alunos se candidataram às vagas, sendo 851 homens e 239 mulheres. A nota de corte diminuiu de 69.4 para 68.5, com índice de abstenção de 36,3%. A média geral do vestibular também apresentou uma queda passando de 72.8, em 2015, para 72,3, neste ano. "As provas estavam mais difíceis", comenta Leonardo.
O Vestibular do ITA ocorreu entre os dias 13 e 16 de dezembro, com questões de Física, Português, Matemática e Química, além de uma Redação. Os cursos mais procurados são de Engenharia Aeronáutica, com 2.957 inscrições, Engenharia Aeroespacial, com 2.570, e Engenharia Mecânica-Aeronáutica, com 2.366, respectivamente.
Os selecionados deverão comparecer ao instituto no próximo dia 22, às 10 horas, para inspeção de saúde. Os exames médicos e psicológicos, que compõem a inspeção de saúde, são obrigatórios para todos os candidatos convocados e tem caráter eliminatório. Os procedimentos, instruções e datas de matrículas serão informados posteriormente na página do ITA na internet.

JORNAL A TRIBUNA (ES)


Aeronáutica abre dois concursos com 531 vagas no total para 2017

O prazo para se candidatar varia entre janeiro e fevereiro

Da Redação

A Aeronáutica do Brasil abriu dois editais de concursos para 2017. No total, são 358 vagas oferecidas na área. Confira o que cada um dos concursos públicos proporciona.
Aeronáutica I
O departamento de ensino da Aeronáutica publicou o edital de abertura das inscrições do concurso que vai selecionar 173 profissionais para fazer o estágio de adaptação à graduação de sargento.
Interessados devem ter completado o Ensino Médio e o curso técnico, ter idade superior a 17 anos e não ter completado 25 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula do estágio.
As oportunidades são para homens e mulheres, e estão distribuídas entre as especialidades de administração (40 vagas), enfermagem (45), eletricidade (14), eletrônica (30), pavimentação (oito), informática (20), obras (oito) e topografia (oito). O salário inicial para terceiro sargento é de R$ 3.325,00.
Aqueles que concluírem o curso serão promovidos a terceiro sargento e distribuídos e classificados nas organizações militares pertencentes ao Comando da Aeronáutica, abrangendo todo o território nacional, de acordo com a necessidade da administração.
As inscrições no concurso serão aceitas no período de 3 a 31 de janeiro de 2017. A ficha de cadastro estará disponível nos endereços eletrônicos: www.fab.mil.br/eear e ingresso.eear.aer.mil.br. A taxa de participação do processo seletivo será de R$ 60,00.
Aeronáutica II
No segundo concurso, a Aeronáutica vai selecionar 358 profissionais, entre homens e mulheres, para o curso de formação de sargentos.
As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de mecânica de aeronaves (50 vagas), material bélico (13), comunicações (14), guarda e segurança (30), fotointeligência (dez), eletricidade e instrumentos (18) e equipamento de voo (seis).
E mais: meteorologia (dez), suprimento (14), informações aeronáuticas (dez), cartografia (seis), desenho (cinco), estrutura e pintura (oito), bombeiro (18), eletromecânica (12), metalurgia (seis) e controle de tráfego aéreo (128).
Para participar, é preciso ter nível médio completo e idade entre 17 e 25 anos (até 31 de dezembro de 2018), além de outros requisitos básicos.
Os aprovados no concurso e que concluírem o curso de formação com êxito serão promovidos a terceiros sargentos e passarão a contar com salário de R$ 3.325,00.
Os interessados em concorrer às vagas devem realizar inscrições a partir do dia 19 de janeiro de 2017, por meio do site da Escola de Especialistas de Aeronáutica (http://ingresso.eear.aer.mil.br). O prazo para se candidatar vai até o próximo dia 17 de fevereiro. A taxa é de R$ 60,00.

PORTAL DEFENSA.COM (Espanha)


Misiles Harpoon para los P-3 Orion brasileños


Javier Bonilla

Ha sido confirmada oficialmente la adquisición de 12 misiles Harpoon AGM 84 LOT 90, fabricados por Boeing Company en St. Louis, Missouri, para los P-3AM de La Fuerza Aérea Brasileña (que integran Escuadrón Orungán, basado en Salvador, Bahía), que ya había seleccionado el sistema en 2014. Financiado mediante el tradicional programa Foreign Military Sales (FMS), el lote deberá ser completado antes de culminado el primer semestre de 2021, a un coste estimado inferior a los 27 miliones de dólares. 
En mayo de 2014 el gobierno de los Estados Unidos anunciaba ta venta de 16 misiles antibuque Harpoon versión AGM-84L Block II a Brasil, una operación valorada en 169 millones de dólares y que incluyó el suministro de los misiles, cuatro misiles para entrenamiento CATM-84L (Captive Air Training Missile), repuestos, entrenamiento, apoyo logístico y técnico condestino a los aviones de patrulla marítima P--3 Orion de Ia Fuerza Aérea de Brasil, que fueran modernizados en España por Airbus Defense & Space. La venta se Ilevó a cabo mediante créditos Foreign Military Sales y tuvo como proveedor último a Boeing. fabricante de los misiles.
El Harpoon Stock II es un misil antibuque con capacidad también de ataque a tierra con 150 millas náuticas de alcance equipado con el sistema de guiado inercial de bajo coste desarrollado para las municiones JDAM (Joint Direct Attack Munition) y la electrónica del SLAM-ER (Standoff Land Attack Missile Expanded Responde) y dispone de una cabeza de guerra de 500 libras.
OUTRAS MÍDIAS


CORDIS NOTÍCIAS (MG)


Alistamento Militar Online no ano de 2017

O Exército Brasileiro, por intermédio das Regiões Militares, disponibilizará, a partir de 2017, em 20 (vinte) estados da federação, o Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, o ALISTAMENTO ONLINE.
Nessa nova modalidade de alistamento o jovem poderá ter a comodidade de realizar o seu Alistamento Militar, utilizando o mais moderno meio de acesso (computadores, tablets e aparelhos de telefonia móvel com acesso à internet), no conforto de sua residência, evitando a permanência indesejável em eventuais filas. Basta acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e realizar em poucos passos seu alistamento.
Após o Alistamento Online, o jovem receberá um número de protocolo e poderá por intermédio do site, saber se prossegue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
O Sistema estará disponível para o Alistamento Online a partir de 1º de Janeiro de 2017.
É importante lembrar que os jovens que completam 18 anos em 2017, têm até o dia 30 de Junho para realizarem seu Alistamento Militar, concorrendo para a seleção no segundo semestre do ano que se alistou.


CONCURSO NEWS (PI)


Aeronáutica abre seleção para graduação de Sargentos

São 173 vagas para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica/2018
Por: Epifanio Santos
Mediante lançamento de edital (EAGS 2018), a Força Aérea Brasileira (FAB) também realiza processo seletivo para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento da Aeronáutica para ingresso no primeiro semestre de 2018. Estão abertas 173 vagas para ambos os sexos.
As oportunidades estão distribuídas pelas especialidades Administração (40 vagas), Enfermagem (45), Eletricidade (14), Eletrônica (30), Pavimentação (08), Informática (20), Obras (08) e Topografia (08). O interessado deve não possuir menos de 17 nem completar 25 anos de idade, até 31 de dezembro de 2018 e ter concluído na data da Concentração Final do certame o Ensino Médio (para todos os candidatos) e Curso Técnico de Nível Médio.
Inscrições devem ser efetivadas pelo http://ingresso.eear.aer.mil.br/, no período de 3 a 31 de janeiro de 2017. A taxa de participação ficou estabelecida no valor de R$ 60,00.
Os candidatos serão selecionados através de Provas Escritas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Especializados (relativos à especialidade a que concorre o candidato), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, prova prática da especialidade e validação documental. De acordo com o cronograma, as provas escritas serão realizadas no dia 9 de abril de 2017.
Os aprovados em todas as etapas deste processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA), deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá-SP, no dia 7 de janeiro de 2018, para habilitação à matrícula no curso que terá duração de um ano. Após a conclusão do estágio com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-sargento e será distribuído e classificado em alguma das OM do COMAER, localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.
O prazo de validade do EA EAGS 2018 será de 8 (oito) dias corridos após a data prevista para a Concentração Final.

TUDOCELULAR.COM.BR


Lá vem mais taxas: drones agora terão que ser homologados pela ANATEL

Os drones tem se tornado bastante populares nos últimos meses.
Além de seu uso recreativo, eles também tém sido ampregados na luta contra o mosquito Aedes Aegypti em locais de difícil acesso, fiscalização de obras, e até foram usados na Cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016 no Rio, Copa do Mundo e Copa das Confederações.
Mediante a toda essa popularização, a ANATEL agora especificou que tanto empresas quanto pessoas físicas deverão homologá-los, vendo que alguns possuem transmissores de radiofrequência que podem causar interferências em serviços como, por exemplo, as comunicações via satélite.
Os interessados devem preencher um formulário disponível no site da agência, bem como realizar o pagamento de uma taxa no valor de R$200. No processo serão analisadas características técnicas de transmissão.
Além disso, para sua operação agora faz-se necessário a obtenção de uma autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) ou "Certificado de Autorização de Voo Experimental" (CAVE), afim de regulamentação e controle do espaço aéreo.
As mesmas regras já são aplicadas para praticantes do aeromodelismo, e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) só recomenda que as mini-aeronaves sejam utilizadas durante o dia.





Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented