|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 20/11/2015 / União avalia 12 pedidos para concessão de aeroportos



União avalia 12 pedidos para concessão de aeroportos ...


A Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia pelo menos 12 pedidos de governadores e prefeitos para conceder à iniciativa privada aeroportos regionais sob sua administração. O aval da União é necessário para a realização dos leilões por governos estaduais e municipais.

Em junho, a presidente Dilma Rousseff liberou as primeiras "anuências prévias" da SAC, entre os quais cinco aeroportos do Estado de São Paulo incluídos no pacote de concessões que foi anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Dois pleitos estão bastante adiantados. Um foi feito pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) para privatizar o aeroporto da cidade. Outro é o de Comandatuba (BA), construído pelo Hotel Transamérica, a fim de facilitar o acesso de turistas ao resort.

Apesar de contar com boa estrutura e servir como alternativa para os aviões que não conseguem pousar em Ilhéus, quando há problemas climáticos, o aeroporto não pode cobrar tarifas porque é de exploração privada e essa condição não lhe permite cobrar tarifas aeroportuárias.

Pela legislação vigente, aeroportos construídos do zero e operados pelo setor privado só podem ser usados para voos da aviação geral, como jatinhos particulares. Não podem ter voos regulares de empresas aéreas. Com o processo de concessão a um operador, o terminal poderia ser explorado comercialmente.

Estão na fila também aeroportos muito usados pela aviação executiva, como o de Estância Santa Maria, em Campo Grande (MS), e de Aracati (CE), onde a TAM tem um centro de manutenção voltado para donos de pequenas aeronaves na região Nordeste.

Pedidos de anuência prévia da União também foram feitos para os aeroportos de Barreiras (BA), Teixeira de Freitas (BA), São Lourenço (MG), Pouso Alegre (MG), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE) e Caxias do Sul (RS). Alguns projetos são "greenfield", ou seja, não existem e precisam ser viabilizados para saírem do papel.

Completa a lista pedido feito pelo governo de Goiás para a concessão do novo aeroporto de cargas de Anápolis. Com 3 km de comprimento por 60 metros de largura, a pista está pronta e pode receber aviões de grande porte. Para construir o restante da estrutura, como um terminal de cargas amplo, o governo estadual saiu em busca de empresa privada e pediu à SAC sinal verde para a concessão.

Além dos aeroportos regionais, a União deu ontem um avanço importante no processo de privatização de quatro terminais atualmente geridos pela Infraero: Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. Foram selecionados os estudos para subsidiar a modelagem das concessões desses quatro aeroportos.

Para as concessões de Salvador e Fortaleza, foram escolhidos os estudos apresentados pelo Consórcio Aéreo Brasil. Já para as concessões de Porto Alegre e Florianópolis, venceram os estudos apresentados pelo consórcio liderado pelo escritório Moysés & Pires Sociedade de Advogados.

Os valores a serem ressarcidos aos consórcios selecionados nesta etapa ficarão a cargo dos futuros vencedores dos leilões. O próximo passo consiste em realizar os ajustes e correções apontados pela comissão de avaliação dos estudos. Em seguida, esses estudos serão encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é realizar os leilões em maio de 2016.




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL O TEMPO (MG)


Queima de caixa-preta dificulta investigação de queda de avião

A placa dos chips de memória sofreu exposição térmica acima dos limites de fabricação do equipamento

Danilo Emerich

ImagemNão é possível recuperar informações da caixa-preta do avião com executivos do Bradesco Seguro e Previdência, que caiu no último dia 10 em Guarda-Mor, perto da divisa com Goiás. A conclusão foi divulgada nesta quinta-feira (19), pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
O problema dificulta saber o que ocorreu para que o avião caísse. Segundo o órgão, os técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Gravadores de Voo (LABDATA) concluíram que a placa dos chips de memória, nos quais são armazenados os dados de voz, sofreu exposição térmica acima dos limites de fabricação do equipamento, por causa do fogo no local do acidente. Em função disso, será necessário recorrer ao fabricante, que possui recursos adicionais para atuar nesses casos.
O Cenipa ainda informou que está em coordenação com a empresa fabricante do gravador de voz, a L-3 Aviation Recorders, com sede nos Estados Unidos, que dará o suporte técnico necessário à tentativa de extração de dados. Todo o processo será acompanhado por um investigador do órgão. A memória do gravador de voz da aeronave foi localizada somente dois dias depois do acidente.
Queda
Segundo a Aeronáutica, o avião, de prefixo PT-WQH, decolou às 18h39 de Brasília, em 10 de novembro, com destino a São Paulo. O jatinho, de fabricação norte-americana, desapareceu dos radares às 19h04, horário em que caiu em Guarda-Mor.
Morreram no acidente Marco Antônio Rossi, 54, presidente da Bradesco Seguros, Lúcio Flávio Conduru de Oliveira, 54, presidente da Bradesco Previdência, o piloto Ivan Morenilla Vallim, 63, e o copiloto, Francisco Henrique Tofoli Pinto, 32. Segundo a Polícia Civil, os corpos chegaram carbonizados e em pedaços.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o jatinho estava em ordem, passou por vistoria em dezembro de 2014, e como a vistoria é válida por um ano, ela aconteceria novamente no próximo mês.

PORTAL G-1


Fogo na Chapada é controlado, mas ainda há focos, aponta secretário

Regiões são atingidas pelas chamas dentro e fora do Parque Nacional. Há destruição de orquídeas, morte de animais e impacto sobre nascentes.

Do G1 Ba

O incêndio que atinge a região da Chapada Diamantina, na Bahia, tem situação considerada sob controle, mesmo com seis focos ainda em ação, conforme a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema). Segundo o órgão, os focos estão localizados em Morro Branco, Barro Branco, na comunidade de São João, todos dentro do Parque Nacional da Chapada; além de Mucugê e Seabra, fora do parque. Também há um grande foco entre Jacobina e Pindobaçu.
Já o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada Diamantina, divulgou que há três focos de incêndio na região nesta quinta-feira (19). De acordo com o instituto, o ponto mais preocupante é o Vale do Capão por conta do difícil acesso. Outro foco registrado é o que está em direção ao Rio Mucugezinho, conforme o ICMBio. A entidade ainda informa que há outro foco localizado fora do Parque Nacional, em Mucugê.
"Nós consideramos que o incêndio está sob controle. Isso não quer dizer que não tenham focos de incêndio. Continuam e tem os que ressurgem. Mas hoje com a estrutura que estamos aqui, com 11 aeronaves mais 76 homens do Corpo de Bombeiros, mais brigadistas, estamos conseguindo conter gradativamente os focos e conseguindo que não avancem significativamente", avaliou o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler em conversa com o G1 na manhã desta quinta-feira.
O secretário informa que, segundo estudo feito por meio de georefereciamento pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e avaliação de técnicos da pasta, a estimativa é de que aproximadamente 30 mil hectares tenham sido atingidos pelo incêndio, não só dentro do parque, como também fora. Na quarta (18), a informação passada pelo secretário era de que cerca de 15 mil hectares tinham sido atingidos.
Os focos de Morro Branco e de Mucugê foram alvo de combate por aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na quarta-feira (18), no primeiro dia de apoio da equipe na região. Segundo a FAB, foram lançados 48 mil litros de água em quatro voos para acabar com as chamas.
São 11 aeronaves – sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do combate ao fogo. As aeronaves são usadas para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate. Ainda atuam no confronto às chamas brigadistas voluntários da região e bombeiros.
O secretário Eugênio Spengler diz que solicitou nova aeronave para combater especificamente o foco entre Jacobina e Pindobaçu.
Perda ambiental
“As perdas são muito grandes. Talvez não se possa superar [danos]”. Assim o secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eugênio Spengler, definiu os prejuízos que os incêndios espalhados pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina provocam em todo o estado.
Identificado pelas equipes de combate no dia 12 de novembro, o fogo já consumiu  vegetação entre os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. A destruição de orquídeas, a morte de animais e impacto sobre as nascentes são apontados como as principais consequências do incêndio.
Localizada no Centro da Bahia, a Chapada Diamantina é apontada pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) como coração do estado. Embora vital, Spengler detalha que a região está ferida. O Rio Paraguaçu, por exemplo, responsável por parte do abastecimento das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana, sofre com os impactos do fogo.

Avião faz pouso de emergência na Bulgária após alerta de bomba


Um avião que viajava da Polônia para o Egito fez um pouso de emergência nesta quinta-feira (19) em Burgas, leste da Bulgária, após um alerta de bomba. Segundo a companhia aérea, após o pouso foi esclarecido que o alerta era falso. "Um passageiro falou sobre a presença de explosivos do avião, que fez um pouso de emergência no aeroporto de Burgas às 5h45 (1h45 de Brasília)", afirmou a porta-voz do aeroporto, Kristina Neikova.

Todos os 161 passageiros e tripulantes foram retirados por forças especiais búlgaras, que não encontraram explosivos em uma varredura inicial do avião, disse um porta-voz do aeroporto de Burgas, acrescentando que o aeroporto foi fechado devido ao incidente.

O passageiro que provocou o alerta, um polonês de 67 anos, estava sendo interrogado. Segundo a companhia aérea, ele admitiu que o alerta foi uma "piada".

Uma passageira identificada como Agata Pinuszewska declarou à emissora polonesa TVN24 que o avião foi desviado para Burgas após um passageiro gritar que tinha uma bomba.

"Após aterrissar, o avião ficou cerca de uma hora na pista... A polícia antiterrorismo entrou na aeronave e começou a perguntar, gritando para o homem, ‘onde você tem a bomba?’. Em seguida, nós fomos retirados do avião", disse.

O Airbus A320-232, operado pela empresa de voos fretados Small Planet Airlines, da Polônia, estava a caminho da estância turística de Hurghada, no mar Vermelho.

O avião foi rebocado para um local isolado no aeroporto de Burgas, onde foi submetido a uma segunda verificação pelas forças especiais búlgaras, disse uma porta-voz da polícia. Segundo ela, um passageiro que admitiu ter consumido álcool alertou a tripulação sobre uma possível bomba a bordo.

A Bulgária reforçou os controles nas suas fronteiras e aeroportos nos últimos dias, acrescentou a policial, após os ataques de militantes de sexta-feira em Paris, nos quais 129 pessoas morreram.

Governo define estudos que serão usados na concessão de aeroportos

Material ainda passará por análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Leilões dos quatro terminais estão previstos para ocorrer em maio de 2016.

Débora Cruz

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) definiu os estudos de viabilidade que serão usados na concessão à iniciativa privada de quatro aeroportos em 2016. O resultado do edital de seleção foi divulgado nesta quinta-feira (19), no Diário Oficial da União.
Os estudos servirão como base para definir a modelagem das concessões dos aeroportos de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS), cujos leilões devem ocorrer em maio do ano que vem.
De acordo o governo federal, para as concessões dos aeroportos de Salvador e Fortaleza foram selecionados os estudos apresentados pelo Consórcio Aéreo Brasil, com previsão de ressarcimento de R$ 8,45 milhões e R$ 7,13 milhões, respectivamente. Os valores serão pagos ao consórcio pelo vencedor de cada leilão.
Já para Porto Alegre e Florianópolis, foram selecionados os estudos do consórcio liderado pelo escritório Moysés & Pires Sociedade de Advogados, com previsão de ressarcimento de R$ 7,56 milhões para o primeiro e R$ 7,67 milhões para o segundo.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informou que, após ajustes e correções apontados pela Comissão de Avaliação de Estudos, os levantamentos serão encaminhados para análise e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Concessões

A privatização dos quatro aeroportos foi confirmada pelo governo federal em junho, no lançamento da nova etapa do Plano de Investimento em Logística (PIL), que também prevê concessões de portos, rodovias e ferrovias. A estimativa do governo é que os aeroportos recebam, no total, R$ 8,5 bilhões em investimentos.

GLOBO NEWS


PREPARATIVOS

Alexandre Garcia

ImagemA segurança nas Olimpíadas de 2016
Saiba o que está sendo feito para a segurança pública neste grande evento, sediado no Rio de Janeiro. General Luiz Felipe Linhares e o consultor de Relações Internacionais Jorge Pontes. debatem.
http://g1.globo.com/globo-news/alexandre-garcia/videos/t/globonews-alexandre-garcia/v/politica-os-preparativos-para-a-seguranca-nas-olimpiadas-de-2016/4619385/
http://g1.globo.com/globo-news/alexandre-garcia/videos/
Assista o vídeo com a entrevista exclusiva.

Obras de ampliação do Aeroporto de Linhares são anunciadas

Governador Paulo Hartung fez anuncia, nesta quinta-feira (19). Com a medida, o espaço poderá ter voos comerciais.

Do G1 Es

O governador Paulo Hartung anunciou, nesta quinta-feira (19), a abertura de processo licitatório para contratação de obras para ampliação do Aeroporto de Linhares, localizado na Região Norte do Estado. Com a medida, o espaço poderá ter voos comerciais.

O anúncio foi feito durante o "Seminário ES Completivo" e, na oportunidade, Hartung assinou o Aviso de Licitação para contratação das intervenções. Após o processo licitatório, a expectativa é que as obras comecem no primeiro trimestre de 2016 com previsão de conclusão no segundo semestre de 2017.
As obras de ampliação incluem, dentre outros pontos, o aumento do tamanho da pista e o reforço de sinalização. Essas intervenções permitirão que o aeroporto, que hoje opera com voos particulares, receba aeronaves de maior porte. As obras serão possíveis por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil. Serão investidos R$ 38.055.640,08.

O governador explicou que tem negociado diretamente junto ao Governo Federal a viabilização das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Regional de Linhares. "Por sua importância e características, o aeroporto acaba transcendendo o município de Linhares e impacta positivamente nas cidades vizinhas. É mais uma importante conquista em nossa infraestrutura, com um equipamento regional que dará mais competitividade para essa importante e potencial região de nosso Estado", disse Hartung.

A elaboração do edital de licitação ficou por conta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), assim como a execução das obras. "A modalidade de contratação do processo licitatório é por menor preço apresentado. Estamos com expectativa de definir nos próximos 90 dias a empresa responsável pelas obras", explica o diretor geral do DER, Halpher Luiggi
ES Competitivo
Lideranças políticas e empresariais junto com representantes da sociedade civil organizada debatem, nesta quinta-feira (19), alternativas para reduzir o “Custo Espírito Santo” e tornar o Estado mais competitivo. O debate acontece no Days Inn Hotel, em Linhares.

Além de Hartung, participam do debate o secretário de Estado do Desenvolvimento, José Eduardo Faria de Azevedo, o presidente do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção), Aristóteles Passos Costa Neto, o vice-presidente institucional do movimento empresarial Espírito Santo em Ação, Leonardo Castro, e o presidente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira.

FAB envia aos EUA caixa-preta de avião que caiu com executivos em MG

Piloto, copiloto e dois dirigentes do Bradesco morreram no acidente. Calor causado pela explosão danificou placa dos chips, diz Cenipa.

Raquel Morais Do G1 Df

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou nesta quinta-feira (19) que vai enviar aos fabricantes a memória do gravador de voz da aeronave que caiu em Minas Gerais, matando dois executivos do Bradesco, no dia 10 de novembro. De acordo com o órgão, a placa dos chips sofreu danos por causa do calor provocado pela explosão. A responsável tem sede nos Estados Unidos.
Ainda segundo o Cenipa, a empresa tem recursos adicionais para atuar em casos do tipo. “[Ela] dará o suporte técnico necessário à tentativa de extração de dados. Todo o processo será acompanhado por um investigador do Cenipa”, disse em nota. A data de envio não foi informada.
O acidente aconteceu à noite, depois de o voo sair de Brasília com direção a São Paulo. O avião caiu em Guarda-Mor, no Noroeste de Minas.
No acidente morreram o presidente da Bradesco Previdência, Lúcio Flávio Conduru de Oliveira, de 54 anos; o presidente da Bradesco Seguros e vice-presidente geral do banco, Marco Antônio Rossi, de 54; o piloto Ivan Morenilla Vallim, de 63; e o copiloto, Francisco Henrique Tofoli Pinto, 32 anos.
No dia 12, o órgão informou ter achado a memória de voz. Os peritos do Cenipa não informaram detalhes sobre a localização.
Perícia
A perícia terminou no dia 12 de novembro. "Encontramos um livro, um documento e um cartão magnético praticamente intactos, mas queremos localizar outros fragmentos de corpos e o que pudermos conseguir a mais", disse o delegado Regional Edson Morais.
Segundo o delegado, o trabalho de buscas é importante até para confortar os familiares das vítimas. “Dos corpos só encontramos fragmentos de no máximo dez centímetros. Se juntar todos os fragmentos que recolhemos não dá 10% de um corpo. Estes fragmentos são ossos e pele e não se sabe se é apenas de uma das vítimas ou de mais de uma. Só os exames de antropologia e DNA vão conseguir identificar”, comentou na ocasião.
Acidente
A assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o avião, Citation VII, de matrícula PT-WQH, decolou do aeroporto de Brasília às 18h39 com destino a São Paulo, mas desapareceu dos radares do controle de tráfego às 19h04.
Em nota, o Bradesco lamentou a morte dos executivos. A organização expressou condolências e afirmou que eram reconhecidos pelo talento e entusiasmo no trabalho. A presidente Dilma Roussef também enviou nota de pesar.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o piloto e o copiloto da aeronave que caiu em Guarda-Mor, enquanto transportava dois dirigentes do Bradesco, estavam com licença e habilitação regulares para o modelo do avião – Citation VII.

Pacote de concessão em transportes prevê R$ 27 mi a aeroportos da região

Aeroporto de Bragança e Ubatuba estão em lote com cinco aeroportos. Governador assinou decreto que autoriza concessões nesta quinta (19).

Do G1 Vale Do Paraíba E Região

Os aeroportos de Bragança Paulista e Ubatuba estão no pacote de concessões anunciado nesta quinta-feira (19) pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Além deles, os aeroportos de Intanhahém, Jundiaí e Campo dos Amarais, em Campinas, vão ser licitados em um único lote.
Os decretos que autorizam as concessões foram assinados pelo tucano no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
O investimento previsto é de R$ 91,8 milhões por 30 anos de concessão - deste montante, R$ 34,5 milhões têm que ser aplicados nos quatro primeiros anos. Os dois aeroportos da região deverão receber em três décadas investimento de R$ 27,7 milhões.
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) vai conduzir o processo licitatório. A intenção é publicar o edital no primeiro trimestre de 2016.
A vencedora da concorrência vai explorar os terminais e, em contrapartida, além dos investimentos, será responsábel pela operação e manutenção dos cinco aeroportos. As empresas e consórcios interessados terão de comprovar experiência em gestão de aeródromos de aviação geral ou comercial com movimentação mínima de 60 mil aeronaves anuais.
Com um fluxo menor de pousos e decolagens, sendo 5 mil em 2014, o aeroporto Gastão Madeira, em Ubatuba, tem pista com 940 metros, terminal de passageiros com 70 metros quadrados e estacionamento para 15 veículos. Está a um quilômetro do centro da cidade.
Dos aeroportos previstos no pacote do governo estadual, os de Campinas e Jundiaí são os que têm maior movimento de passageiros, considerando o fluxo de pousos e decolagens no ano passado. Apesar disso, o aeroporto de Intanhahém, no litoral sul, deve despertar interesse segundo o governo, já que o terminal serve de retaguarda para o pré sal, com fluxo de helicópteros.
Avaliação
Para o coordenador do Núcleo de Economia dos Transportes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Alessandro Vinícius Marques de Oliveira, o momento de crise que o país enfrenta pode dificultar a atração de interessados na concessão.
"A queda da atividade econômica fez com que as companhias aéreas ajustassem a malha e isso pode assustar o investidor. Acredito que os aeroportos no litoral tem um potencial maior, mas terminais como o de Bragança Paulista, que concorre com Guarulhos e Campinas, terão que criar uma demanda, o que é trabalhoso", afirmou Oliveira ao G1.
Rodovias
O pacote anunciado nesta quinta também inclui a concessão de 2,2 mil quilômetros de rodovias. Parte delas está na parte central e oeste do estado, ligando Paraná a Minas Gerais. Também haverá melhorias na Rodovia Padre Manuel da Nóbrega, no litoral paulista. A concessão das estradas se dará por meio de concorrência internacional.

REVISTA ISTO É DINHEIRO


Aeronáutica não consegue recuperar conversas na cabine do avião do Bradesco


O Comando da Aeronáutica não conseguiu recuperar as últimas conversas mantidas na cabine de comando do avião Cessna 650, de propriedade do Bradesco, que caiu em 10 de novembro, na divisa de Goiás com Minas Gerais, matando seus quatro ocupantes. Segundo a Aeronáutica, o gravador de voz foi submetido a altíssimas temperaturas quando a aeronave caiu e explodiu, danificando o seu conteúdo. Mesmo assim, a FAB irá encaminhar o equipamento à empresa fabricante do aparelho, a L-3 Aviation Recorders, com sede nos Estados Unidos, para fazer mais uma tentativa na extração de dados, com objetivo de obter elementos para ajudar a desvendar as causas do acidente, uma vez que o piloto não reportou à torre nenhuma pane no avião.
Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pelas investigações do acidente com o avião de prefixo PT-WQH, informou que "os técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Gravadores de Voo (LABDATA) concluíram que a placa dos chips de memória - nos quais são armazenados os dados de voz - sofreu exposição térmica acima dos limites de fabricação do equipamento, por causa do fogo no local do acidente". Acrescentou ainda que "em função disso, será necessário recorrer ao fabricante, que possui recursos adicionais para atuar nesses casos". Todo o processo será acompanhado por um investigador do Cenipa.
O avião decolou de Brasília rumo a São Paulo e 25 minutos depois sumiu da tela do radar do centro de controle de tráfego aéreo. O piloto não reportou aos controladores qualquer problema na aeronave. No acidente, morreram dois executivos do Bradesco, o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, e o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio Conduru de Oliveira, além do comandante da aeronave, Ivan Morenilla Vallim, e do copiloto, Francisco Henrique Tófoli.
MINISTÉRIO DA DEFESA


Embaixador do Chile se encontra com o ministro Aldo Rebelo

O embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, fez uma visita de cortesia, na tarde desta quinta-feira (19), ao ministro Aldo Rebelo.

Na ocasião, trataram de um possível encontro entre os ministros da Defesa dos dois países e da participação no "Diálogo Político-Militar", evento promovido pelo Ministério das Relações Exteriores, que acontecerá em Brasília, no primeiro semestre de 2016.






JORNAL VALOR ECONÔMICO


União avalia 12 pedidos para concessão de aeroportos


Daniel Rittner De Brasília

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) avalia pelo menos 12 pedidos de governadores e prefeitos para conceder à iniciativa privada aeroportos regionais sob sua administração. O aval da União é necessário para a realização dos leilões por governos estaduais e municipais.
Em junho, a presidente Dilma Rousseff liberou as primeiras "anuências prévias" da SAC, entre os quais cinco aeroportos do Estado de São Paulo incluídos no pacote de concessões que foi anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Dois pleitos estão bastante adiantados. Um foi feito pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ) para privatizar o aeroporto da cidade. Outro é o de Comandatuba (BA), construído pelo Hotel Transamérica, a fim de facilitar o acesso de turistas ao resort.
Apesar de contar com boa estrutura e servir como alternativa para os aviões que não conseguem pousar em Ilhéus, quando há problemas climáticos, o aeroporto não pode cobrar tarifas porque é de exploração privada e essa condição não lhe permite cobrar tarifas aeroportuárias.
Pela legislação vigente, aeroportos construídos do zero e operados pelo setor privado só podem ser usados para voos da aviação geral, como jatinhos particulares. Não podem ter voos regulares de empresas aéreas. Com o processo de concessão a um operador, o terminal poderia ser explorado comercialmente.
Estão na fila também aeroportos muito usados pela aviação executiva, como o de Estância Santa Maria, em Campo Grande (MS), e de Aracati (CE), onde a TAM tem um centro de manutenção voltado para donos de pequenas aeronaves na região Nordeste.
Pedidos de anuência prévia da União também foram feitos para os aeroportos de Barreiras (BA), Teixeira de Freitas (BA), São Lourenço (MG), Pouso Alegre (MG), Ipatinga (MG), Jericoacoara (CE) e Caxias do Sul (RS). Alguns projetos são "greenfield", ou seja, não existem e precisam ser viabilizados para saírem do papel.
Completa a lista pedido feito pelo governo de Goiás para a concessão do novo aeroporto de cargas de Anápolis. Com 3 km de comprimento por 60 metros de largura, a pista está pronta e pode receber aviões de grande porte. Para construir o restante da estrutura, como um terminal de cargas amplo, o governo estadual saiu em busca de empresa privada e pediu à SAC sinal verde para a concessão.
Além dos aeroportos regionais, a União deu ontem um avanço importante no processo de privatização de quatro terminais atualmente geridos pela Infraero: Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis. Foram selecionados os estudos para subsidiar a modelagem das concessões desses quatro aeroportos.
Para as concessões de Salvador e Fortaleza, foram escolhidos os estudos apresentados pelo Consórcio Aéreo Brasil. Já para as concessões de Porto Alegre e Florianópolis, venceram os estudos apresentados pelo consórcio liderado pelo escritório Moysés & Pires Sociedade de Advogados.
Os valores a serem ressarcidos aos consórcios selecionados nesta etapa ficarão a cargo dos futuros vencedores dos leilões. O próximo passo consiste em realizar os ajustes e correções apontados pela comissão de avaliação dos estudos. Em seguida, esses estudos serão encaminhados para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é realizar os leilões em maio de 2016.

JORNAL EXTRA


Avião da EasyJet é esvaziado em Manchester após ameaça de bomba


Um avião da companhia aérea EasyJet que sairia do aeroporto de Manchester, na Inglaterra, rumo ao Marrocos foi esvaziado nesta quinta-feira após uma ameaça de bomba. As informações são do jornal “The Guardian”.
O comandante do voo acionou a polícia por volta das 15h30 após um passageiro alegar que levava uma bomba em sua mala. Porém, nenhum artefato explosivo foi localizado na aeronave. Dois homens, de 45 e 46 anos, foram presos suspeitos de terem feito a falsa ameaça de bomba. Antes de entrarem novamente no avião, os passageiros do voo EZY1893 foram novamente revistados.




JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Danificada, caixa-preta de avião do Bradesco será levada para os EUA


Ricardo Gallo

A Aeronáutica informou nesta quinta-feira (19) que não conseguiu ler os dados da caixa-preta do Cessna Citation 650 do Bradesco que caiu em 10 de novembro em Minas Gerais.

A caixa-preta contém as conversas entre comandante e copiloto nas últimas duas horas anteriores ao acidente, que matou a tripulação e dois diretores do Bradesco.
De acordo com a Aeronáutica, as placas dos chips de memória ficaram expostos a uma temperatura superior aos limites estabelecidos pelo fabricante –o que impediu a recuperação. "Em função disso, será necessário recorrer ao fabricante, que possui recursos adicionais para atuar nesses casos", diz nota do órgão.
A caixa preta é feita para resistir a temperaturas de até 1.100º por até uma hora –o que dá ideia da gravidade do acidente.
A fabricante é a L-3 Aviation Recorders, na Flórida (EUA). O processo será acompanhado por um investigador do Cenipa, o órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos.

Bradesco
O acidente com o jato Cessna causou a morte do presidente da Bradesco Seguros, Marco Antonio Rossi, 54, e embaralhou a sucessão na presidência do Bradesco, segundo maior banco privado brasileiro.
No acidente, morreram também Lucio Flavio de Oliveira, 55, que comandava a Bradesco Vida e Previdência, o piloto Ivan Vallim, 63, e o copiloto Francisco Tofoli Pinto, 32.
No Bradesco há 34 anos, Rossi era visto como um dos candidatos mais fortes para suceder Luiz Trabuco no comando da instituição no início de 2017. O presidente do banco deve se aposentar após completar 65 anos, idade-limite para ocupar o cargo, em outubro do próximo ano.
A Bradesco Seguros é a maior seguradora do país, responde por um terço do lucro do conglomerado financeiro e ajuda a manter os ganhos nos períodos de baixa no crédito, como o atual. O próprio Trabuco fez carreira na seguradora antes de assumir a presidência do banco.

Governo quer pagamento antecipado de novas concessões de aeroportos


Dimmi Amora

Os compradores das concessões dos próximos quatro aeroportos federais que serão leiloados em 2016 poderão ter de pagar antecipadamente toda ou parte da outorga, espécie de aluguel pela administração dos terminais.
De acordo com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, o governo definirá nas próximas semanas sobre a antecipação da outorga.
Nesta quinta-feira (19), foram divulgados os estudos de viabilidade que vão basear o edital do leilão dos aeroportos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). De acordo com o ministro, as disputas estão previstas para o fim do primeiro semestre de 2016.
Se o valor da outorga for antecipado, será uma grande mudança em relação ao modelo utilizado nos cinco leilões de aeroportos já realizados. Pela regra atual, o vencedor paga anualmente por 20 a 30 anos um valor fixo pela outorga, além de um percentual variável que pode chegar a 10% do faturamento.
Agora, no contexto de piora acentuada nas suas contas, o governo tem tentado conseguir receitas de outras fontes, entre elas as concessões, para garantir o ajuste fiscal.
Fazer o pagamento antecipado torna o custo maior para os interessados, que terão de pegar financiamento bancário para realizar a operação. Esse custo de financiamento acaba sendo repassado ao consumidor.
Com o pagamento diluído ao longo do tempo, esses valores podem ser quitados com o caixa da própria empresa.
PORTAL R7


Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em combate a incêndio na Chapada

Mucugê e Morro Branco foram os alvos no primeiro dia de apoio da FAB na região

Nesta quarta-feira (18), uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da FAB (Força Aérea Brasileira) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina. Focos de incêndio localizados nos municípios de Mucugê e Morro Branco, distantes 450 km de Salvador, capital baiana, foram os alvos das ações FAB, que lançou 48 mil litros de água em quatro voos para acabar com as chamas no primeiro dia de apoio na região.
ImagemSegundo a Sema (Secretaria do Meio Ambiente do Estado) e o Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que se encontra na Chapada coordenando os trabalhos do Bahia Sem Fogo, ressaltou a dedicação integral da equipe no combate os incêndios.
— O balanço das ações até o momento é positivo. Constatamos a diminuição considerável dos focos, mas a atenção continua redobrada.
A coordenadora de Fiscalização Preventiva do Inema e perita em incêndios florestais, Fabíola Cotrim, fez um balanço das ações nos últimos dias.
— Estamos com frentes concentradas nos municípios de Mucugê e Palmeiras, com a utilização da aeronave da FAB e dos aviões Air Tractor enviados pelo Governo do Estado. Também foram disponibilizados pelo Exército Brasileiro três carros-pipas, quatro jipes marruá para o transporte de equipamentos e pessoal.

JORNAL DO BRASIL


Secretaria da aviação divulga resultado dos estudos das concessões


O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (19), o Edital de Seleção de Estudos nº 01/2015, que divulga os estudos selecionados para subsidiar a modelagem das concessões para a expansão, exploração e manutenção dos aeroportos Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA); Hercílio Luz, em Florianópolis (SC); e Pinto Martins, em Fortaleza.
Para as concessões dos aeroportos de Salvador e Fortaleza foram selecionados os estudos apresentados pelo Consórcio Aéreo Brasil, com previsão de ressarcimento nos valores de R$ 8,45 milhões e R$ 7,13 milhões, respectivamente. Já para as concessões dos aeroportos de Porto Alegre e Florianópolis, foram selecionados os estudos apresentados pelo consórcio liderado pelo escritório Moysés & Pires Sociedade de Advogados, com previsão de ressarcimento nos valores de R$ 7.560.481,18 e R$ 7.671.739,81, respectivamente. Esses valores serão ressarcidos aos consórcios selecionados nesta etapa pelo vencedor da concessão de cada aeroporto.
A seleção dos estudos consolida mais uma etapa cumprida no processo de concessão dos aeroportos dentro do prazo previsto. O próximo passo consiste em realizar os ajustes e correções apontados pela Comissão de Avaliação de Estudos e, em seguida, encaminhar estudos para análise e aprovação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU). A previsão é que o leilão ocorra em maio de 2016.
JORNAL O POVO (CE)


Cancelamento de segunda licitação ameaçaria hub da Latam

É o que apontam especialistas ouvidos pelo O POVO, com base no relatório de auditoria do TCU sobre terminal de passageiros do aeroporto de Fortaleza. Infraero terá 30 dias para informar órgão sobre revogação

O cancelamento da segunda licitação para a ampliação e reforma do terminal de passageiros do Aeroporto de Fortaleza, de responsabilidade da Infraero, pode gerar desconfiança no processo de escolha da Capital como sede do hub (centro de conexão de voos) da Latam.
A análise foi feita por especialistas ouvidos pelo O POVO, com base no relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou deficiências na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) para o equipamento. A Infraero deve repassar ao TCU em até 30 dias informações atualizadas sobre a revogação da licitação.
“É preciso esperar. Quem assume a responsabilidade pelo terminal? A Latam não sabe se ele será nem privado ou público. Que garantias a empresa têm que será para ela?”, questiona uma fonte ligada à aviação civil. Carlos Grota, especialista em transporte aéreo infraestrutura aeroportuária do Centro Paula Souza, de São Paulo, acredita que na disputa direta com os aeroportos de Pernambuco e Rio Grande do Norte, o fator pode minar a escolha. “Se houver paridade entre os aeroportos, um problema como esse pode descartar qualquer escolha”, resume.
No relatório da consultoria Arup, encomendado pela Latam e divulgado no mês passado, os três terminais atuais das cidades envolvidas não possuem características de um centro de conexões. A Latam solicitou adaptações na infraestrutura aeroportuária.
O contexto que envolve o RDC não será fator de risco para que Fortaleza seja ultrapassa por Recife ou Natal. Assim avalia Adalberto Febeliano, professor da área de aviação civil. Para ele, a preocupação maior está no processo de concessão do aeroporto de Fortaleza. “O processo de concessão é mais importante que a revogação ou não da licitação. Saber se de fato os recursos necessários estarão garantidos”, afirma.
A obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto da Capital teve execução de 15,6% dos serviços até sua paralisação, em maio de 2014. Já a obra do pátio de aeronaves foi concluída, aumentando a área de 134,7 mil m² para 163,2 mil m².
A Infraero informou que encaminhará à Secretaria de Aviação Civil (SAC) manifestação no sentido de não homologação do RDC e seguirá as determinações do TCU. A solicitação é que o empreendimento seja incluído no edital de concessão do aeroporto de Fortaleza. A SAC disse ao O POVO que recebeu o relatório do TCU, mas nenhum documento de cancelamento do RDC foi entregue.
Equipamentos
A auditoria do TCU apontou que equipamentos como pontes de embarque, esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes correm risco de deterioração. Nesse sentido, o órgão solicitou à Infraero um plano de ação, com indicação de prazos, responsáveis e atividades, para a destinação dos equipamentos eletromecânicos.
De acordo com o especialista Carlos Grotta, os custos com equipamentos eletromecânicos podem chegar até 30% da obra. “Numa obra de R$ 400 milhões, o gasto com esses itens chega a R$ 60 milhões. Dependendo do projeto, pode atingir R$ 100 milhões”, destaca.
Números
15,6%. É o total das obras executadas do terminal de passageiros do Pinto Martins.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL IDEST


Governo de MS leiloa aeronaves com lances iniciais de R$ 5 mil e R$ 100 mil

Rejane Monteiro
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização, realiza o leilão de duas aeronaves, avaliadas em R$ 5 mil e R$ 100 mil. O aviso de leilão está publicado na edição desta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado.
Considerada sucata, a aeronave Cessna Aircraft modelo 1851 foi doada ao Estado pelo Departamento de Polícia Federal. Ela é branca, com listras verdes e azuis, não voa desde 2006, tem fuselagem, leme de direção, não tem a asa direita e tem lance mínimo de R$ 5 mil.
ImagemA outra aeronave, modelo Bandeirante EMB 110, da Embraer, fabricada em 1975, foi doada ao Estado pelo Comando da Aeronáutica, tem capacidade para nove passageiros e dois pilotos. O lance inicial é de R$ 100 mil.
De acordo com o superintendente de Patrimônio e Transporte da SAD, José Alberto Furlan responsável pelo processo de leilão, as aeronaves estão sendo leiloadas por exigirem alto custo de manutenção sendo a recuperação considerada antieconômica para o Estado.
O leilão será realizado nos formatos presencial e eletrônico. Os lances eletrônicos podem ser ofertados, a partir de amanhã (20), por meio do portal www.casadeleiloes.com.br até o dia 8 de dezembro, data do leilão presencial que terá início às 9h. Neste dia, também serão recebidos lances presenciais na sede da Casa de Leilões localizada na rua Jaboatão, 271, Vila Silvia Regina em Campo Grande.
O edital com mais informações está disponível aos interessados no site da www.centraldecompras.ms.gov.br. (fonte: idest.com.br)

Portal R3


Operação “Verão da Marinha do Brasil” começa em dezembro

A ação visa evitar acidentes, coibir o uso irregular das embarcações e garantir a segurança dos banhistas
A Operação Verão da Marinha do Brasil tem início no dia 18 de dezembro em praias, rios, lagos e represas de 44 municípios do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Alto Tietê. A operação foi lançada no Workshop de Navegação, na última sexta-feira (13), na Marina Porto do Rio, no Perequê-Mirim, em Caraguatatuba.
Com a chegada do verão, a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião intensifica a fiscalização nas cidades de sua jurisdição para evitar acidentes e coibir o uso irregular das embarcações, além de garantir a segurança dos banhistas.
O evento contou com a participação do delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Marcelo Oliveira Sá (capitão-de-fragata), do secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Cláudio Miguel Marques Longo, do secretário de Assuntos Jurídicos, Dorival de Paula Junior, do secretário adjunto de Planejamento, Roberto Annunciato, do capitão-tenente Roberto Braz Ferreira, além de empresários do ramo náutico e proprietários de embarcações.
O capitão-tenente e encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania de São Sebastião, Roberto Braz Ferreira, ministrou uma palestra sobre as ações de inspeção naval durante a Operação Verão, Normas da Autoridade Marítima para Amadores, Embarcações de Esporte e/ou Recreio e para Cadastramento e Funcionamento das Marinas, Clubes e Entidades Desportivas Náuticas (Normam nº 3) e a Lei nº 9.537/1997 (segurança aquaviária).
O secretário de Trânsito, Cláudio Miguel Marques Longo, falou sobre a Lei 2.252/2015, que instituiu o Plano de Uso e Ocupação das Praias dos Rios Navegáveis e as respectivas áreas adjacentes, e o Decreto 238/2015, que Regulamenta as Atividades Náuticas Comercialmente Exploradas no Município, além de fornecer dicas de segurança nas marinas.
Cerca de 23 mil embarcações estão inscritas na Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, desse total 16 mil são voltadas para atividades de esporte e recreio. De acordo com o delegado da capitania, estima-se que aproximadamente 35 mil barcos naveguem pelo mar do Litoral Norte na alta temporada. “Esse número está relacionado à alta do dólar e ao baixo volume de água nas represas”, explica.
Os agentes da Marinha inspecionaram 1.893 barcos na temporada 2014/2015 e apreenderam cinco embarcações. Quatro acidentes foram registrados na região. Navegar sem portar a documentação do barco e/ou do tripulante é a infração mais cometida. Os valores das multas variam de R$ 40 a R$ 6.400, conforme o tipo e a gravidade da infração.
As embarcações que não utilizam motor podem navegar a 100 metros da faixa de arrebentação. Já os barcos motorizados devem trafegar à distância de 200 metros da praia.
Cinquenta e sete militares estarão envolvidos na Operação Verão 2015/2016. As ações terminam após o carnaval.
Workshop – As palestras do Workshop de Navegação continuaram no sábado (14), com palestras sobre meteorologia, motores, instrumentação, navegação eletrônica através do sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), processos de fabricação de embarcações seguras e navegabilidade. O evento contou o apoio da Capitania dos Portos de São Sebastião, Prefeitura de Caraguatatuba e da Revista Náutica.

Correio de Uberlândia


Exército de Uberlândia faz solenidade do Dia da Bandeira

Diogo Machado
O 36º Batalhão de Infantaria Motorizado (36º BIMtz) realizou a solenidade cívico-militar do “Dia da Bandeira”, no Pátio de Formaturas da Unidade nesta quinta-feira (19). Durante o evento uma formatura foi realizada e as escolas Messias Pedreiro, Marechal Castelo Branco e Escola Municipal Sebastião Rangel receberam o kit cívico do “Projeto Nossa Bandeira – Escola de Civismo”. O kit é composto da bandeira nacional e exemplares da revista infantil “Recrutinha”. Segundo a assessoria de imprensa do 36º BIMtz, o projeto tem como objetivo incentivar os sentimentos de patriotismo e de civismo nos alunos de escolas em todo Brasil.

Portal R3


Legacy 500 da Embraer estabelece novos recordes de velocidade

A Embraer Aviação Executiva anunciou que o Legacy 500, jato executivo da categoria midsize, estabeleceu dois novos recordes mundiais de velocidade em sua classe, totalizando seis em 2015.
“Esses novos recordes de velocidade confirmam o desempenho superior do Legacy 500 e sua capacidade para missões transoceânicas ou transcontinentais”, disse Marco Tulio Pellegrini, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “O Legacy 500 também está definindo novos padrões em conforto, tecnologia, custo operacional e confiabilidade na categoria midsize”.

Os novos recordes de velocidade foram estabelecidos em “Speed over a Recognized Course” (Velocidade sobre Rota Reconhecida, em tradução livre), durante uma viagem da costa oeste dos Estados Unidos ao Havaí, com cinco passageiros a bordo. O voo de Burbank, na Califórnia, até Kahului (Maui) transpôs 4.010 km (2.165 milhas náuticas) em 6 horas, a uma velocidade média de 680 km/h (422.25 mph) e o voo de retorno até Phoenix, no Arizona, atingiu 846 km/h (525.97 mph), cruzando 4.574 km (2.470 milhas náuticas) em 5 horas e 30 minutos.

No início deste ano, outros quatro recordes também foram reconhecidos. Os dois primeiros foram conquistados durante o trajeto de ida e volta, com seis passageiros a bordo, entre as cidades americanas de Oakland, na Califórnia, e Lihue, no Havaí, distantes 3.954 km (2.135 milhas náuticas). O voo para Lihue foi completado em 5 horas e 49 minutos, a uma velocidade média de 676 km/h (420 mph), em 7 de março. O retorno ocorreu em 4 horas e 11 minutos, a uma velocidade média de 943km/h (586 mph).

Outro recorde de velocidade estabelecido pelo Legacy 500 foi no voo para Friedrichshafen, na Alemanha, partindo do aeroporto de Bangor, no estado americano do Maine. A viagem de 5.945 km (3.210 milhas náuticas) foi completada em 6 horas e 50 minutos, com três ocupantes a bordo.

Mais um recorde foi quebrado durante o voo entre Düsseldorf, na Alemanha, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em uma distância de 6.052 km (3.268 milhas náuticas), a maior já percorrida pelo Legacy 500. A duração do voo foi de 7 horas e 3 minutos e a aeronave chegou ao destino com uma reserva de combustível de 861 kg (1,900 lb). A média final de consumo nessa missão foi de apenas 721 kg por hora (1,590 lb).

A National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos e a Federation Aeronautique Internationale, na Suíça, confirmaram cada um dos voos como recordes americanos e mundiais, respectivamente. Em todas as seis quebras de recordes de velocidade, o Legacy 500 completou a missão com reservas de combustível NBAA IFR.

PORTAL ECONOMIA (SC)


Governo divulga estudo da concessão do Aeroporto Hercílio Luz

O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira, dia 19, o Edital de Seleção de Estudos nº 01/2015, que divulga os estudos selecionados para subsidiar a modelagem das concessões para a expansão, exploração e manutenção dos aeroportos Hercílio Luz, em Florianópolis (SC), Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA);e Pinto Martins, em Fortaleza.
Para as concessões dos aeroportos de Florianópolis e Porto Alegre foram selecionados os estudos apresentados pelo consórcio liderado pelo escritório Moysés & Pires Sociedade de Advogados, com previsão de ressarcimento nos valores de R$ 7,56 milhões e R$ 7,67 milhões, respectivamente.
Para as concessões dos aeroportos de Salvador e Fortaleza foram selecionados os estudos apresentados pelo Consórcio Aéreo Brasil, com previsão de ressarcimento nos valores de R$ 8,45 milhões e R$ 7,13 milhões, respectivamente.
O ressarcimento a esses consórcios que tiveram seus estudos selecionados será pago pelo vencedor de cada leilão. Os valores estão previstos pelo edital de Chamamento Público de Estudos, publicado em junho. A previsão é que os leilões ocorram no primeiro semestre de 2016. As quantias máximas para ressarcimento são R$ 12,59 milhões para Salvador e R$ 9,44 milhões para os demais.
Em outubro, três consórcios apresentaram sete estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) para os quatro aeroportos. A Comissão de Avaliação de Estudos, formada por especialistas da Secretaria de Aviação, foi responsável por analisar e selecionar o melhor trabalho para cada terminal, com o prazo até o fim de novembro. Com isso, a seleção dos estudos consolida mais uma etapa cumprida no processo de concessão dos aeroportos dentro do prazo previsto pela Secretaria.
O próximo passo do processo de concessão dos aeroportos consiste nos ajustes e correções nos estudos, que serão feitos pelos próprios consórcios, de acordo com os apontamentos da Comissão da Secretaria. Em seguida, os estudos selecionados seguem para análise e aprovação por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) e para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável pela elaboração do edital da concessão e a minuta de contrato.

JORNAL FOLHA VITORIA (ES)


Aeroporto de Linhares poderá ter voos comerciais após obras de ampliação de R$ 38 milhões

Nesta quinta-feira (19), o governador Paulo Hartung, assinou o Aviso de Licitação para as obras. As intervenções serão possíveis por meio de um convênio entre os governos estadual e federal

O Aeroporto de Linhares, no Norte do Estado, receberá obras de ampliação, que incluem, dentre outros pontos, o aumento do tamanho da pista e o reforço de sinalização. Essas intervenções permitirão que o aeroporto, que hoje opera com voos particulares, receba aeronaves de maior parte.
Nesta quinta-feira (19), o governador do Estado, Paulo Hartung, assinou o Aviso de Licitação para as obras, que será publicado nesta sexta-feira (20). As intervenções serão possíveis por meio de um convênio entre o Governo do Estado e o Governo Federal, através da Secretaria de Aviação Civil. Serão investidos R$ 38.055.640,08.
A elaboração do edital de licitação ficou por conta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), assim como a execução das obras, previstas para serem concluídas no primeiro semestre de 2017.
O diretor-geral do DER-ES, Halpher Luiggi, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento da região. “É uma intervenção importante do Governo do Estado, potencializando a plataforma logística e industrial que se forma no Norte do Espírito Santo. As distâncias ficarão menores”, disse.

PORTAL PANROTAS (SP)


Danilo Teixeira Alves

Paralisação de fingers em Maceió revolta trade

A paralisação das quatro pontes de embarque e desembarque do Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió, causou alvoroço no trade alagoano. Os presidentes da Abav-AL, Carlos Palmeira, e do Sindetur-AL, Afrânio Lages, encaminharam um ofício aos senadores e deputados da região cobrando providências urgentes, já que a proximidade com a alta temporada, época que o número de passageiros que passam pelo local aumenta consideravelmente, é grande.
“Duas pontes quebraram desde a instalação, em 2012. Operávamos com duas. Uma quebrou um pouco antes e a outra parou de funcionar na semana passada. A situação do nosso aeroporto está precária. O passageiro que chega em Maceió precisa andar pelo pátio de aeronaves, tornando negativa a primeira imagem do destino”, afirmou Palmeira, em entrevista ao Portal PANROTAS.
Segundo o dirigente, a situação atual do Aeroporto Zumbi dos Palmares não condiz com a realidade da capital alagoana. “O nosso parque hoteleiro está todo modernizado, nossas atrações estão revitalizadas, temos praias que são reconhecidas no Exterior pelas suas belezas. Essa precariedade pode afetar a promoção de Alagoas como destino turístico”, explicou.
Procurada, a Infraero (administradora do aeroporto) confirmou a paralisação das pontes. “Atualmente, as quatro pontes de embarque do Aeroporto de Maceió estão inoperantes. Duas delas apresentaram problemas desde a instalação dos equipamentos, em virtude de problemas do fabricante. Em 2012, a Infraero entrou com uma ação contra a empresa fabricante para indenização e reconstituição do objeto, para ressarcir a aquisição dos novos equipamentos. Esse processo continua em andamento”, disse a empresa, em comunicado.
Um processo licitatório para a contratação de empresa para fornecimento de novas pontes de embarque também já foi realizado pela Infraero. Esse processo está concluído desde o 1º trimestre deste ano, mas, para a efetiva homologação dessa licitação, a Infraero necessita de alocação de recursos financeiros por parte do Governo Federal.
De acordo com Palmeira, um encontro entre o governador do Estado, Renan Filho (PMDB) e o trade deverá acontecer em breve. "Estamos confiando na força política de Renan para que essas pontem voltem a funcionar o quanto antes", concluiu.

PORTAL RADIOFUSÃO SPUTNIK (BRASIL)


Brasil é o quarto país com melhor segurança operacional da aviação

Auditoria da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) mostra que o Brasil é o quarto país no ranking da segurança operacional da aviação no mundo, atrás somente de Coreia do Sul, Cingapura e Emirados Árabes Unidos.
A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil divulga dados que mostram que o Brasil obteve 96,49% de conformidade com as normas do programa de adequação de segurança. Segundo a Secretaria de Aviação Civil, o resultado se deve ao programa lançado em resposta às preocupações sobre a adequação da segurança operacional na aviação em todo o mundo.
O especialista Nélson Francisco Düring afirma que o Brasil sempre teve uma boa posição no ranking da aviação:
“A formação da nossa estrutura de aviação civil está muito vinculada à estrutura militar. Os principais aeroportos geralmente foram bases aéreas. O Galeão (Rio) era uma base aérea; Congonhas e Guarulhos (SP), também. Isso é uma parte da infraestrutura. E na parte de comando, controle e organização também houve um grande avanço quando nos anos de 1970 o Brasil optou por ter um sistema integrado de comando e controle de espaço aéreo, o que permitiu que tivéssemos uma evolução muito grande.”
Segundo Düring, após o 11 de Setembro autoridades de vários países, inclusive dos Estados Unidos, vieram ao Brasil para ver como funcionava um comando único brasileiro tanto para a aviação civil como para aviação militar.
O especialista avalia que o setor no Brasil chegou a passar por alguns momentos tumultuados com a criação da Agência Nacional de Aviação Civil, a passagem de boa parte das funções do comando da Aeronáutica para a parte civil, mas agora o momento é de alavancagem do setor, e esse resultado é positivo para o país.
“Nós estamos retomando um bom conceito, que a aviação brasileira sempre teve. E esse índice é muito bom, porque nós temos à nossa frente três países [Coreia do Sul, Cingapura e Emirados Árabes Unidos] que têm seu espaço aéreo, seu sistema aeronáutico civil, bem monitorado.”
De acordo com a última auditoria realizada pela ICAO, o Brasil, que é o terceiro maior mercado de aviação do mundo, deu um salto de 17 posições no ranking de segurança operacional da aviação. Em 2009, o país teve nota de 87,6%, ocupando a 21.ª posição na avaliação.
“Nós tínhamos uma situação traumática e fomos implementando. A própria criação da ANAC e a questão da série de privatizações de aeroportos melhoraram muito a estrutura. Uma série de movimentos paralelos, que foram acontecendo, como melhoria também no controle do espaço aéreo pela própria Força Aérea. Hoje nós temos o Brasil todo coberto por radar. Temos um universo bastante grande de aeronaves”
A próxima auditoria da ICAO no Brasil deverá ocorrer em 2017.
Nélson Francisco Düring acredita que, apesar de 2016 vir a ser um ano difícil, por conta do grande trânsito aéreo devido aos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, o país deverá conseguir manter a boa posição no ranking de segurança da aviação: “O Brasil deverá, pelo menos, manter essa posição ou melhorar um pouco.”

DEFESA AÉREA E NAVAL (SP)


Aeronave da FAB lança 48 lmil litros de água em Mucugê e e Morro Branco (BA)

Luiz Padilha
Focos de incêndio localizados nos municípios de Mucugê em Morro Branco, distantes 450 km de Salvador, capital baiana, foram os alvos, na quarta-feira (18/11), das ações da Força Aérea Brasileira (FAB), no combate às chamas na Chapada Diamantina. No total, o avião C-130 Hércules lançou 48 mil litros de água em quatro voos para acabar com as chamas no primeira dia de apoio da FAB na região.
As chamas foram detectadas pelo helicóptero Super Puma da FAB em um voo de reconhecimento nas localidades atingidas pelo incêndio.

MUNDO AO MINUTO (PO)


Matar com drones "aumenta ódio" e alimenta o terrorismo

Quatro antigos operadores de aviões não tripulados (drones) dos EUA consideraram hoje que as eliminações de alegados terroristas através desta arma propagam o ódio e alimentam o terrorismo, em carta dirigida à Presidência norte-americana.
A eliminação por drone é "um dos motores mais potentes para o terrorismo e a desestabilização no mundo", escrevem os quatro antigos militares, em carta dirigida ao Presidente Barack Obama e a outros dirigentes norte-americanos, publicada no diário britânico The Guardian.
"Não podemos ficar de braços cruzados perante tragédias como esta dos atentados em Paris", acrescentam.
"Os civis inocentes que nós matamos só aumentaram os sentimentos de ódio" na origem do terrorismo e de grupos como o Daesh, escrevem, solicitando ao governo dos EUA que "reconsidere a sua abordagem".
Segundo o jornal britânico, que publica hoje os seus testemunhos, os quatro operadores de drones estão nos 30 anos e saíram da Força Aérea norte-americana ao fim de meia dúzia de anos de serviço, enojados pelo que fizeram.
Três tinham a função de gerir os sensores e sistemas de alvo dos drones em missão e um quarto era um técnico encarregado das infraestruturas de comunicação com os aparelhos.
Um deles, Brandon Bryant, relata um ataque a um grupo de cinco pessoas no Afeganistão, durante o seu sono. Apesar de suspeitas de transportarem explosivos, o ataque não causou explosões secundárias. "Um assassínio covarde", sintetizou.
No fim do seu serviço, receberam uma pequena carta, em envelope fechado, com o número de eliminações para as quais tinham contribuído. Bryant disse que "cometeu o erro de abrir a sua", relata o The Guardian -- "o número era de 1.626".
Segundo a sua carta dirigida ao governo Obama, os remorsos "fê-los todos sucumbir à síndroma do "stress" pós-traumático", com alguns a tornarem-se mesmo "sem abrigo".
Dois destes ex-operadores participaram no documentário "Drone", da realizadora norueguesa Tonje Hessen Schei, exibido em 2014.
Procurando não reenviar tropias para o terreno, depois das guerras traumatizantes no Afeganistão e Iraque, o governo de Obama aumentou fortemente os ataques com drones nas suas campanhas no Médio Oriente contra a Al-Qaida e, mais recentemente, contra o Daesh.
O sítio de investigação The Intercept publicou recentemente um inquérito em que os EUA são acusados de subestimar o número de vítimas civis mortas pelos drones. Acrescentou ainda que 90% das pessoas mortas por estes ataques aéreos durante cinco meses de operações no Afeganistão não eram os alvos pretendidos.

PORTAL CAVOK (BRASIL)


UNITAS: Câmera no capacete de um piloto revela como é o combate aéreo

Fernando Valduga
Durante o exercício UNITAS, caças F-5 da Força Aérea Brasileira realizam treinamentos de combate aéreo contra aeronaves F-18 da US Navy (Marinha dos EUA). Confira a seguir um vídeo feito de dentro do cockpit de um F-5 da FAB.

Velocidades de quase 1.000 km/h, manobras de até nove vezes a força da gravidade e mudanças bruscas de altura, que podem variar entre 7 mil e 2 mil metros em menos de 30 segundos são algumas das características impressionantes dos combates aéreos realizados entre os caças durante o exercício UNITAS.
Os combates simulados são realizados nos céus da costa brasileira, entre os estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Nas imagens gravadas por uma câmera instalada no capacete do piloto é possível acompanhar como é o combate aéreo.

JORNAL DE CUIABÁ (MT)


O Brasil e o terrorismo

Vivendo em clima de permanente insegurança, os brasileiros têm todos os motivos para descrer da capacidade do país de prevenir ataques terroristas como o ocorrido em Paris e que, segundo especialistas, podem se repetir nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Previsões agourentas não faltam, ainda que o governo e as Forças Armadas já tenham iniciado um grande programa de treinamento antiterror com vistas ao evento esportivo.
O conforto possível é oferecido pelo antecedente da Copa de 2014, quando o Brasil cumpriu com o que prometeu à Fifa e às delegações e montou um esquema de segurança com eficiência reconhecida em todo o mundo. Segunda-feira passada, na Turquia, a presidente da República referiu-se aos riscos de atentados e assegurou que o Brasil está fora do foco dos grupos que disseminam terror. A senhora Dilma Rousseff vale-se da percepção de que o país não tem inimigos externos e tampouco estaria na lista de prioridades dos agressores. É uma declaração sensata, porque não contribui para a radicalização. Mas o país precisará de ações preventivas efetivas, para que essa sensação de segurança pretendida pela presidente seja transmitida a todos os que virão ao Brasil e, é claro, também à população.
Seria temerário supor que algumas regiões estariam imunes, até porque o ocorrido em Paris é entendido como uma mudança de atitude na forma de agir do Estado Islâmico. Também é ingênuo pensar, como advertem os analistas internacionais, que apenas Europa e Estados Unidos estejam na mira do terror. O Brasil deve ter a compreensão de que não existem mais áreas livres da intolerância e trabalhar no sentido de repetir, em circunstâncias mais desafiadoras, o êxito do esquema de segurança da Copa.
Tão importante quanto cobrar do poder público providências efetivas, porém, é o engajamento da população na prevenção. Os brasileiros precisam desenvolver a consciência de autoproteção e de colaboração com as forças de segurança, identificando potenciais suspeitos e informando as autoridades com as devidas precauções. O Brasil só evitará ações terroristas futuras se melhorar as atuais condições de segurança da população e contar com a adesão da sociedade na vigilância.
O Brasil só evitará ações terroristas futuras se melhorar as atuais condições de segurança da população.



Leia também:









Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented