|

ANAC disponibiliza dicionários de termos da aviação civil



ANAC disponibiliza dicionários de termos da aviação civil ...

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou, nesta quinta-feira (27/08/2015), dicionários sobre termos da aviação civil nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. As publicações trazem definições, notas, subáreas, sinônimos, termos relacionados, contextos de uso e traduções de termos técnicos da aviação civil — além de dados linguísticos mais aprofundados.

Os dicionários são vinculados à ANACpédia, base de dados disponibilizada em 2012 e aprimorada após um termo de compromisso firmado pela Agência perante a Comissão Latino-americana de Aviação Civil (CLAC) no biênio 2010-2012, período em que o Brasil atuou como ponto focal de capacitação da entidade. Com sede em Lima (Peru), a CLAC possui 22 países-membros, dentre eles o Brasil, e tem como objetivo fomentar a cooperação e a coordenação de atividades de aviação civil entre os Estados-membros — países situados na América do Sul e América Central, incluindo o Panamá, México e Estados do Caribe.

Como resultado de um Acordo de Cooperação Técnica formalizado em março deste ano, em Cabo Verde, os dicionários e as listas de siglas vêm sendo utilizados também pelas autoridades de aviação civil que compõem a Comunidade das Autoridades de Aviação Civil Lusófonas (CAACL). Fundada em 2007, a comunidade agrupa Autoridades de Aviação Civil dos países de língua oficial portuguesa e assume a natureza de um fórum de reflexão, discussão e concentração para o setor, criando condições de cooperação entre os países. Compõem o grupo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Clique aqui para acessar os dicionários de termos da aviação civil.

Dúvidas e sugestões, inclusive sobre termos não localizados, podem ser enviadas para anacpedia@anac.gov.br.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented