|

Avião elétrico tripulado



Avião elétrico tripulado ...

A primeira aeronave tripulada com motorização elétrica autorizada pela ANAC realizou, no dia 18 de maio de 2015, em São José dos Campos (SP), seu primeiro voo. Intitulado “Sora-e”, o monomotor tem capacidade para transportar duas pessoas, e é resultado da adaptação de um avião convencional para um avião com sistema de propulsão elétrico, cujas baterias podem ser recarregadas em uma tomada. A velocidade máxima pode chegar a 340 km/h.

De acordo com o Gerente Técnico de Auditoria e Inspeção da SAR (GTAI), Pedro Henrique Leite Paludo, a aeronave foi construída em 2007 e, após passar por avaliação da ANAC em 2008, recebeu um Certificado de Autorização de Voo (CAV) para o propósito de operação de aeronave construída por amador, sendo este um dos propósitos que possibilitam a operação de aeronaves experimentais. “À época, a aeronave possuía motorização convencional. Em maio de 2015, a ANAC recebeu os dados técnicos referentes à alteração da motorização da aeronave, passando da motorização convencional para a motorização elétrica”, disse.

Apesar de estar autorizada a operar, a aeronave não possui certificação de projeto. Como se trata de aeronave experimental, existem algumas restrições e limitações a sua operação, entre elas a impossibilidade de executar atividades comerciais, como o transporte remunerado de bens ou pessoas, e sobrevoar áreas densamente povoadas.

A operação de aeronaves elétricas tripuladas representa a busca por fontes de energia alternativas e mais limpas em relação aos combustíveis fósseis, com o objetivo de reduzir impactos ambientais. Esse tipo de aeronave ainda representa uma novidade na aviação mundial, e opera em caráter experimental, com o objetivo de testar e aperfeiçoar novos desenvolvimentos. Por enquanto, não existem aeronaves elétricas atuando em rotas comerciais ou operações usuais.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented