|

Mais de 40 mil espectadores prestigiam a participação da Esquadrilha da Fumaça no evento “6 Horas Le Mans de São Paulo”


Com os carros a postos na pista de Interlagos para a corrida “6 Horas Le Mans de São Paulo”, os olhos de mais de 40 mil espectadores se voltaram para o céu com a chegada das sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça. Quatro sobrevoos sobre o autódromo foram o suficiente para emocionar o público presente na última etapa da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC neste domingo, dia 30 de novembro.

O Comandante do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, comentou: “é extremamente gratificante participar de um evento de tão grande visibilidade e que homenageia um dos ícones do automobilismo mundial, Ayrton Senna. Neste ano, completam-se 20 anos do legado deixado por ele que é um dos ídolos mais importantes da memória do esporte brasileiro”.

Grande fã da Fumaça, o analista de produção Carlos Fernandes Souza (foto à direita) comentou que sempre faz questão de prestigiar a Esquadrilha. “A primeira vez que vi uma demonstração do Esquadrão foi no Campo de Marte, em São Paulo. Esse momento foi marcante para mim. Eu só vim ao evento 6 Horas Le Mans para assistir à Esquadrilha. E quando eles se aproximaram com suas sete aeronaves fiquei bastante emocionado. Eu amo de verdade o trabalho da Força Aérea Brasileira (FAB). Levo minha esposa sempre comigo, e ela aprendeu a amar a Fumaça assim como eu”.

O bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipladi, foi o principal anfitrião do evento no Brasil e correu pela equipe Ferrari, cuja logística foi realizada pela empresa AF Corse. Envolvido na competição, o responsável pela logística dessa empresa, Juan Aragonés (foto abaixo), fez questão de sair do box de corrida para assistir aos sobrevoos da Esquadrilha. “Eu adorei essa mistura de duas habilidades arrojadas que é o automobilismo e a aviação com a Esquadrilha. É muito legal poder assistir a esse Esquadrão em um evento com tanta visibilidade nacional e internacional. Depois desse espetáculo no céu, tenho certeza que muitos jovens que estão aqui vão querer ingressar na Força Aérea. Foi sensacional”.

Estande da FAB
Além da Esquadrilha da Fumaça, duas outras atrações da Força Aérea Brasileira também chamaram a atenção do público. A primeira foi a presença da Equipe de Salto Livre Falcões. Ao som do hino nacional, o paraquedista da FAB saltou com a bandeira brasileira para entregá-la ao Emerson Fittipaldi que o aguardava bem na faixa da largada, ao lado do Comandante do IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Outra atração foi a exposição que reuniu alguns dos projetos de Defesa e Espaço desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos. Os projetos foram os seguintes: Simulador de Voo do A-29, aeronave usada pela Fumaça, e a mostra fotográfica “Pela Janela do meu Escritório”, imagens que retratam a paixão de pilotos profissionais e amadores pela aviação. Foi no estande da FAB que o público também pôde conversar com os pilotos da Esquadrilha. Durante a tarde, a equipe distribuiu autógrafos, posou para fotos e respondeu a perguntas dos admiradores.

Esquadrilha da Fumaça sobrevoou o Autódromo de Interlagos no evento "6 Horas Le Mans de São Paulo"
Bicampeão Mundial de Fórmula 1 e anfitrião do evento, Emerson Fittipaldi, recebe a equipe da Esquadrilha
Participantes do evento conhecem o estande da Força Aérea Brasileira
Apresentação da Equipe de Salto Livre Falcões com militares da FAB
Pilotos se preparam para a corrida "6 Horas Le Mans de SP"
Fotos: Sgt Batista (CECOMSAER)


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented