|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/07/2014

Anac autua Viracopos por atraso em obras de ampliação ...




O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP), foi autuado nesta quarta-feira (23) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) devido ao atraso nas obras de expansão do aeroporto. Concedido à iniciativa privada em 2012, Viracopos deveria ter inaugurado em 11 de maio um novo terminal de passageiros, um edifício-garagem, obras viárias de acesso e novas pistas de aeronaves ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Força Aérea dos EUA lança dois novos satélites de vigilância


Equipamentos vão monitorar outros países, segundo o governo. Foco será atacar possíveis ameaças contra objetos espaciais americanos.

A Força Aérea americana lança nesta quarta-feira (23) novos satélites para monitorar os outros países e contra-atacar possíveis ameaças contra objetos espaciais americanos.
Está previsto que dois satélites sejam enviados a órbitas de grande altitude pela primeira vez como parte de um programa que até há alguns meses era estritamente secreto.
Os equipamentos serão lançados de foguetes Delta IV da estação da Base Aérea de Cabo Canaveral na Flórida e irão para uma órbita de 35.900 km acima da Terra, onde orbitam outros satélites-chave dos Estados Unidos.
"Esta dupla de vigilância ajudará a proteger nossos ativos em geo (órbita de grande altura)", afirmou o chefe do Comando Espacial da Força Aérea dos Estados Unidos, general William Shelton. Ele destacou que isso ajudará a melhorar sensivelmente as imagens militares americanas do tráfego de satélites em órbita.
A vigilância do espaço atualmente é feito da Terra ou em baixas altitudes, a poucas centenas de quilômetros da Terra.
O projeto é conhecido como Programa de Consciência Situacional do Espaço Geosincrônico (GSSAP), e se tornou público pela primeira em março.

Acidente durante pouso de avião deixa mortos em Taiwan


Aeronave da companhia TransAsia tentava pousar em Penghu. Segundo as autoridades locais, 47 pessoas morreram e 11 ficaram feridas.

Um avião da companhia aérea TransAsia caiu nesta quarta-feira (23), no arquipélago de Penghu, em Taiwan, deixando dezenas de mortos.
De acordo com a agência taiwanesa Focus Taiwan, 58 pessoas estavam a bordo - 54 passageiros e quatro tripulantes.
O ministro dos Transportes de Taiwan, Yeh Kuang-shih, disse que 47 pessoas morreram. Os 11 sobreviventes tiveram ferimentos diversos e foram socorridos.
Edifícios próximos ao local da queda pegaram fogo, mas não houve feridos fora do avião.
De acordo com a Focus Taiwan, o avião tentou pousar uma primeira vez no aeroporto de Magong, em Penghu, às 19h06 locais (6h06 de Brasília). O tempo estava ruim. A torre de controle perdeu contato com a aeronave enquanto ela tentava pousar pela segunda vez, de maneira forçada. O acidente aconteceu em seguida, segundo o diretor-geral da Administração Aeronáutica Civil de Taiwan, Jean Shen.
Inicialmente, chegou a ser informado que o acidente aconteceu em um pouso de emergência.
Ainda segundo a mesma fonte, o avião, um ATR 72, decolou às 17h43 do aeroporto de Kaohsiung, no sul de Taiwan. A aeronave tinha 14 anos. O voo era o GE222.
O Departamento de Bombeiros de Penghu disse que a aeronave tentava pousar em meio a condições adversas do tempo quando bateu em uma segunda tentativa e pegou fogo. Moradores locais disseram ter ouvido o barulho de explosões.
"A condições eram de tempestade durante o acidente", disse His Wen-guang, um porta-voz dos bombeiros de Penghu.
"Enviamos 11 pessoas com lesões do local do acidente para o hospital. Alguns edifícios adjacentes à pista de pouso pegaram fogo, mas não havia ninguém dentro no momento e o fogo foi extinto", acrescentou.
O tufão Matmo atingiu Taiwan nesta quarta, trazendo fortes chuvas e ventos e fechando desde o mercado financeiro a escolas.
O Conselho de Segurança da Aviação local convocou uma reunião de emergência para descobrir as causas do acidente.

Analistas dizem que foto de avião que caiu na Ucrânia indica uso de míssil


Imagem feita pela AP mostra buracos na fuselagem da Malaysia Airlines. Segundo os EUA, rebeldes usaram o sistema de mísseis SA-11.

Analistas militares independentes disseram nesta quarta-feira (23) que o tamanho, disposição, forma e número de estilhaços visíveis em um pedaço da fuselagem do avião da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia indicam o uso de um sistema de mísseis como o SA-11, apontado por analistas dos Estados Unidos como a arma utilizada para derrubar a aeronave.
A queda do avião, no dia 17, matou todos os 298 a bordo enquanto a aeronave sobrevoava uma região dominada por rebeldes pró-Rússia na Ucrânia.

Konrad Muzyka, analista do Centro de Análises sobre Defesa IHS Jane, disse que o número de buracos visto nos pedaços da aeronave significa que apenas uma arma com poder de fragmentação como o SA-11 poderia ter sido usada. “Ele tem uma ogiva de 70 kg que explode e manda estilhaços para fora”, explicou. O fato de os buracos serem voltados para dentro confirma que a explosão aconteceu do lado de fora do avião.
Justin Bronk, um analista militar do Royal United Services Institute, disse que “o tamanho dos buracos é bastante amplo, de acordo com o que você esperaria de um míssil grande como o SA-11.
Autoridades da inteligência dos Estados Unidos disseram nesta terça-feira (22) que acreditam que separatistas ucranianos provavelmente derrubaram o avião da Malaysia Airlines por engano.
As autoridades americanas também disseram que não sabiam que os separatistas possuíam mísseis SA-11 russos até a queda do avião.As autoridades afirmaram que a conclusão delas foi sustentada por conversas interceptadas de separatistas pró-russos conhecidos, cujas vozes foram verificadas por agências norte-americanas
.Os interlocutores inicialmente se gabaram sobre a derrubada de um avião de transporte, mas depois reconheceram que poderiam ter cometido um erro, disseram os funcionários.
As autoridades de inteligência afirmaram nesta terça-feira que tinham relatos de que dezenas de aviões foram alvejados em áreas controladas pelos separatistas durante dois meses de combates entre as forças governamentais e rebeldes ucranianos. Dois deles eram grandes aviões de transporte, disseram os funcionários.Um deles afirmou que até o avião da Malaysia Airlines ser atingido, a maioria, se não todos os aviões que foram alvos, voava a baixa altitude.

PORTAL BRASIL


Copa: Aeroportos receberam 17,8 milhões de passageiros


Número é 13% maior que mesmo período do ano passado, quando os mesmos terminais receberam 15,8 mi de pessoas

Os aeroporto brasileiros registraram elevada movimentação e baixo índice de atrasos durante o período de disputa da Copa do Mundo. Os dados constam do balanço do desempenho do setor divulgado pela Secretaria de Aviação Civil.
No intervalo entre 10 de junho e 15 de julho, dois dias antes e dois dias depois da competição, um contingente de 17,8 milhões de pessoas circularam pelos 21 terminais aéreos que atenderam as demandas da Copa do Mundo disputada no Brasil. O número é 13% maior do que o do mesmo período do ano passado, quando esses mesmos terminais receberam 15,8 milhões de pessoas.
Os aeroportos que atenderam as 12 cidades-sede da Copa disputada no Brasil receberam quatro vezes mais pessoas que os principais aeroportos da África do Sul durante a Copa de 2010: na África, passaram pelos terminais de passageiros cerca de 4 milhões e meio de pessoas entre 1º de junho e 17 de julho de 2010. Somente Guarulhos movimentou mais de 4 milhões de pessoas durante a Copa 2014. Foi mais do que processaram, somados, os aeroportos das três principais cidades da África do Sul há quatro anos.
O recorde de movimento nos aeroportos brasileiros, com 560 mil passageiros, ocorreu em 14 de julho, dia seguinte à final entre Alemanha e Argentina, um dos maiores picos de movimentação do ano, se considerada toda a malha. O índice médio de atrasos superiores a 30 minutos nas partidas foi de 6,94% entre 10 de junho e 15 de julho, um índice muito semelhante ao europeu. Na União Europeia, os atrasos com mais de 30 minutos em todo o ano de 2013 foram de 7,6%.
O tempo médio de restituição de bagagem nos aeroportos brasileiro foi de 8 minutos e 36 segundos para os voos domésticos e de 28 minutos e 18 segundos nos internacionais. O check-in doméstico demorou, em média, menos de 11 minutos. E a emigração ocorreu em 5 a 7 minutos.
Transporte aéreo
Mais de três milhões de brasileiros circularam pelo continente para acompanhar os jogos e as festas relacionadas à Copa do Mundo. A maioria deles, 1.656.567 (54,2%) se deslocou de avião, segundo dados do Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo respondeu pelo maior número de viajantes: 858.825 entre turistas (que pernoitam no destino) e excursionistas (que retornam no mesmo dia), seguido pelo Rio de Janeiro (260.527) e Bahia (220.021).

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Lei deu nome de tio de Aécio para aeroporto em MG


Assembleia aprovou iniciativa de deputado antes que a obra em Cláudio ficasse pronta

O aeroporto da cidade mineira de Cláudio, construído pelo governo de Minas num terreno de um parente do senador Aécio Neves (PSDB) desapropriado pelo Estado, ainda não foi inaugurado nem está liberado para operar, mas já teve batismo oficial.
Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em 2009, determina que o local seja denominado "Aeroporto Deputado Oswaldo Tolentino", nome de um tio-avô de Aécio.
Na semana passada, quando a reportagem da Folha esteve no aeroporto de Cláudio, a 150 km de Belo Horizonte, não havia placa ou indicação que revelasse seu nome.
Já falecido, Oswaldo era irmão de Múcio Tolentino, 88, outro tio-avô do presidenciável e dono do terreno onde o governo de Minas construiu o aeródromo. A obra custou R$ 14 milhões e foi feita quando Aécio era o governador.
A área foi desapropriada, mas o tio de Aécio contesta o valor proposto pelo governo para a indenização. O Estado obteve a posse do terreno, mas não o registro, que ainda está em nome de Múcio.
Conforme a Folha mostrou no domingo (20), o aeroporto era controlado na prática por familiares de Aécio, que guardavam as chaves do portão e autorizavam pousos e decolagens. Segundo um primo do presidenciável, a pista recebe voos semanalmente e é usada pelo próprio Aécio sempre que ele visita a Fazenda da Mata, refúgio familiar que fica a 6 km do local.
Aécio divulgou nota afirmando que a construção seguiu critérios técnicos e que seus familiares não foram beneficiados com a obra. Ele nega qualquer irregularidade.
A lei 18.386, que batizou o aeroporto, foi apresentada na Assembleia pelo agora deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), aliado de primeira hora do senador tucano.
No projeto de lei, ele justificou a decisão de batizar o aeroporto com o nome do parente do então governador de Minas: "[Presta] justa homenagem ao ex-deputado Oswaldo Tolentino, um dos filhos mais ilustres do município, que foi o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião, de nome Aeronca, em meados de 1953".
Em setembro de 2009, um ano antes da conclusão da pista, o então governador Aécio Neves promulgou a lei, batizando o aeroporto de Cláudio com o nome de seu tio Oswaldo Tolentino.

Anac autua Viracopos por atraso em obras de ampliação



O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (a 93 km de SP), foi autuado nesta quarta-feira (23) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) devido ao atraso nas obras de expansão do aeroporto.
Concedido à iniciativa privada em 2012, Viracopos deveria ter inaugurado em 11 de maio um novo terminal de passageiros, um edifício-garagem, obras viárias de acesso e novas pistas de aeronaves.
Nada ficou pronto no prazo, e apenas as novas pistas de aeronaves foram inauguradas na véspera da Copa do Mundo. Uma pequena parte do terminal de passageiros foi utilizada pelas delegações das seleções que ficaram hospedadas na região de Campinas, e o edifício-garagem passou a operar em fase de testes há três semanas.
Em abril, a Folha antecipou que as obras de ampliação do aeroporto seriam entregues incompletas para a Copa.
Em maio, informou que o novo terminal só receberia voos depois do torneio.
Apesar de ter autuado a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeroporto, a Anac informou que o valor da multa pelo descumprimento do contrato só será definido após a análise da defesa.
Em nota, a concessionária afirmou que ainda não recebeu o auto de infração. "Após a entrega da notificação, a concessionária irá apresentar sua defesa no prazo legal previsto."
DEFESA
Segundo a Anac, a Aeroportos Brasil Viracopos tem 20 dias para apresentar defesa. Após a análise, a agência decidirá sobre a aplicação de penalidade, definindo o valor da multa –que pode chegar a R$ 170 milhões, mais R$ 1,7 milhão por dia.
O diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, já disse que a multa deverá ficar entre R$ 70 milhões e R$ 170 milhões. "As projeções continuam válidas, mas são apenas estimativas", afirmou a agência.
Viracopos é, hoje, o segundo maior aeroporto de cargas do Brasil e o sexto em número de passageiros (recebeu 9,3 milhões de pessoas em 2013, à frente do Santos Dumont, no Rio).
A projeção da concessionária é que, até 2042, o terminal seja usado por 80 milhões de passageiros por ano e se torne o maior da América Latina.
ATRASO DE 7 MESES
Pelo novo cronograma de obras que apresentou à Anac, a Aeroportos Brasil Viracopos pretende concluir a primeira fase de investimentos em três etapas, com o prazo final em dezembro.
Na semana passada, ao anunciar que havia repassado o documento à Anac, a concessionária disse que as obras ficariam prontas em outubro.
O terminal de passageiros, com saguão principal e três píeres, é o trecho das obras de Viracopos que enfrenta os maiores atrasos.
Por isso, a Gol inaugurou no sábado (19) a primeira conexão do interior de São Paulo com as Américas do Norte e Central no terminal atual –onde a sala de embarque é "reversível" para voos domésticos e internacionais.

Explicação de Aécio não decola



Desde domingo, quando o repórter Lucas Ferraz contou que a Viúva construiu uma pista de pouso asfaltada no município de Cláudio (MG), a 6 km da fazenda centenária do ramo materno da família de Aécio Neves, o candidato tucano à Presidência da República ofereceu explicações insuficientes para satisfazer a curiosidade de uma pessoa que pretenda votar nele em nome do seu compromisso com a gestão e a transparência. Situações desse tipo afloram em campanhas eleitorais, e a maneira como os candidatos lidam com elas instrui o julgamento que se faz deles. 
O campo de aviação de Cláudio fica a 120 km do aeroporto de Confins e a 36 km da pista bem equipada de Divinópolis. Lá estão as terras da família Tolentino, na qual nasceu Risoleta, avó de Aécio e mulher de Tancredo Neves. Ela morreu em 2003, deixando no espólio a fazenda da Mata, recanto onde seu neto às vezes se refugia. A obra custou R$ 13,9 milhões ao governo do Estado e foi concluída em 2010, quando ele o governava. No ano anterior, segundo o IBGE, a receita orçamentária realizada do município foi de R$ 26,3 milhões.
Aécio respondeu com uma generalidade: "Tudo foi feito com a mais absoluta transparência e correção". Juntou uma redundância: "O aeroporto foi construído em área pertencente ao Estado, não havendo, portanto, investimento público em área privada". Finalizou com uma precipitação: "Já foi tudo explicado".
Por enquanto, há em Cláudio uma pista de 1 km, capaz de receber jatinhos de até 50 lugares, sem equipamento ou homologação da Anac. Falta explicar é a necessidade de a Viúva ter construído essa nova pista naquelas terras. A área foi desapropriada em 2008. Sem isso, a obra não poderia ter sido custeada pelo governo do Estado. Os Tolentino disputam o valor oferecido pelas terras (R$ 1 milhão). Uma peritagem, ainda que tardia, poderá resolver a questão. O próprio candidato argumenta que "aeroportos locais, que não possuem voos comerciais, ou pistas de pouso fechadas são prática comum em aeroportos públicos no interior do país, como forma de evitar invasões (...) que possam oferecer riscos à segurança dos usuários". Tem toda razão e leva ainda o mérito de expor uma questão relacionada com os investimentos públicos em pistas que só recebem aviões privados. Talvez Cláudio precisasse de uma. Do jeito que está, recebe irregularmente uns dois aviões por semana. O ex-governador informa também que não se tratou de construir uma nova pista, mas apenas de modernizar outra, de terra, feita em 1983, quando seu avô era governador e um Tolentino, prefeito da cidade. A Viúva não deve ter ficado com essa conta, pois a terra era privada.
A comodidade de uma pista de pouso paga e mantida pela Boa Senhora é o objeto do desejo de todo fazendeiro. Tome-se, porém, o exemplo de Paul Mellon, um finíssimo bilionário que vivia entre seu haras da Virgínia e o mundo. Comprou um avião e, para seu conforto, construiu um aeroporto dentro de suas terras, em Upperville. Lá, avisa-se: "Uso privado. É necessária autorização para pousar".
Mellon fez o aeroporto com o dinheiro dele. A pista de Cláudio, como diria Armínio Fraga, foi construída com o "meu, o seu, o nosso".

PORTAL TERRA


Aeroporto construído em MG terá nome de tio de Aécio


Local foi construído em terreno que pertence a outro parente do senador tucano

O aeroporto construído pelo governo de Minas Gerais em um terreno que pertencia a um familiar do senador e candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) receberá o nome de um tio-avô do político tucano. O local ainda não foi inaugurado nem está liberado para operar, mas uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2009 determina que será denominado aeroporto Deputado Oswaldo Tolentino. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
De acordo com a publicação, Oswaldo era irmão de Múcio Tolentino, 88 anos, outro tio-avô do tucano e dono do terreno onde o governo mineiro construiu o aeroporto, numa obra de R$ 14 milhões.
A lei que batizou o aeroporto foi apresentada pelo agora deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), aliado de Aécio. "(Presta) justa homenagem ao ex-deputado Oswaldo Tolentino, um dos filhos mais ilustres do município, que foi o primeiro claudiense a nele pousar com seu próprio avião, de nome Aeronca, em meados de 1953", disse o parlamentar ao justificar a decisão de batizar o aeroporto. Em setembro de 2009, um ano antes da conclusão da obra da pista, Aécio - que era governador de Minas Gerais - promulgou a lei.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL MAXPRESS



Inscrições para rodada de negócios com a Força Aérea Brasileira terminam nesta 6ª

Encontro será realizado no dia 30 de julho e tem como objetivo promover o contato com empresários que pretender serem fornecedores de produtos e serviços à FAB
As inscrições para a conferência e rodada de relacionamentos comerciais entre empresários da região e integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) se enceram nesta sexta-feira (25). Empresas interessadas em fornecer produtos e serviços à FAB ainda podem reservar lugar para participar do encontro promovido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, que acontece no dia 30 de julho no Salão Nobre da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos).
Os interessados deverão se inscrever pelo site www.industriadefesaabc.com.br. A FAB procura parceiros na área têxtil; instalações; equipamentos individuais, de logística e mobilização; combustíveis, gases, óleos e lubrificantes; viaturas, motores e viaturas especiais; pneus de aviação; produtos especiais, como químicos, para manutenção de aeronaves e tinta aeronáutica; material bélico; ciência e tecnologia - sistema de informática para veículos lançadores e outros; mecânica - tanques de combustível aerotransportáveis, revisão geral de trens de pouso; e equipamentos de insumos médico-hospitalares e odontológicos.
A atividade é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Defesa do Grande ABC. Durante o encontro, os empresários da região poderão conhecer as demandas da FAB quanto a produtos e serviços diretamente com os oficiais responsáveis pelo setor de compras. A conferência terá a presença do comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, além de outros representantes da FAB, que vão apresentar projetos estratégicos e suas necessidades às empresas do Grande ABC.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented