|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 18/07/2014




Equipes de resgate da Ucrânia acham caixas-pretas do voo MH17 ...




O Estado de S. Paulo ...



Chanceler russo afirmou que, ao contrário das acusações de Kiev, Moscou não planeja 'se apossar dos registros' do avião que caiu ...


KIEV - Serviços de emergência ucranianos encontraram duas caixas-pretas no local da queda do avião da Malaysia Airlines, disse um assessor do governador da região de Donetsk, no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira, 18, segundo a agência Interfax-Ucrânia.

"Duas caixas-pretas foram achadas por nossos serviços de emergência. Não tenho informações sobre onde se encontram essas caixas no momento", disse Kostyantyn Batovsky, de acordo com a agência. Um porta-voz do Ministério de Emergências ucraniano não quis comentar a notícia.

Mais cedo, Kiev acusou, segundo a rede americana CNN, os separatistas pró-Rússia de pegarem as caixas-pretas e levarem para Moscou, mas o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que a Rússia não planeja se apossar dos registros de voo das "caixas-pretas".

"Apesar do que Kiev está novamente dizendo, nós não planejamos pegar essas caixas (pretas). Não planejamos violar normas (internacionais) vigentes nesse tipo de situação", disse Lavrov em uma entrevista à TV estatal russa.

"Queremos que peritos internacionais cheguem o mais rápido possível ao local da queda para que possam recuperar as caixas-pretas imediatamente."







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




REVISTA ÉPOCA


Avião a energia solar dará volta ao mundo


Solar Impulse 2 tenta fazer o que se julgava impossível até há pouco tempo

Especialistas em aviação sempre julgaram improvável mover um avião com energia solar por causa da potência necessária. Isso até o ano passado, quando o Solar Impulse, o primeiro avião movido a energia solar, realizou com sucesso uma travessia entre São Francisco e Nova York, com apenas quatro escalas, pilotado por Bertrand Piccard, um de seus idealizadores. Agora, um passo mais ambicioso: o Solar Impulse 2 pretende dar uma volta ao mundo em 2015.
Abastecido por painéis solares instalados em suas asas de 80 metros, o protótipo, de fuselagem feita de carbono, tem quatro turbinas e, graças a baterias que acumulam a energia, pode voar inclusive à noite. A cabine é pequena, tendo espaço apenas para os pilotos, um banheiro e uma área para exercícios físicos. Esta é fundamental, pois o voo ao redor do planeta será um desafio de resistência física: voando a 140 km/h, o Solar Impulse levará vários dias para atravessar o Oceano Atlântico, por exemplo, dependendo das condições climáticas.
Mas isso não assusta Piccard, que tem a aventura em seu DNA: ele é neto do explorador suíço Auguste Piccard, que em 1931 bateu o recorde de altitude em viagens de balão. Seu projeto não tem como objetivo transportar passageiros no futuro, mas contribuir para ampliar os possíveis usos de energia limpa e renovável. Para Piccard, a tecnologia desenvolvida em seu projeto poderá ser adaptada em outros setores e equipamentos, protegendo o meio ambiente e criando novas oportunidades de negócios e trabalho.

PORTAL TERRA


Acidente da TAM em Congonhas faz 7 anos com atos em SP e RS



Familiares e amigos das vítimas do voo JJ3054 da TAM, que caiu em São Paulo em 2007, matando 199 pessoas, organizaram atos na capital paulista e em Porto Alegre para lembrar os 7 anos da tragédia, completados nesta quinta-feira. A aeronave se chocou contra o prédio da TAM Express, em frente ao aeroporto de Congonhas, no dia 17 de Julho de 2007 quando chegava de Porto Alegre.
Por volta das 17h, familiares farão um ato simbólico na praça Memorial 17 de Julho, na avenida Washington Luiz, local do acidente. Segundo a Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo Tam JJ3054 (Afavitam), devido à falta de iluminação na praça, os eventos oficiais foram transferidos para o próximo sábado, quando ocorre um novo encontro e a celebração de uma missa.
Em Porto Alegre, parentes e amigos das vítimas também fazem um ato simbólico hoje. A partir das 15h, o grupo se reúne no Largo da Vida, na rotatória localizada na avenida Severo Dullius, próximo ao aeroporto Salgado Filho. Serão depositadas flores em memória das vitimas do acidente. Mais tarde será realizada uma missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, às 18h30.
O inquérito sobre o acidente aéreo corre na 8ª Vara Criminal Federal de São Paulo, onde, em 2011, foi aceita a denúncia apresentada pelo procurador da República Rodrigo De Grandis, do Ministério Público Federal de São Paulo (MPFSP), contra a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Denise Abreu, o vice-presidente de Operações da TAM, Alberto Fajerman, e o diretor de Segurança de Voo da TAM, Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro. Os três são acusados pelo crime de atentado contra a segurança do transporte aéreo, cuja pena pode ir até 12 anos. O inquérito está na fase de espera do pronunciamento da sentença.
O acidente
O voo JJ 3054 da TAM decolou do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em direção a São Paulo no dia 17 de julho de 2007. O Airbus A320 pousou às 18h48 no aeroporto de Congonhas, na capital paulista, mas não desacelerou durante o percurso da pista, atravessou a avenida Washington Luís e se chocou contra um depósito de cargas da própria companhia. Em seguida, a aeronave pegou fogo. Todas as 187 pessoas do avião e mais 12 que estavam em solo morreram.
Uma investigação do Setor Técnico Científico (Setec) da Polícia Federal apontou que uma falha dos pilotos é a hipótese "mais provável" para o acidente. De acordo com o Setec, uma das manetes que controla as turbinas da aeronave estava na posição para acelerar e isso anulou o sistema de freios. Não foi possível esclarecer se o comando estava na posição errada por falha humana ou mecânica.
Como fatores contribuintes para o acidente, o relatório final produzido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou que o monitoramento do voo não foi adequado, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) não havia normatizado regras que impedissem o uso de reversos (freios aerodinâmicos) travados e a Airbus não colocava avisos sonoros para mostrar aos pilotos quando as manetes estavam em posições diferentes (uma para acelerar e outra para frear o avião). Após a tragédia, a TAM instalou um dispositivo que avisa os pilotos sobre a posição incorreta do equipamento.
Em novembro de 2008, a Polícia Civil de São Paulo indiciou dez pessoas pelo acidente, entre elas o ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Milton Sérgio Silveira Zuanazzi e a ex-diretora da agência Denise Maria Ayres Abreu. Dias depois, no entanto, a Justiça suspendeu os indiciamentos alegando que "a medida policial ter sido lançada por meio de rede jornalística representa, aos averiguados, eventual violação de seu direito individual".
O inquérito sobre o acidente foi repassado para o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo. Em julho de 2011, o MPF ofereceu denúncia contra três pessoas por "atentado contra a segurança da aviação". São acusados: a ex-diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Denise Abreu; o ex-vice-presidente de operações da TAM Alberto Fajerman; e o ex-diretor de segurança de voo da companhia Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro. Desde 5 de junho de 2011, o processo está na mesa do juiz Márcio Assad Guardia aguardado a decisão final do magistrado.
Em janeiro de 2009, a Justiça Federal aceitou denúncia contra Denise Abreu por fraude processual. Ela é acusada de ter apresentado à desembargadora Cecilia Marcondes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, um estudo interno como se fosse uma norma da Anac. Esse documento foi usado pela Anac no recurso que garantiria, em tese, a segurança nas operações em Congonhas com chuva, sendo que pousos e decolagens só precisariam ser proibidos caso a pista estivesse com uma lâmina de água superior a 3 mm. Segundo depoimento da desembargadora Cecília Marcondes ao MPF, o documento foi fundamental para que a Justiça Federal liberasse a pista para pousos e decolagens de todos os equipamentos. Em junho de 2012, Denise Abreu impetrou habeas-corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo liminar para suspender a ação. No final do mês, o ministro Ricardo Lewandowski deu parecer favorável ao pedido.

PORTAL R7


Número de balões em rota de aeronaves cresce 145% em junho e preocupa autoridades


Cenipa alerta para risco de acidente aéreo e diz que operações aeroportuárias são prejudicadas

Os registros de balões nas proximidades de aeroportos brasileiros subiram 145% em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2013. A incidência desse tipo de prática criminosa costuma ser maior nessa época devido às festas juninas. Das 49 ocorrências no último mês, 67% aconteceram no Estado de São Paulo, 16% no Rio de Janeiro e 8% no Paraná, segundo dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
O tenente-coronel aviador Francisco José Azevedo de Morais, investigador do Cenipa, alerta que “a probabilidade de um acidente acontecer é real”.
— Se atingir o motor, ele pode ter um funcionamento anormal ou parar. Se a parte mais sólida do balão, a cangalha, colidir com o avião, pode haver perfuração da fuselagem e danos estruturais. A aeronave tem sistemas que medem pressão e temperatura do ar, que são sensíveis, e a película que envolve o balão pode entupir os sensores e o avião perder suas informações de altitude, de razão de subida. Isso é um perigo e já aconteceu.
Uma das situações de risco aconteceu no Rio de Janeiro no dia 28 de junho. O piloto de um Embraer E-100 relatou ao Cenipa que chegou a confundir o balão com uma aeronave no tráfego para a base aérea de Campo dos Afonsos, na zona oeste da capital fluminense. “A tripulação teve que sair do tráfego normal, desobedecendo a VAC [Carta de Navegação Visual], para conseguir desviar-se do mesmo, pois encontrava-se em trajetória convergente com nossa aeronave”, argumentou o comandante.
Morais acrescenta que ocorrências em que o piloto têm que desviar são rotineiras e prejudicam a operação aeroportuária.
— Na maioria dos casos, como o balão é muito grande, o piloto avista e desvia. Aí, ele já causou um problema de tráfego aéreo, porque tem slot [hora de chegada e partida], tem passageiros, outros aviões. Isso acontece toda hora.
Maior aeroporto do País, Guarulhos sofre com interferências de laser, rádios piratas, balões e aves.
No começo de junho, um Airbus A321 da TAM procedente de Fortaleza se aproximava para pousar no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, quando, por pouco, não atingiu um balão. O autor da notificação feita ao Cenipa disse que o objeto “foi avistado nos últimos segundos, em uma posição logo abaixo da aeronave, não deixando margem para manobra evasiva”. Ele ainda acrescenta que existe uma área próxima à pista onde já havia observado atividades baloeiras.
A legislação federal proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões. A pena para esse crime vai de um a três anos de prisão e multa. O investigador do Cenipa disse que o órgão já fez uma campanha de conscientização em escolas, com a distribuição de 1 milhão de exemplares de uma revista em quadrinhos explicando sobre o perigo dos balões e também de raio laser.
— Nós temos uma questão com alto potencial de desastres, de perigo, e as autoridades atuando. Mas parece que não estamos conseguindo conscientizar ou inibir essa prática, tanto que ela está aumentando.

AGÊNCIA CÂMARA


Seguridade aprova transporte gratuito de órgãos para transplante



A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na quarta-feira (16), projeto que obriga as companhias aéreas nacionais a transportar gratuitamente órgãos, tecidos e partes do corpo humano destinadas a transplantes. Pelo texto aprovado, as equipes envolvidas na retirada dos órgãos também poderão viajar gratuitamente.
Foi aprovado substitutivo do relator, deputado Padre Ton (PT-RO), ao Projeto de Lei 4243/12, do deputado Felipe Bornier (PSD-RJ). Padre Ton também incluiu na proposta que a participação de cada companhia aérea no transporte do material para transplantes será proporcional ao percentual de mercado que cada uma ocupa.
Regulamentação
Segundo o texto, o número máximo de membros das equipes de captação beneficiados com transporte gratuito será definido em regulamento, de acordo com a complexidade da retirada a ser feita. A forma de requisição do transporte também constará na regulamentação.
Padre Ton considera a proposta importante para viabilizar os transplantes de órgãos. Para o parlamentar, “de nada adiantaria todo o esforço para a captação, retirada e investigação de compatibilidade se não houver transporte a tempo para os órgãos”.
Tramitação
Em caráter conclusivo, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

JORNAL DIÁRIO DE PERNAMBUCO


Noronha recebe 20 bicicletas elétricas



A partir desta sexta-feira (18/07), moradores e turistas do Arquipélago de Fernando de Noronha passam a contar com 20 bicicletas elétricas. Até o final do ano, 50 veículos do tipo deverão ser disponibilizados pelo PlanoNoronha Carbono Neutro, lançado no ano passado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a iniciativa privada e ONGs. A solenidade de entrega está marcada para as 10h, sede do Comando da Aeronáutica. Na ocasião, a Celpe inaugura a primeira Usina Solar na Ilha.
Nova nova alternativa de mobilidade, as bikes terão o papel de contribuir para redução de CO2 no arquipélago. As bicicletas elétricas serão distribuídas em três pontos da Ilha: Boldró, Sueste e Sancho. Com velocidade máxima de 25km/h e autonomia de 60km, o modelo TM 261 250W das bicicletas doadas pela Shineray possui freios dianteiro e traseiro a disco. O design de linhas modernas com toques retro precisa de quatro a seis horas para recarregar a bateria. O peso é de 25,5 kg e a bicicleta suporta uma carga de até 100 kg, sendo ideal para passeios ou esportes por sua quantidade de marchas.
Inicialmente o uso poderá ser feito via aluguel, onde será cobrado a diária por pessoa, até que a tecnologia para implantação do sistema de compartilhamento, com prazo previsto para o final do ano, seja concluída. Até lá, já estarão na Ilha o total de 50 bikes elétricas, sendo aplicado o modelo de compartilhamento semelhante ao que já existe no Recife.
O Plano Noronha Carbono-Neutro pretende transformar a ilha de Fernando de Noronha no primeiro território a reduzir e compensar as emissões de gases no Brasil, sendo referência de novas tecnologias sustentáveis. O Plano foi pensado com base no Inventário de Emissões realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Ondazul e Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável. O estudo aponta o transporte aéreo como o grande emissor de CO2, representando 54,74% do total de 35.669,46 tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes emitidas em 2012). Em seguida, aparece a geração de energia elétrica, representando 29,21% e o transporte interno, com 8,73%.
Com uma população media de 4.000 pessoas, incluindo a permanência de turistas, a emissão per capita de Fernando de Noronha é de 8,92 tCO2e (toneladas de CO2 equivalentes), cerca de quatro vezes a do Brasil que é 2,2 tCO2e. A expectativa é de que além da implantação do uso de bikes elétricas e do investimento em energia limpa, outras ações sustentáveis agreguem valor ao Noronha Carbono Neutro.
A idéia é substituir combustíveis fósseis por biocombustível, incentivar cada vez mais o uso de veículos elétricos, promover mudança na matriz energética,realizar plantio de espécies nativas da mata atlântica para compensação do carbono emitido. Estima-se que no prazo de cinco anos boa parte dessas ações previstas tenham sido concluídas.

AGÊNCIA BRASIL


Brasil e China firmam acordos nas áreas de energia e aviação civil



A presidenta Dilma Rousseff e o presidente da China, Xi Jinping, assinaram hoje (17) cerca de 30 atos em áreas como aviação civil, energia, sistema financeiro, infraestrutura, educação, mineração, tecnologia, resseguros, construção e agricultura. Um dos acordos prevê a compra de 60 aeronaves da Embraer pela China.
Dilma e Xi Jinping assinaram ainda memorando de entendimento para cooperação e intercâmbio de dados de observação da terra e acordo para promoção de investimento de cooperação industrial e de tecnologia da informação. Para aprimorar o Sistema de Proteção da Amazônia, os dois países assinaram protocolo na área de tecnologia da informação e sensoriamento remoto.
Na área consular, Brasil e China firmaram acordo para facilitar a emissão de visto de negócios para cidadãos dos dois países. Pelo acordo, o visto terá três anos de validade e permite a permanência no país por até 180 dias.
Em educação, brasileiros e chineses firmaram entendimento para incentivar a difusão do mandarim no Brasil em universidades federais e cursos online. Também foi firmado acordo para oferta de estágio na China para estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras.
No setor energético, foi assinado acordo de cooperação estratégica entre Eletrobras, Furnas e as empresas chinesas China Three Gorges Corporation e CWEI Participações para incremento de cooperação na construção da Hidrelétrica do Rio Tapajós.
De acordo com o Palácio do Planalto, Dilma e Jinping assinaram acordo pra promoção de investimento e cooperação industrial. O instrumento visa à interação de empresas e instituições financeiras dos dois países nas áreas de energia, mineração, infraestrutura, indústria e agricultura. Prevê também uma reunião anual com representantes do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Em infraestrutura, também foi assinado memorando de entendimento sobre cooperação para elaboração de projetos ferroviários.
Depois de encontro no Palácio do Planalto, Dilma e Jinping encontram-se com empresários dos dois países, no Palácio Itamaraty, no encerramento da reunião do Conselho Empresarial Brasil-China.
À tarde, também no Itamaraty, ocorre a reunião de cúpula Brasil-China-Quarteto da Celac-Países da América do Sul-México. O quarteto da Comunidade dos Estados Latinos-Americanos e Caribenhos (Celac) é formado por Chile, Antígua Barbuda, Cuba e Costa Rica.
À noite, os presidentes participam de um evento que comemora os 40 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Ontem, Dilma e Jinping participaram com 14 chefes de Estado do segundo dia de reuniões da 6ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) que teve a participação dos presidentes da América do Sul.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CANAL RIO CLARO (SP)



Aberto os treinamentos do Mundial de Balonismo em Rio Claro

Equipes de várias partes do mundo ganham os céus de Rio Claro a partir desta quinta-feira (17) no Campeonato Mundial de Balonismo, que pela primeira vez acontece na América Latina. A programação desta quinta tem voos-treino entre 7 e 9 horas e das 15h30 às 17h30.
Além do treino, está previsto para o dia o check in dos pilotos, que será feito no campus da Faculdade Anhanguera, onde está instalada a coordenação geral do evento, que também terá voos-treino na sexta-feira (18), dia da cerimônia de abertura no Floridiana Tênis Clube, às 20 horas.
No sábado (19), além dos voos-treino pela manhã e tarde, haverá o briefing geral com a participação de todos os pilotos, equipe técnica da CBB e do diretor técnico do Mundial, o holandês Mathijs de Bruijn. A atividade acontece na Faculdade Anhanguera, a partir das 15 horas.
De domingo (20) até o dia 26 (sábado) serão realizados os voos competitivos com provas técnicas. Os briefings, onde são analisadas as condições climáticas e definidas as provas do dia, acontecerão sempre às 6 horas e às 15 horas, também na Faculdade Anhanguera. Os voos competitivos ocorrem pela manhã por volta das 8 horas e no período da tarde a partir das 16 horas.
Já no dia 26, último dia de provas, os voos competitivos ocorrerão somente pela manhã. A cerimônia de premiação será às 20 horas, no Grêmio Recreativo de Rio Claro. No dia (27), a partir das 8 horas, as equipes farão um “voo Fiesta”, que marcará o encerramento oficial do evento.
O 21º Campeonato Mundial de Balonismo conta com o apoio da Prefeitura de Rio Claro, Ministério do Esporte e Força Aérea Brasileira.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented