|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 19/02/2014



Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Seripa confirma que aeronave que caiu no PA já havia sofrido acidente


Relatório aponta que helicóptero caiu em Carapicuíba em 2007. Na época, três pessoas morreram no acidente.

O Serviço de Regional de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Seripa) confirmou nesta terça-feira (18) que o helicóptero Robinson 44 de prefixo PTYMF, que caiu em uma área de mata fechada no nordeste do Pará matando duas pessoas, já havia sofrido um acidente em Carapicuíba, São Paulo, em 2007. Na época, 2 pessoas morreram na queda do helicóptero. A mesma aeronave consta no relatório de acidentes aéreos da Anac em 2007, que aponta como causa do acidente a perda de controle em voo.

O helicóptero caiu no último sábado (15) na localidade de Vila Fátima, próxima ao município de Tracuateua, na região nordeste do Pará. Duas pessoas morreram. Na última segunda-feira (17), a família do piloto conseguiu identificar o corpo, graças a uma tatuagem. O Seripa ainda investiga as causas do acidente no Pará.

"Nós vamos investigar e produzir um relatório para fins de prevenção, mas cabe à Anac fiscalizar e dar cumprimento a recomendações feitas pelo Seripa", afirmou a assessoria de imprensa da aeronáutica. O G1 procruou a Anac para saber se este tipo de aeronave pode ser reaproveitada após acidente grave, mas ainda não obteve resposta. 
Imagem

 

 

 

 

 

 

Embarcação da Aeronáutica bate em pedras na Ilha do 

Medo


Sete militares estavam no catamarã, mas foram resgatados sem ferimentos. Um inquérito vai ser aberto para apurar as circunstâncias do acidente.

Uma embarcação com sete militares da aeronáutica se chocou com um banco de areia e bateu em um cinturão de pedras, próximo à Ilha do Medo, na baía de São Marcos, em São Luís no início da noite de segunda-feira (17). A embarcação ficou a deriva e uma operação foi montada pela Capitania dos Portos para resgatar os militares.
Os militares estavam em uma embarcação tipo catamarã e fizeram a travessia pelo canal do Boqueirão, por um local onde eles era acostumados a navegar, até porque na travessia feita de Alcântara para São Luís eles passavam direto para a Ponta d"Areia. Dessa vez, eles pretendiam chegar à Ponta da Espera.
"Eles bateram no banco de areia e, logo depois, teve uma perda de propulsão. Perdeu os motores e, naquele momento, a maré estava enchendo e a corrente no canal é muito forte. Sem motor e à deriva, a embarcação foi jogada para cima das pedras da Ilha do Medo e acabou acontecendo isso", afirmou o capitão dos Portos, Marcos Tadashi.
O socorro foi imediato. Os botes da companhia também compareceram, assim como lanchas e praticagem. "Todos os militares foram resgatados com vida, sem qualquer ferimentos. Vamos abrir um inquérito para investigar o ocorrido", disse.

Buscas por piloto de helicóptero que caiu no Rio seguem nesta quarta-feira


Operação de resgate será retomada no começo da manhã. Aluno do instrutor foi resgatado com vida, mas morreu no hospital.

Serão retomadas na manhã desta quarta-feira (19) as buscas pelo instrutor de helicópteros Rafael Luz André, desaparecido após a queda de uma aeronave no mar da Praia do Perigoso, em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio, nesta terça-feira (18). Um aluno, identificado como Sérgio Mauro Bonfim Junior, 24 anos, chegou a ser socorrido com vida, mas morreu no hospital. O corpo dele chegou ao IML pro volta das 19h30.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as buscas foram suspensas no começo da noite desta terça-feira (18). Pelo menos 25 militares participaram da operação. Eles localizaram o tanque da aeronave, um assento, um intercomunicador e um boné, que foram entregues à equipe da Aeronáutica. Segundo o Corpo de Bombeiros, Sérgio chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal Miguel Couto, onde faleceu. Ele era ex-jogador de futebol e defendeu o Macaé, onde era conhecido como Serginho, como publicou o Globoesporte.com.
Sérgio Mauro Bonfim Junior tinha 63 horas voo e abandonou o futebol para seguir a profissão do pai, Sérgio Mauro Bonfim, que é piloto. O pai da vítima ainda não tem informações sobre o que causou o acidente. "Eu estava em Cabo Frio voando e só fiquei sabendo que meu filho tinha falecido quando cheguei ao hospital. Até agora estamos agindo por conta própria, a escola de aviação não deu nenhuma informação."
O acidente aconteceu por volta das 9h40. Os bombeiros foram avisados por agentes de reflorestamento. Equipes por terra, um helicóptero, motos aquáticas e mergulhadores foram acionados para atuar na operação de resgate, que contou ainda com apoio de um helicóptero da Aeronáutica.
O helicóptero que caiu, um Robson 22, é muito usado para aulas de aviação. Colegas de profissão de Rafael fazem com frequência o mesmo trajeto em aeronaves iguais e ficaram consternados com o acidente. Muitos viram instrutor e aluno decolarem pela manhã do Aeroporto de Jacarepaguá. Havia chovido, mas o céu estava limpo na hora da decolagem, conforme mostrou o RJTV.
A escola de aviação Nep, que está há 16 anos no mercado, informou que o piloto Rafael Luz é experiente, tem mil horas de voo e que o helicóptero estava com a manutenção em dia, tendo feito um voo pouco antes do acidente sem apresentar qualquer problema técnico.
Alerta do instrutor

O instrutor de helicópteros Rafael Luz André postou uma mensagem sobre segurança em voos em uma rede social um dia antes do acidente. Amigos do profissional deixaram recados na página dele na internet à procura de informações sobre seu estado de saúde.
Rafael publicou uma foto na internet, às 13h02 de segunda-feira (17), com a seguinte mensagem. “Uma vez me disseram o seguinte. Aviação é o meio de transporte mais rápido pra quem não tem pressa, pois está sujeita a intempéries que independem de nossa vontade. Por isso meus amigos, digam não quando precisarem, sejam prudentes e sempre escutem seu coração !!! Bons voos com segurança para todos nós e uma excelente semana para todos !!!”, dizia a postagem.
Após o acidente, amigos do piloto comentaram na mensagem publicada em sua página. Os recados pediam orações e desejavam força a Rafael. “Amigo, você é forte e guerreiro, tenho certeza que está bem!”, dizia uma das mensagens. Outro usuário lamentou o acidente. “Parece que você estava prevendo, né, amigo?! Triste.”, disse.
Acidente semelhante
No dia 21 de novembro de 2012, outro acidente com helicótero com piloto em instrução causou mortes em Guaratiba. Felipe Berrêdo e o instrutor Silvestre Travassos, de 34 anos, morreram após a aeronave cair na Serra da Grota Funda.

AGÊNCIA SENADO


Pedro Taques pede isonomia para promoção de militares



O senador Pedro Taques (PDT-MT) cobrou do governo federal medidas para estender aos militares inativos do quadro especial do Exército os benefícios de promoção assegurados aos terceiros-sargentos, cabos, taifeiros e soldados ativos por lei sancionada em 2013.
Ele sugeriu, inclusive, que a presidente da República, Dilma Rousseff, edite medida provisória para corrigir o que ele classificou de injustiça, já que trata de forma desigual militares ocupantes do mesmo posto. Pedro Taques lembrou que o tratamento igualitário já é assegurado aos militares da Marinha e da Aeronáutica e, por isso, não faz sentido que os do Exército não sejam contemplados.
- Mais uma vez, repito: o tratamento dispensado a esse grupo afronta o princípio constitucional do tratamento igualitário previsto no artigo quinto da Constituição - salientou.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Dilma destaca ações de segurança nas fronteiras para Copa



A presidente Dilma Rousseff destacou nesta terça-feira, na coluna semanal “Conversa com a Presidenta”, publicada nos jornais do interior do país, as ações de segurança nas fronteiras devido à realização da Copa do Mundo e à Olimpíada no Brasil.
“Aprimoramos nossa estrutura institucional, ampliamos o orçamento para intensificar ações de enfrentamento ao narcotráfico, tráfico de armas e de pessoas, contrabando, para reforçar a fiscalização ao tráfego internacional de pessoas e também para reaparelhar as forças policiais”, afirmou.
Dilma disse ainda que estão em andamento ações de inteligência em conjunto com outros países, envolvendo o aprimoramento dos sistemas de informações criminais da policia brasileira e sua interface com os sistemas da Interpol, e que o governo promove troca de informações sobre torcedores violentos com outras nações.
“Criamos o Sistema de Comando e Controle para Segurança de Grandes Eventos, que será um dos legados da Copa. Ele é composto de dois Centros Integrados de Comando e Controle Nacionais e outros 12 Centros Regionais. Seis desses centros regionais já foram utilizados com sucesso durante a Copa das Confederações, no ano passado”, disse.
Dilma ressaltou também os dois planos de defesa das fronteiras: a Operação Sentinela, de caráter permanente para fiscalização de 30 pontos da fronteira, e a operação Ágata, de ações de fiscalização “surpresa”, além do uso da tecnologia no combate ao contrabando e tráfico, como uso de raio-x e Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant).
“O Plano propiciou, em 2013, a apreensão recorde de 256 toneladas de drogas (sendo 220,7 toneladas de maconha e 35,7 de cocaína). Além disso, foram apreendidos com os infratores R$ 80,1 milhões em bens, o que ajudou a enfraquecer as organizações criminosas que agem na fronteira seca do Brasil”, afirmou Dilma.
A presidente também destacou a produção recorde da safra de grãos 2013-2014, com 193 milhões de toneladas. “A expectativa é que o Brasil alcance, com esse recorde, a liderança mundial na produção de soja, mais uma dentre várias marcas que demonstram a força do campo”, disse.
Dilma reforçou ainda o discurso de que a agricultura brasileira “é exemplo de produtividade e de sustentabilidade”. “Nas últimas duas décadas, nossa produção de grãos aumentou 221%, enquanto a área plantada cresceu 41%. Isso é crescimento de produtividade, é o que buscamos para todo o Brasil”.

JORNAL DE BRASÍLIA


COLUNA GILBERTO AMARAL



Operosa

Sob a Coordenação do Comando de Operações Navais, a Marinha começou de maneira inédita, a operação "Amazônia Azul" reunindo cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos. As ações visam intensificar a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos, além de reprimir atos ilícitos em águas nacionais. O evento servirá de participação da Força Naval para a Copa do Mundo.

JORNAL BRASIL ECONÔMICO


Os caças suecos e as oportunidades escandinavas



Em julho de 2000, o governo brasileiro aprovou o programa de reaparelhamento e modernização da Força Aérea Brasileira, com investimentos totais de US$ 3,4 bilhões, consistindo na construção e aquisição de aeronaves de combate, de transporte e de helicópteros pesados. Dentro deste planejamento, destacava-se o Projeto FX, para a compra de 12 a 24 caças para substituir os antigos Mirage. Com a mudança de governo em 2003, o projeto foi protelado e, em 2006, foi remodelado.
O novo projeto era muito mais caro — passou a ser considerada como a “compra da década” no setor —,mas exigia transferência completa de tecnologia e o direito de produção sob licença da aeronave no Brasil e de exportação para o mercado sul-americano. A decisão final do processo, em dezembro do ano passado, deu vitória ao caça Gripen da Saab em um pacote de 36 aviões, inicialmente por US$6,0 bilhões. A empresa sueca venceu a disputa contra o francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18, da Boeing.
A entrada da Saab poderá ser uma oportunidade para impulsionar uma nova fase da relação Brasil e Suécia, com aumento dos investimentos, das trocas comerciais e, principalmente, do intercâmbio tecnológico. Por conta de suas características especificas—país fortemente industrializado, com tecnologia de ponta em diversos setores e mercado interno limitado—a Suécia vê o Brasil, ao lado de outros emergentes, como China e Índia, como um parceiro estratégico, graças à dimensão do mercado consumidor brasileiro e as inúmeras oportunidades de negócios.
Grande número de empresas suecas mantêm filiais no país e São Paulo é considerado o maior centro da indústria sueca juntamente com Gotemburgo. Os demais paises que, junto à Suécia, compõem a região da Escandinávia— Noruega,Finlândia e Dinamarca— são muito ligados entre si e também enxergam o Brasil como um mercado estratégico. Os noruegueses estão de olho na exploração do pré-sal, os finlandeses nas áreas de TI e papel e celulose e, os dinamarqueses, nos setores farmacêutico e eólico.
Apesar do comércio bilateral com os escandinavos ser pouco significativo para o Brasil—situando-se historicamente entre 1,5% e 2% da nossa corrente de comércio total - os investimentos de empresas escandinavas são relevantes. O país é um dos alvos principais das transnacionais da região, cujas filiais são muitas vezes, maiores em solo brasileiro que no seu país de origem.
Para o Brasil, as oportunidades são interessantes. Como os mercados internos desses países são pequenos, há mais facilidade em negociar parcerias estratégicas e usar a escala do nosso mercado como barganha, com facilidades para induzir a transferência de tecnologias, atrair as empresas para formar plataformas de exportação e pólos de pesquisa e desenvolvimento em solo brasileiro. Para se ter uma ideia, apenas a chamada “nova classe média” brasileira é um mercado que consome mais que toda a população escandinava.
Esperemos que a diplomacia brasileira aproveite a oportunidade do acordo militar para estreitar os laços com esses países, diminuindo sua fixação em temas como a “diplomacia sul-sul”, a campanha por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU ou em sua “opção preferencial” pelo eternamente moribundo Mercosul.

AGÊNCIA BRASIL


Jérôme Valcke diz em rede social que Curitiba está mantida na Copa



O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, confirmou, há pouco, em sua conta pessoal no Twitter, que Curitiba está mantida como uma das sedes da Copa do Mundo.

“Curitiba reconfirmada como sede da #Copa2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito. Será uma corrida apertada contra o tempo e o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte”, escreveu Valcke.

Neste momento, ele dá entrevista coletiva, em Florianópolis, onde participa de um evento oficial da Fifa. A Arena da Baixada está com as obras atrasadas, mas as autoridades paranaenses e a diretoria do Atlético Paranaense garantem que o estádio estará pronto para a Copa.

JORNAL ZERO HORA


A vez dos técnicos


Treinadores e representantes das 32 seleções participantes da Copa estão no Costão do Santinho, em Florianópolis, para debater e tirar dúvidas sobre o Mundial

Comissões técnicas das 32 seleções que participam do Congresso Técnico da Fifa começam a debater hoje e amanhã a organização da Copa do Mundo de 2014, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Na pauta do seminário, estão todas as questões que definem o trabalho de treinadores, médicos, responsáveis pelo transporte e preparação de toda a estada das delegações no Mundial.
A segurança de toda a competição já a partir da chegada das seleções algumas têm previsão de vir para o Brasil um mês antes das partidas será tratada com mais atenção. É um dos itens em que a Fifa exige do país-sede rigor igual ao dispensado a chefes de Estado. E Florianópolis vai servir de exemplo para o que virá logo à frente. A presença da Força Nacional de Segurança e o esquema de defesa montado com Exército, Aeronáutica e Marinha para a Capital é o mesmo aplicado às cidades-sede do Mundial.
As comissões técnicas também terão a oportunidade de esclarecer dúvidas de como proceder para trazer equipamentos e como está a organização dos centros de treinamentos (CTs).
Entre as novidades deste congresso estão a Tecnologia da Linha do Gol e as paradas técnicas, sinalizadas pela Fifa na última semana. Outro assunto que também será apresentado são os andamentos das obras nos estádios e situação de cada uma das cidades-sede. O Congresso Técnico é o mais importante evento de preparação para a Copa do Mundo. Fica apenas atrás do sorteio de chaves que ocorreu ainda em dezembro de 2013, na Bahia. Cento e vinte jornalistas internacionais e outros 160 brasileiros estão na cidade para cobrir as definições do evento.
Uma grande oportunidade para troca de informações
Como também se trata do único momento em que os treinadores estarão reunidos no mesmo lugar, é a oportunidade perfeita para fazer novos contatos para a competição que começa em junho. A principal área do Costão do Santinho destinada para o evento é o espaço Tuguá, que irá comportar 500 pessoas durante os workshops. Apenas as comissões técnicas e representantes da Fifa têm acesso à área. Após essas reuniões com as comissões técnicas haverá uma coletiva de imprensa em outra área do Costão do Santinho.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL BRASIL



Aeronáutica abre suas portas a crianças e adolescentes

Programa ajuda crianças e adolescentes carentes com esportes, recreação, cursos de idiomas, leitura e outras atividades culturais
Cerca de 100 jovens carentes com idade entre 9 e 12 anos tiveram uma noite inesquecível na última quinta-feira (13). Eles participaram da aula inaugural que marcou o início das atividades do programa Forças no Esporte na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Pela primeira vez, as crianças poderão desfrutar das amplas instalações físicas do centro de ensino militar. Elas terão aulas de introdução à música e prática esportiva, em modalidades como futebol, vôlei, handebol e atletismo. Além disso, serão beneficiadas com acompanhamento médico, psicológico e odontológico.
A iniciativa será ampliada para outras escolas da Aeronáutica ainda em 2014. A Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), abre inscrições a partir da próxima segunda-feira (17), e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), está em fase de implantação do programa.
A EEAR tem a expectativa de dobrar o número de alunos atendidos já no segundo semestre deste ano. As atividades oferecidas acontecerão sempre às terças e quintas-feiras no período matutino, para não coincidir com os horários escolares das crianças.
A organização militar avalia que “é uma honra poder participar de um projeto social como esse, mostrando que a atuação da Força Aérea Brasileira vai muito além dos limites do quartel”.
Forças no Esporte
Na tradicional Academia da Força Aérea, as aulas do programa Forças no Esporte começam no dia 10 de março. Foram abertas 100 vagas para jovens com idade entre 7 e 16 anos. As matrículas podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (17). Informações sobre os procedimentos de inscrição devem ser obtidas diretamente com a AFA pelo telefone (19) 3565-7891.
A Academia vai oferecer aulas de natação, futsal e vôlei. Além disso, os alunos poderão participar de classes de xadrez, teatro, música e reforço escolar. Segundo o coordenador do projeto na instituição, tenente Fábio Angioluci Diniz Campos, o Forças no Esporte é a oportunidade de promover os benefícios da atividade física orientada, como manutenção da saúde e prevenção de doenças entre os jovens.
Projeto
Criado em 2003, o Forças no Esporte é desenvolvido em parceria pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – este último responsável pela distribuição da merenda dos alunos nos intervalos das atividades.
Marinha, Exército e Aeronáutica participam do projeto com a disponibilização das instalações de quartéis e demais instituições militares para que crianças e adolescentes carentes realizem esportes, recreação, cursos de idiomas, leitura e outras atividades culturais. O objetivo principal do programa é a inclusão social por meio da educação e da promoção da saúde.
Atualmente, cerca de 13 mil alunos participam das atividades do programa em 65 municípios brasileiros. O objetivo do Forças no Esporte é beneficiar, ainda em 2014, 15 mil crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.

PORTAL BRAGANÇA



Copa do Mundo 2014 – Brasil : Força Aérea Brasileira apresenta esquema de defesa aérea para a Copa 2014

A Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou, na manhã dessa segunda-feira (17), o esquema operacional que será empregado durante a Copa do Mundo da Fifa no próximo mês de junho. O planejamento foi exposto aos comandantes de todas as unidades operacionais, bem como das bases aéreas.
“O envolvimento da FAB vai além do emprego de aeronaves” destacou o Comandante-Geral de Operações Aéreas (Comgar), Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ao ressaltar a importância do evento para o País. “Todos tenham atenção especial. Já temos experiência de outros momentos, como a Copa das Confederações, a Rio+20 e a Jornada Mundial da Juventude, mas a Copa é infinitamente maior”, afirmou o oficial-general na abertura do evento.
A principal novidade da atuação da FAB na Copa do Mundo está na modificação da estrutura interna para o comando do planejamento e emprego dos meios aéreos na defesa aérea. O Centro Conjunto de Operações Aéreas (Ccoa), antes sob o comando do Comgar, agora está sob a responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra), único comando conjunto permanentemente ativado no País. O órgão, que também envolve a Marinha e o Exército, vai coordenar a mobilização dos meios aéreos e antiaéreos nas 12 cidades-sede do evento.
Testada em setembro do ano passado durante a Operação Laçador do Ministério da Defesa, realizada na região Sul do País, a modificação demonstrou que seria possível buscar um novo patamar na evolução doutrinária para a unidade de comando e esforço para o emprego militar. A medida também permite aprimorar o aproveitamento da estrutura e das aeronaves empregadas, além de melhorar a coordenação das ações. “É possível, é viável, é mais econômico e permite mais agilidade”, explica o Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), unidade responsável pelos esquadrões de caça da FAB, que esteve a frente do CCOA durante a Laçador.
Aeronaves de caça, transporte, helicópteros e aviões-radar serão diretamente empregados na defesa aérea na região dos estádios e deslocamentos de tropas.
Restrição de circulação aérea

Para cada estádio foram estabelecidas áreas reservada (branca), restrita (amarela) e proibida (vermelha) para a circulação aérea. As regras são semelhantes as estabelecidas durante a Copa das Confederações. No período dos jogos, o espaço aéreo próximo aos estádios será submetido a restrições de voo. Para a abertura e encerramento, serão três horas antes e quatro horas após o início do jogo. Para a primeira fase da competição, o tempo de restrição será de uma hora antes e três horas depois. Nas demais fases, uma hora antes e quatro horas depois. Em breve, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vai divulgar o Plano de Controle do Espaço Aéreo com as regras específicas para cada aeródromo durante o período do mundial.

PORTAL BRASIL



Brasil recebe transferência de tecnologia de caças suecos

Para ministro, encontro serviu como ponto de partida para colaboração do MCTI com estrutura do país nórdico
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (18) o presidente da companhia sueca Saab, Håkan Buskhe, para iniciar a organização do governo federal para a transferência de tecnologia associada ao desenvolvimento dos aviões de combate Gripen NG, anunciados em dezembro como futuro caça da Força Aérea Brasileira.
Segundo Raupp, o encontro serviu como ponto de partida para a colaboração do MCTI com toda a estrutura do país nórdico por trás do programa de compra dos caças. “A pasta vai ter um papel importante na organização, diretamente com a Defesa, da parte de transferência de tecnologia para empresas e instituições brasileiras”, explicou.
A participação está prevista no pacote negociado entre a Saab e os governos de Brasil e Suécia, mas, na visão do ministro, a presença do MCTI também se deve ao fato de o ministério articular o Plano Inova Empresa e o programa Inova Aerodefesa, pelos quais “nós ofertamos para companhias brasileiras recursos para elas desenvolverem tecnologia e inovação, que, obviamente, devem abranger as áreas relativas à industrialização dessa aeronave aqui no País”.
Durante a reunião, Raupp definiu o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata, como interlocutor do MCTI nas discussões com a Saab. Também pediu ao secretário executivo, Luiz Antonio Elias, e ao chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais da pasta (Assin), Franklin Netto, que acompanhem de perto os desdobramentos da cooperação.
Além de Buskhe, a delegação estrangeira presente no encontro incluiu o embaixador da Suécia em Brasília, Magnus Robach, entre outros executivos e diplomatas. Do lado brasileiro, compareceram ainda a diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Liane Hentschke, e o coronel-aviador Paulo Roberto de Barros Chã, representante do Ministério da Defesa.
Inovação
Para o secretário Prata, a escolha da presidenta Dilma Rousseff pelo Gripen NG recaiu sobre uma empresa internacionalmente forte. “A Saab tem muita tradição em investir em pesquisa e desenvolvimento, com um portfólio muito grande associado a invenções”, disse, após a reunião, ao citar como exemplo o air bag, concebido pela companhia sueca, inicialmente para uso militar.
“A intenção é aliar os nossos interesses para ampliar essas parcerias à luz desse convênio chapéu e dessa grande justificativa, que é a transferência de tecnologia associada aos caças”, definiu Prata. De acordo com ele, a parceria deve envolver o uso de instrumentos do ministério “num contexto maior do que aquele restrito exclusivamente à transferência de tecnologia associada a um determinado produto de uma determinada empresa sueca”.
O secretário lembrou a tradição de parceria entre os dois países, expressa atualmente pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb), em São Bernardo do Campo (SP), e por eventos conjuntos, como um seminário organizado pela Finep/MCTI em maio de 2013, quando Raupp recebeu a ministra sueca de Empresas, Energia e Comunicações, Annie Lööf.
Alvaro Prata conheceu Estocolmo em agosto de 2012, em comitiva chefiada pelo vice-presidente Michel Temer. A delegação visitou agências de fomento, empresas, ministérios e universidades do país nórdico. “A Suécia tem um sistema muito harmônico entre o setor industrial e as instituições de ensino e pesquisa”, observou, na reunião desta terça.
Na viagem, o secretário se reuniu com Håkan Buskhe e toda a direção da Saab. “Discutimos aspectos relacionados a uma possível escolha do Brasil pelo caça da Suécia”, recordou. “Claro que seria uma decisão presidencial, mas, naquela ocasião, buscamos possíveis contornos de uma colaboração.”
A fim de ilustrar a relevância do país nórdico no cenário mundial da inovação, Prata citou as empresas Electrolux, Ericsson, Scania, Tetra Pak e Volvo. “A Suécia é um dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento [P&D], e a Saab é uma das empresas suecas que mais investem em P&D.”

PORTAL DEFESA AÉREA E NAVAL



O Gripen NG poderá ser adaptado para operar em porta-aviões  

O caça sueco Gripen NG, escolhido pelo governo brasileiro para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB), poderá ser adaptado para operar em porta-aviões e alavancar o projeto Sea Gripen desenvolvido pela Saab, fabricante do avião.
De acordo com a Saab, o Sea Gripen é um projeto 100% sueco e anterior às versões E e NG do caça. Este Gripen estaria adaptado para operar desde porta-aviões STOBAR de decolagem curta. Para tanto, o modelo vendido ao Brasil teria de passar por algumas modificações para operar com catapultas.
A versão naval do caça vem sendo trabalhada pela Saab para atender não apenas a Marinha brasileira como a indiana também.
Este programa foi revelado em 2010 e supunha a navalização do avião sueco incluindo melhoras significativas e específicas em componentes como o trem de aterrisagem, freios maiores ou gancho de aterrisagem. A empresa defende que o avião original já inclua mecanismos que o aproximem de um avião naval como aterrisagem e manobrabilidade de precisão, estrutura robusta e o recobrimento anticorrosivo.
Ao que tudo indica a Saab já teria finalizado os estudos de viabilidade e estaria apenas aguardando um cliente lançador do avião.
Já a Marinha brasileira tem previsto adquirir dois porta-aviões por meio do Programa de Obtenção de Navios-Aérodromos (PRONAE) e que contemplariam um estaleiro internacional a ser construído no Brasil.
De acordo com a Marinha, seriam do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take Off, Barrier Arrested Recovery), ou seja, decolam mediante uma catapulta e aterrissam assistidos por uma barreira, constituindo-se num elemento fundamental para a proteção da costa brasileira e seus recursos energéticos.
Atualmente, o Brasil conta com apenas um porta-aviões, o São Paulo comprado da França em 2000 com cerca de 50 anos de uso. A desativação do São Paulo não estaria na agenda e a Marinha teria ainda um projeto que prevê 24 aviões para operar a partir dele.
Base de Anápolis

Na quarta-feira, 12, a Base Aérea de Anápolis (GO) recebeu a visita de uma delegação do ministério da Defesa da Suécia e de executivos da Saab, fabricante do Gripen, o caça eleito no âmbito do Programa FX-2.
A comitiva sueca foi liderada pelo major-general Jan Andersson, ex-Comandante da Força Aérea Sueca. Ele quis conhecer em detalhes a infraestrutura do Esquadrão que está baseado em Anápolis.
Os primeiros Gripen para a FAB serão destinados à Base em Goiás, inclusive alguns dos modelos usados que serão utilizados pelo Brasil até a chegada dos novos aviões.
Neste mesmo dia, a comitiva começou a detalhar o contrato de encomenda das 36 aeronaves para o Brasil em reuniões realizadas em Brasília.

PORTAL BRASIL



São Paulo terá novo aeroporto para aviação executiva 

Exploração de aeroportos públicos pela iniciativa privada marcam presença na criação de uma infraestrutura aeroportuária moderna
Em cerimônia no município de Caçapava (SP), com o prefeito Henrique Rinco e com o presidente da Aerovale, Rogério Penido, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, assinou portaria que autoriza a exploração do aeroporto de Caçapava - Aerovale, pela iniciativa privada. Esse é o terceiro aeroporto autorizado no território paulista e está sendo construído às margens da rodovia Carvalho Pinto.
"O Brasil tem a segunda frota de helicópteros mundial e estamos com uma das mais importantes frotas de aviões executivos do mundo, o que mostra a necessidade de se criar uma infraestrutura capaz de absorver esse grande crescimento. Queremos que iniciativas como essa se propaguem pelo País", destacou o ministro.
O aeroporto está em fase avançada de construção e irá funcionar em uma área de mais 2,5 milhões de metros quadrados, incluídos módulos comerciais, hangares e heliporto. O terminal também irá atender a demanda reprimida de voos executivos e de helicópteros da cidade de São Paulo, já que está situado a 25 minutos da capital, se tornando uma alternativa para os que precisam do serviço aeroportuário.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented