Foi dada a largada para a Olimpíada Internacional de Astronomia
 
 
Cinco  estudantes do ensino médio foram selecionados para representar o  Brasil, este ano, na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica  (IOAA). A última fase do processo contou com a participação de 195  jovens de diversas regiões do país. 
A  VII IOAA acontecerá entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, na cidade  de Volos, na Grécia. O grupo será composto pelos seguintes alunos: Allan  dos Santos Costa (Bauru, SP), Daniel Mitsutani (São Paulo, SP), Fábio  Kenji Arai (São Paulo, SP), Larissa Fernandes de Aquino (Recife, PE) e  Luís Fernando Valle (Guarulhos, SP). 
Fábio  e Larissa já são veteranos em olimpíadas no exterior. Na OLAA do ano  passado, o piauiense conquistou o ouro. A pernambucana conquistou a  medalha de prata na última edição da Olimpíada Latino-Americana de  Astronomia e Astronáutica (OLAA), na Colômbia. Já o paulista Arai levou a  menção honrosa na última IOAA. 
Seleção
Os  candidatos são selecionados através das pontuações obtidas na Olimpíada  Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) do ano anterior e recebem  material didático com todo o conteúdo que será cobrado nas provas.
O  processo foi realizado pelo astrônomo Dr. Jaime Fernando Villas da  Rocha e teve a colaboração de um grupo de ex-alunos medalhistas que  compõem o Corpo de Criação e Desenvolvimento (CCD) da OBA. 
Olimpíada nacional
A  OBA, que já conta com quase 5 milhões de participantes, é destinada a  alunos dos ensinos fundamental e médio. Em 2012, a olimpíada reuniu  cerca de 800 mil estudantes e 64 mil professores de aproximadamente 9  mil escolas das redes pública e particular de todo Brasil e distribuiu  mais de 32 mil medalhas.
Segundo  o Dr. Prof. João Canalle, coordenador nacional do projeto, a atividade  serve como uma ferramenta motivadora aos estudantes, com o objetivo de  despertar interesse pela astronomia. “As olimpíadas científicas surgem  também com o intuito de atrair não só os jovens, mas também os futuros  mestres em astrofísica, e instigá-los a seguir carreira na área de  ciências espaciais.”, reforça.
Organização
A  IOAA é reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla  em inglês) e exige que cada país se comprometa a sediar uma edição da  olimpíada, arcando com todas as despesas relativas ao evento, que recebe  apoio de diferentes setores da sociedade. 
Site oficial da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Leia também:


















