|

Olimpíada de Astronomia realizará encontros científicos no Brasil




A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vai promover dois eventos científicos em julho, um na região Sul e outro no Nordeste. Os eventos são realizados por meio de parcerias locais e com recursos obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Instituto Nacional de Estudos Espaciais (INespaço).

Trata-se dos Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs). Segundo o professor e astrônomo, Dr. João Canalle, coordenador nacional da OBA, o EREA tem como missão debater e compartilhar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Astronomia e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional.

- Por meio dos encontros, pretendemos realizar uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos – destaca Canalle.

O primeiro EREA de julho será no campus da PUC da cidade de Toledo (PR), entre os dias 18 e 21. A programação ainda contará com a participação especial do astronauta Marcos Pontes. A 29º edição receberá o apoio local do Núcleo Regional de Educação (NRE) da cidade, pela Coordenação Estadual da Formação Continuada em Astronomia e pelo Centro Técnico Educacional Superior do Oeste Paranaense.

O segundo será no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN), entre os dias 23 e 26 de julho. A parceria local será realizada por meio do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN, entre outras instituições.

Durante a programação, haverá palestras, mini-cursos e oficinas pedagógicas. Entre as muitas atividades que serão oferecidas, o público aprenderá a construir foguetes de garrafa pet, lunetas e relógios solares.

Desde 2009, os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs) são realizados durante o ano todo pela OBA em diversas cidades do país. Quem desejar organizar um EREA em sua região, basta entrar em contato com a secretaria (oba.secretaria@gmail.com).

Serviço:

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - http://www.oba.org.br)

EREA – Toledo (PR)

Data: 18 a 21 de julho

Local: PUC - Campus Toledo

Programação: http://www.ceudoparana.uepg.br/

EREA – Natal (RN)

Data: 23 a 26 de julho

Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Programação: http://www.dfte.ufrn.br/erea/


Fonte: OBA


Leia também:











Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented