|

Aeroporto de Salvador capacita profissionais em acessibilidade



O Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães (BA) concluiu na sexta-feira (11/5) o Curso de Atendimento a Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O treinamento faz parte da Política de Acessibilidade da Infraero, que visa à inclusão social e o acesso pleno aos serviços e informações dos aeroportos.

Na ocasião, cem profissionais que lidam com atendimento ao público, entre empregados da Infraero, Anvisa, Ministério das Cidades, Corpo de Bombeiros, companhias aéreas, concessionários e empresas terceirizadas foram capacitados.

Ministrado pelos instrutores da Infraero, o curso conta com atividades teóricas e práticas sobre política de acessibilidade e legislação, direitos humanos, técnicas de atendimento, facilidades e segurança aeroportuária, manuseamento de equipamentos, além de simulações que avaliam as diferentes condições de acessibilidade do aeroporto.

Ao final do curso, os participantes passaram pelos principais pontos de acesso do terminal, como elevadores, escadas rolantes, balcões de check-in e informações, sanitários, vivenciando as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência.

Para Ana Paula Nascimento, pedagoga e uma das coordenadoras do evento em Salvador, o simulado é importante porque alia teoria e prática. “Durante o curso os alunos aprenderam sobre a situação das pessoas com deficiência e agora eles estão podendo viver de fato essas dificuldades. Eles tiveram conhecimento teórico e deram significado na prática”, concluiu.

O diretor do Departamento de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano do Ministério das Cidades, Antônio Borges dos Reis, que também participou do encerramento, elogiou a iniciativa. “Esse curso deve ser referência para todo o Brasil. Reconheço que raramente vi instrutores com tanta preparação, dedicação e empenho como os que temos aqui. A Infraero está de parabéns”, disse.

As atividades do curso de acessibilidade foram encerradas com a apresentação musical do grupo Batuque de Surdos, formado por músicos com deficiência auditiva, da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia (Apada) e palestras da escritora Ana Rita Reis Lima e do cadeirante Rodolfo Ramos Wanderley de Oliveira.

Fonte:


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented