Alunos de escolas públicas são atendidos em projeto apoiado pela FAB em Recife
Quarenta  olhares atentos. Quarenta formas diferentes de olhar o mundo, mas que  nesta semana (7/3) passaram a focar em novas possíveis realidades .
Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Jordão Emerenciano participaram da solenidade militar que marcou, no Quartel-General do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), em Recife, o início do Projeto Escola Legal/Uma Força para a Educação.
Resgatar os valores cívicos de crianças e adolescentes de escolas públicas de Pernambuco por meio da participação destes jovens nas rotinas nas organizações militares da Aeronáutica em Recife. Este é o principal objetivo do projeto Uma Força para a Educação, em vigor desde 2006 e que hoje apóia o projeto Escola Legal de iniciativa da Vara Regional da Infância e Juventude da Primeira Circunscrição Judiciária, Secretaria Executiva de Educação do Estado de Pernambuco e da Secretaria da Infância e da Juventude.
O projeto Escola Legal, de iniciativa do Juiz Paulo Roberto de Souza Brandão, da Vara Regional da Infância e Juventude da Primeira Circunscrição Judiciária, vêm atuando para a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social, oportunizando a cada um o conhecimento de variadas profissões, além do convívio com valores cívicos encontrados, principalmente, nas Forças Armadas.
A  parceria tem como meta, nesta primeira fase, atender aos alunos de oito  instituições de ensino em áreas de vulnerabilidade social da região:  Escolas de Referência em Ensino Médio Professor Jordão Emerenciano, Dom  Sebastião Leme e Apolônio Sales, Escola Marechal Eurico Gaspar Dutra,  Escola Eneida Rabello, Escola Estadual Comandante Luiz Gomes, Escola  Rotary-Nova descoberta e Escola Jornalista Costa Porto. Em grupos de 40  alunos por visita, os alunos visitarão às instalações das unidades  militares, participarão das solenidades militares semanais (com  hasteamento da Bandeira Nacional e canto do Hino Nacional) e assistirão a  palestras com temas relacionados à cidadania.
A chefe do Núcleo de Serviço Social de Recife, a Primeiro-Tenente Tânia  Cristina Vieira da Costa Correia, uma das incentivadoras do projeto,  comentou sobre a importância do convívio desses grupos com os militares.  “A iniciativa possibilitará aos jovens uma aproximação com outra  realidade, proporcionando uma mudança no olhar. Desde o primeiro dia  eles serão valorizados e respeitados e, dia a dia, perceberão que serão  capazes de vencer na vida e, por que não, também fazerem parte da Força  Aérea Brasileira.”
A formação dessa parceria com o II COMAR surgiu em meados de 2011 e  conta com o envolvimento de seis unidades militares da Guarnição de  Aeronáutica de Recife. Essas organizações militares trabalharão em  sistema de rodízio com cada escola selecionada durante todo o ano de  2012.
Durante a solenidade, que foi presidida pelo comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro-Ar Luis Antonio Pinto Machado, o idealizador do projeto, Paulo Brandão, da Vara Regional da Infância e Juventude, e o aluno Jonathan Oliveira Alves, hastearam a Bandeira Nacional.
Fonte: II COMAR


















