Abertura de Seminário traz assinatura de convênio e visita à Helibras
Participantes puderam conhecer as instalações da empresa e participar da assinatura do convênio entre UNIFEI e Helibras .
A Helibras e a UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá – assinaram nesta quinta-feira (6), durante o primeiro dia do Seminário “O Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil”, promovido pela Unifei, em parceria com a Helibras e ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro na Unifei, um convênio para intercâmbio científico e tecnológico.
Esse convênio tem como objetivo a ampla cooperação para projetos de pesquisa e desenvolvimento, formação, treinamento e capacitação de recursos humanos, absorção de tecnologias, disponibilização de competências científicas e tecnológicas e utilização comum de instalações e equipamentos de ambas as partes.
A assinatura se insere no contexto do programa de produção nacional dos helicópteros EC 725, da implantação do Pólo Aeronáutico do Sul de Minas Gerais, da expansão do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e do CTH, Centro de Tecnologias para Helicópteros, cuja criação foi proposta pela UNIFEI ao Governo Federal e ao Estado de Minas Gerais, com o apoio da ABDI, Helibras e outras entidades. E visa o início imediato de atividades de pesquisa em apoio ao desenvolvimento da indústria nacional de helicópteros.
As primeiras atividades conjuntas de pesquisa serão desenvolvidas no campo da análise de vibrações de helicópteros para otimização do programa de manutenção. Elas ocorrerão dentro do Acordo de Cooperação e Compensação Industrial do projeto H-XBR, utilizando laboratórios da UNIFEI, do ITA e bancos de testes da Helibras.
Visita a fábrica
Para que os participantes pudessem entender melhor os benefícios do convênio e também conhecer o trabalho da Helibras, cerca de 80 inscritos no seminário visitaram, na quarta feira, (05), a fábrica da empresa.
Os visitantes foram divididos em grupos e passaram pela linha de montagem e manutenção da empresa com um funcionário que explicou cada etapa do processo. Dentre os inscritos, participaram desta atividade alunos da UNIFEI, militares da base aérea naval de São Pedro da Aldeia, RJ e da Diretoria de Aeronáutica da Marinha, fornecedores e empresas interessadas em fazer parte dos projetos da Helibras.
Além de ver de perto como são feitos os helicópteros Esquilo, o público também acompanhou a demonstração de uma das ferramentas utilizadas pelo departamento de engenharia da Helibras, visitou o setor de manutenção da empresa e comprovou a evolução das obras de expansão do novo hangar.
Estiveram também na fábrica da Helibras o Reitor da UNIFEI, Renato Nunes, o Presidente da ABDI, Mauro Borges Lemos, Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, do Ministério da Defesa, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Geras, Narcio Rodrigues e o Deputado Estadual pelo PT, Ulysses Gomes Neto.
Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 560 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 550 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br .
Sobre a Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 17.500 pessoas. Em 2010, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 4,8 bilhões de euros, encomendas de 346 novos helicópteros e uma quota de mercado de 49% nos setores civil e governamental. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da Eurocopter no mundo inteiro é garantida por suas 30 filiais e participações nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede de distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.200 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 147 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo.
O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.