Futuros oficiais realizam curso de adaptação em saúde operacional
Futuros oficiais enfermeiros que realizam a adaptação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronaútica (CIAAR) realizaram de 9 a 12 de agosto, o Curso de Adaptação em Saúde Operacional (CASOP).
O CASOP é ministrado pelo Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE) e tem o objetivo de desenvolver nos profissionais a mentalidade de Saúde Operacional dentro do contexto de Força Aérea e padronizar os procedimentos médicos que devem ser realizados em situações de calamidade e catástrofe.
Ao todo, 25 enfermeiros realizaram 38 horas de instruções - teóricas e práticas - sobre o atendimento inicial ao vitimado, imobilização e transporte aéreo de vítimas; os cuidados com ferimentos e queimaduras e como agir em situação de afogamento.
Para o Capitão Farmacêutico Willian Lyra Rocha, coordenador do curso, o CASOP proporciona aos alunos uma formação diferenciada, que o profissional só encontra na FAB. “Os alunos recebem instruções sobre como atuar em um acidente com múltiplas vítimas, inclusive quando é necessário o resgate na água”, ressalta o capitão.
Para o Tenente Estagiário Likmayer da Cruz, de 22 anos, participar do curso foi muito importante para a sua formação militar na área de saúde. “O curso nos proporcionou adquirir experiência na atuação em situações de urgência e emergência e de como fazer a evacuação aeromédica. Aprendi as técnicas de atuação em um ambiente operacional real, principalmente no âmbito pré-hospitalar”, disse Likmayer.
Fonte: CIAAR