|

Aviação tem projeto para ‘centro de gestão permanente’, diz ministro



Órgão seria 'autoridade aeroportuária' no país, segundo Bittencourt. Ministro da Aviação Civil negou que órgão seja gabinete de crise .

O ministro Wagner Bittencourt, da Secretaria de Aviação Civil, afirmou nesta quinta-feira (11) que há um projeto na pasta para a criação de um “centro de gestão permanente” para administrar a infraestrutura dos aeroportos do país, uma “autoridade aeroportuária”.

Segundo o ministro, o centro reuniria Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Força Aérea, Receita Federal, Polícia Federal e outros órgãos que atuam nos aeroportos, com o objetivo de facilitar a comunicação entre as instituições.

“Tudo na vida é gestão. E como em um aeroporto há uma grande quantidade de instituições responsáveis. Não existe um responsável sozinho por todo o resultado. É importante que todos os órgãos envolvidos trabalhem em conjunto de forma organizada no sentido de prestar o melhor atendimento ao usuário”, afirmou o ministro.

Bittencourt participou de cerimônia de abertura da Labace 2011, feira de negócios de aviação para a América Latina, que acontece na capital paulista. Também estavam presentes o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, da Anac, Marcelo Guaranys, e o comandante da FAB, brigadeiro Juniti Saito.

Centros


Desde junho, seis aeroportos começaram a contar com o novo sistema de gestão chamado Centro de Gerenciamento Aeroportuário (CGA), parte das diretrizes da Secretaria de Aviação Civil, segundo informações da Infraero: os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Confins, em Belo Horizonte, e no Aeroporto Internacional de Brasília, Juscelino Kubitschek.

“Com estas ações de gestão, pretendemos melhorar o atendimento ao cliente e melhorar e agilizar as operações nos aeroportos”, disse o ministro, que também negou se tratar de um gabinete de crise. “Não é um gabinete de crise, é um centro de gestão.”

Em seguida, questionado pelo G1 sobre se há dificuldades de comunicação entre os órgãos subordinados à pasta com os que continuam sob responsabilidade do Ministério da Defesa, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), subordinado à Aeronáutica, o ministro afirmou que o trabalho é de parceria. “Não, pelo contrário, temos uma relação excelente com a Defesa, que nos ajuda muito. O controle aéreo é da Defesa, é um parceiro, assim como os outros órgãos ligados ao sistema aéreo”, disse.

Fonte:
/ NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented