|

No primeiro aniversário de sua reabertura, Museu TAM amplia acervo e restaura aeronaves



Instituição comemora a data e a marca de mais de 90 mil visitantes com a chegada do Piper-J3; outras três aeronaves históricas devem ser expostas ainda neste ano .

São Paulo, 14 de junho de 2011 - A reinauguração do Museu TAM (www.museutam.com.br), que reúne o maior acervo de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, completa 1 ano nesta semana. Desde a reabertura, a instituição, localizada em São Carlos (SP), já recebeu mais de 90 mil visitantes, que conferiram de perto as aeronaves raras restauradas e as áreas especiais dedicadas à história da aviação. A quantidade de visitantes no primeiro ano já se iguala ao número de pessoas recebidas entre 2006 e 2008, antes de sua reformulação.

Para aproveitar as comemorações, o acervo em exposição do Museu TAM ganhará no próximo fim de semana mais uma aeronave: o Piper-J3. Enquanto isso, segue o trabalho de restauração do Focke-Wulf J44, biplano de dois assentos conhecido como "Pintassilgo", e do Saab-Safir, o exemplar único no Brasil do monomotor sueco fabricado pela Saab, braço da Scandia.

"O nosso Piper-J3, que entrou na exposição agora, possui motor Franklin de 65 HP e está em plenas condições de voo. Não existe piloto no mundo que não o adore e que não se recorde do seu cheiro. Eu mesmo aprendi os segredos dos ares num deles", conta João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

O Museu TAM também prepara a restauração do Junkers Ju-52m, que deve se iniciar no segundo semestre e ser concluída em, no mínino, quatro anos. "Quase tudo nela está seriamente comprometido, e é uma pena assistir tamanho abandono. Jamais poderá voar novamente, mas haveremos de devolver o brilho de suas asas e a força da sua imponência", afirma João Amaro. A aeronave alemã conhecida como Tia Ju esteve abandonada por quase 50 anos na base aérea portuguesa de Alverca.

A coleção do Museu TAM começou com duas aeronaves: um Cessna 140 e um Cessna 195. Hoje, já são mais de 70 aviões em exposição. Além das aeronaves, são atrações o espaço TAM Kids, o simulador de voo, a área que explica o funcionamento dos equipamentos que impulsionam os grandes jatos, os 60 uniformes antigos da aviação, e o espaço Rolim, que conta a história e a trajetória da TAM e de seu fundador.


Primeiro ano

De acordo com João Amaro, no aniversário de 1 ano da reabertura do Museu TAM devem ser comemorados as realizações, os bons números de visitação e a continuidade do trabalho de restauração das aeronaves que aguardam para entrar em exposição.

Em breve, a instituição receberá em seu acervo o Boeing 737 (PP-SMA) da extinta companhia aérea VASP, que passará por restauração antes de ser exibido. Recentemente, as aeronaves expostas também receberam a companhia do Hawker Siddeley HS-125 (bimotor a jato doado pela FAB - Força Aérea Brasileira) e do Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher (réplica do famoso ultraleve norte-americano montado nas oficinas do Museu TAM).

O museu está localizado na Rodovia SP 318, km 249.

Museu TAM
Contato: (16) 3306-2020.

Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h).

Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º 52´ 35´ ´ S e Longitude 047º 54´ 12´ ´ W.

Ingressos: R$ 25, com meia entrada de R$ 12,50 para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças até 6 anos não pagam.

Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito.

Estacionamento e wi-fi gratuitos.


A TAM (www.tam.com.br), incluindo a Pantanal, opera voos diretos para 48 destinos no Brasil e 19 na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. É líder no setor de aviação no país, com market share de 44,5% no último mês de abril. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 89,1% do mercado em abril. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (155 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 14 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,3 milhões de associados. Membro da Star Alliance - a maior aliança de companhias aéreas do mundo - desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.160 destinos em 181 países.

Fonte:

Foto: Marcos







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented