Infraero encerra sua participação na Airport Infra Expo 2011
Representantes da Infraero participaram da Airport Infra Expo - feira internacional do setor de infraestrutura aeroportuária da América Latina – que se encerrou nesta quinta-feira (28/4). O evento foi realizado no Aeroporto de São Paulo/Congonhas. A Airport Infra Expo recebeu 5,3 mil visitantes durante os três dias de evento, que reuniu cem expositores, provenientes de 18 países, além de 80 palestrantes, 20 deles do exterior. A feira foi voltada à cadeia de produtos e serviços destinados à operação aeroportuária, como construção e design, meio ambiente, tecnologia da informação, segurança e controle de tráfego aéreo.
No 1º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária, promovido durante a feira, representantes da Infraero participaram dos painéis sobre visão e objetivos para o setor aéreo; licitações; controle de tráfego aéreo; eficácia na liberação do passageiro; legislação ambiental; e construção e ampliação de aeroportos para grandes eventos.
No último dia, o superintendente de Segurança Aeroportuária da Infraero, Washington Santana da Silva, foi um dos debatedores no painel sobre tecnologias de segurança aeroportuária; o superintendente de Meio Ambiente, Mauro Cauville, tratou sobre legislação ambiental brasileira; e a superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero, participou do painel sobre evolução da comunicação com os passageiros.
Washington da Silva sustentou que o planejamento da Infraero, que já está em curso desde 2007, vai prover todos os recursos tecnológicos necessários para garantir a segurança dos aeroportos. “Estaremos preparados para os grandes eventos e para o fluxo de passageiros dos próximos anos”, garantiu o superintendente.
Em sua participação, Mauro Cauville enfatizou que existe necessidade de uma política pública efetiva para o entorno dos aeroportos brasileiros. “Dessa forma, poderemos diminuir os impactos ambientais sobre a população circunvizinha”, disse.
No debate sobre tecnologias para melhor atender os passageiros, Léa Cavallero exaltou os avanços tecnológicos voltados ao autoatendimento nas operações de check-in e despacho de bagagem, mas ressalvou que a cultura brasileira talvez necessite mais do contato pessoal. “A Infraero notou que, sem desprezar a tecnologia, precisaria humanizar mais os aeroportos. Por isso, só neste ano foram escalados cerca de quatro mil atendentes com coletes amarelos nos aeroportos brasileiros – com os dizeres ‘Posso Ajudar?’ – para facilitar o acesso à informação a passageiros e usuários”, afirmou.
Também na quinta-feira, o evento recebeu a visita do diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, acompanhado do superintendente da Regional de São Paulo, Willer Larry Furtado. Além da Infraero, a feira teve apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Airports Council International (ACI) e da International Air Transport Association (Iata).
Fonte: INFRAERO


















