|

Governo vai ouvir empresas aéreas



Paulo de Tarso Lyra .

O secretário nacional de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, vão se encontrar hoje com os presidentes das principais companhias aéreas na sede da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília. Será a primeira vez que Bittencourt conversará com os representantes do setor privado. O encontro será realizado uma semana depois de o governo anunciar que pretende fazer uma parceria com a iniciativa privada - pelo regime de concessão de uso - para reformas nos principais aeroportos do país.

Bittencourt vai se apresentar aos presidentes das empresas aéreas e ouvir os diagnósticos sobre o setor. Há uma percepção no governo federal de que a ausência de diálogo dos diversos atores que atuam no ramo da aviação civil contribui para as dificuldades que o país vive nos aeroportos. Como antecipou o Valor na semana passada, o governo também pretende criar, inspirado no modelo americano, a figura da autoridade aeroportuária, reunindo, em um só comando, a cadeia de ação que hoje é pulverizada por Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Decea, Anac e Secretaria de Aviação Civil.

Com isso, a presidente Dilma Rousseff pretende estabelecer um novo modelo de governança na aviação civil. Isso já estava claro quando ela desmembrou o setor da área de influência dos militares e quando pensava em trazer um executivo renomado para a futura secretaria - não obteve êxito em relação a Rossano Maranhão, atual presidente do Banco Safra e ex-presidente do Banco do Brasil. Mas Bittencourt, ex-diretor de infraestrutura do BNDES, é um nome respeitado pelo setor privado.

A presidente está preocupada com a situação dos aeroportos brasileiros. Há duas semanas, relatórios elaborados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU) irritaram o governo por concluírem que dificilmente as obras nos aeroportos estarão prontas até o início da Copa do Mundo de futebol de 2014.

Dilma já fez três reuniões com Bittencourt e Gustavo do Vale, da Infraero. Na semana passada, ampliou o encontro com as presenças dos ministros do Esporte, Orlando Silva, das Cidades, Mário Negromonte, e da Casa Civil, Antonio Palocci. Nessa reunião foi decidida a concessão de uso para a iniciativa privada dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos, em Campinas - os editais estarão prontos até o fim deste mês. Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, terão editais lançados até o início do segundo semestre.

Fonte: VALOR ECONÔMICO / NOTIMP

Foto: Andomenda








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented