|

FX-2: Nas mãos do Planalto



Tiago Pariz .

A definição da compra dos caças está em compasso de espera, sem alteração na estratégia do Ministério da Defesa, nem a programação de refazer todo o processo licitatório, segundo fontes militares. O relatório com os pareceres do Ministério da Defesa e da Força aérea está na mesa da presidente Dilma Rousseff. Os militares consideram que três caças finalistas atendem às exigências.

No governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, havia uma posição favorável à aquisição da frota francesa por considerar que é a oferta com melhor pacote de transferência tecnológica. Por trás de um “acordo militar-comercial”, havia a proposta de alinhamento político com o país europeu que incluía um pacote de apoio — esse sim explícito — da intenção brasileira de ser integrante permanente do Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com fontes do Ministério da Defesa, não houve mudança na estratégia nem o reinício da fase de propostas. Na visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, a delegação norte-americana chegou a dizer que a presidente Dilma estaria propensa a repensar a posição de Lula sobre os caças. A ponderação é que decisão não está mais no âmbito militar, está nas mãos da presidente. Militares consideram, no entanto, que não faria sentido abrir uma nova licitação.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented