|

Obama quer conhecer projeto de UPPs









Consulado guarda a sete chaves o roteiro do presidente, mas está certo que ele irá conhecer uma favela.

Americano chega ao Brasil dia 19.

Agência O Globo.

RIO – Os primeiros passos para garantir a segurança do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em sua visita ao Rio, agendada para 20 de março, começaram com uma reunião na semana passada na Superintendente da Polícia Federal, na Praça Mauá. Durante uma hora, policiais e delegados do Setor de Segurança de Dignitários da Diretoria de Ordem Institucional (Delist) da PF discutiram toda a logística que deverá ser empregada, como a necessidade do apoio das Forças Armadas, da Secretaria de Segurança e de autoridades municipais do Rio.

No plano inicial traçado estão o bloqueio do espaço aéreo por onde a comitiva do chefe de Estado americano passará, além do apoio da Marinha na vigilância da costa carioca, com possível empregado de fragatas e barcos-patrulha.

Os americanos disseram que Obama gostaria de visitar a comunidade da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, que teve recentemente uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) instalada.

“Estamos tentando mudar os planos dos americanos, aconselhando outra comunidade, como o Morro Dona Marta, em Botafogo, que também recebeu uma UPP”, disse um policial federal.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio, além da visita, Obama quer conhecer bem o projeto, havendo até a possibilidade de uma parceria com investimentos na UPP escolhida pelo presidente americano.

O sigilo é a tônica da visita. O FBI e o Consulado Americano, que cuidam das questões de segurança e preparam um levantamento técnico sobre as UPPs escolhidas, guardam a sete chaves o trajeto. Todos os trajetos já foram testados pelos agentes, inclusive com simulações de rotas de fuga.

A primeira etapa da visita do presidente americano será Brasília. Lá, terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Depois, ele irá ao Rio. Esta é a primeira visita do presidente dos Estados Unidos a países sul-americanos, desde que assumiu em 2009. O roteiro inclui ainda El Salvador e Chile, no período de 19 a 23 de março. Obama virá acompanhado da primeira-dama, Michelle.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented