|

Confins, de novo, lidera atrasos






Pelo segundo dia seguido, aeroporto mineiro registra maior percentual de decolagens atrasadas entre as capitais.

Aeronautas alertam para risco de mais problemas na semana.

Nayara Menezes e Geórgea Choucair.

Passageiros que tentaram embarcar ontem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, tiveram mais uma jornada de transtornos. Durante todo o dia, 18 voos com partida de Confins foram cancelados e, até as 18h, 36 dos 97 voos programados tiveram atraso de mais de 30 minutos, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Pelo segundo dia seguido, o aeroporto mineiro registrou o maior percentual de voos fora do horário previsto entre as capitais. Foram 37,1% contra 27,9% do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde 43 dos 154 voos tiveram atraso.

Dos 1.951 voos domésticos programados em todo o país até as 18h de ontem, 19,6% (383) registraram atrasos superiores a 30 minutos, segundo informou a Infraero. Por volta das 18h, 46 voos (2,4%) apresentavam atrasos de pelo menos meia hora. Os números dos aeroportos brasileiros ontem são apenas alguns sinais de que as viagens de fim de ano podem passar por nova turbulência. Desta vez, a ameaça não está apenas em problemas de infraestrutura e greve de funcionários aeroportuários. As condições climáticas aqui e nos Estados Unidos e o excesso de jornada de trabalho das tripulações podem agravar os atrasos e cancelamentos de voos até o fim do ano.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas alertou que a categoria já estourou os limites mensais, trimestrais e semestrais de horas de voo previstos pela legislação, o que pode levar ao aumento dos atrasos e cancelamentos de voos nos próximos dias. “E agora, como não houve investimento em mão de obra, podemos exceder o limite anual de horas extras. Já tínhamos alertado sobre isso. Se o limite de horas estoura, o voo torna-se perigoso”, afirma Sérgio Dias, secretário geral do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Segundo ele, o sindicato já recebeu diversas denúncias de irregularidades nas jornadas de escala, o que pode levar parte do efetivo da tripulação a paralisar as atividades, mesmo sem a greve.

A legislação estabelece o limite de 85 horas voadas por mês e 230 horas no trimestre para os aeronautas. Os trabalhadores devem se reunir com os representantes das companhias aéreas amanhã. Eles querem ainda reajuste salarial entre 13% e 15%. As empresas ofereceram 8%.

Insatisfação e revolta No aeroporto de Confins, insatisfação e revolta tomaram conta daqueles que estavam com viagem agendada ontem. Os amigos Vitor Daniel Ferreira Campos, Pâmela Perdigão e Patrícia Menezes tiveram que adiar as tão sonhadas férias. O voo da companhia Webjet com destino a Curitiba, que partiria às 9h30, foi cancelado. “Ninguém nos deu uma explicação ou notícia do que acontecerá”, reclamou Pâmela às 13h30. Eles estavam preocupados com a diária da pousada e do carro que já haviam pago. “Além do prejuízo financeiro, vamos perder pelo menos um dia da viagem”, lamentou Vitor.

A família de Ricardo Bortot, que viajava em um grupo de 10 pessoas, saiu de Porto Alegre (RS), no domingo às 20h, e só conseguiu chegar a Belo Horizonte às 13h de ontem, com mais de 12h de atraso. “É um absurdo, a Webjet não nos deu nenhuma explicação nem assistência. Ficamos mais de oito horas entre um aeroporto e outro, sem nenhum conforto”, disse Ricardo. Ele garantiu que entrará com processo contra a companhia aérea.

Em nota, a Webjet alegou que os atrasos e cancelamentos foram provocados pelo mau tempo e pelo fechamento de alguns aeroportos, como o de Confins, por causa das condições meteorológicas. A mesma explicação deu a Gol, que liderou a lista de voos cancelados. Segundo balanço divulgado pela Infraero, 25 voos da companhia foram cancelados ontem. Segundo a assessoria da Infraero, o aeroporto Tancredo Neves ficou fechado apenas por uma hora durante a madrugada de segunda-feira, de 3h30 até as 4h30, o que não justifica, portanto, atrasos de mais de oito horas e cancelamentos de voo.

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented