|

Primeiro táxi elétrico do Brasil opera no Aeroporto de Curitiba






taxi eletrico O Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena (PR) passou a contar com os serviços do primeiro táxi elétrico do País. Para viabilizar o serviço, a Infraero disponibilizou um espaço na área de desembarque do Terminal de Passageiros para a instalação do eletroposto, um pequeno totem onde o taxista conecta o carro para recarregá-lo.

O engenheiro eletricista responsável pelo projeto, Otto Doetzer, explicou que a utilização do táxi com energia limpa possibilita o início de estudos sobre o desempenho do veículo e seu impacto sobre o sistema elétrico. “Desse modo, haverá mais subsídios para o desenvolvimento de postos elétricos e informação sobre a melhor forma de fazer a cobrança da energia usada para a carga da bateria”, afirmou Otto.

O superintendente do aeroporto, Antonio Pallu, destacou que a parceria para viabilizar o táxi elétrico demonstra a responsabilidade sócio-ambiental da Infraero. “Estamos honrados por acolher este projeto criativo e perspicaz, numa demonstração de confiança no pioneirismo e no lançamento de inovações", declarou Pallu.

A bateria do táxi elétrico possui uma autonomia 100 quilômetros e necessita de oito horas para ser carregada. Ainda não há valores exatos do custo da recarga, mas estima-se que a bateria cheia deverá custar entre R$ 5 e R$ 8. Para uma corrida no táxi elétrico, é preciso comprar voucher no guichê da Cooperativa Aerotáxi, localizada no Aeroporto Afonso Pena.

O veículo faz parte de um projeto experimental realizado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) em parceria com a Infraero, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e com as Cooperativas Aerotáxi e dos Taxistas.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented