|

MTA não presta mais serviços aos Correios






Estatal cancela dois últimos contratos com empresa aérea envolvida em escândalo da Casa Civil

Fábio Fabrini

Envolvida no escândalo de tráfico de influência na Casa Civil, a Master Top Linhas Aéreas (MTA) não presta mais serviços aos Correios. A estatal rescindiu os dois últimos contratos com a empresa por abandono das linhas de transporte de cargas postais. Imersa numa crise financeira antevista há 11 meses pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) - que mesmo assim deu aval para sua operação -, a cargueira não voa desde 27 de setembro, o que obriga o governo a contratar substitutas, a preços mais altos.

Os detalhes do cancelamento estavam sendo acertados ontem por dirigentes dos Correios, que calculavam o valor de multas à MTA, fora eventual ressarcimento por prejuízos. O presidente da estatal, David José de Matos, disse que a empresa foi notificada da abertura de processos administrativos para apurar a interrupção de serviços, mas não apresentou justificativas para manter a operação.

O advogado da MTA, Marcos Pagliaro, explicou que, com a crise na Casa Civil, a empresa perdeu crédito com bancos e ficou sem capital para operar. Teve de demitir funcionários e renegociar com fornecedores.

- Uma empresa que passou pelo sufocamento que passou tem de fazer isso. Um dia de operação para os Correios consumia R$240 mil de combustível. Você opera 30 dias para receber em 49. Imagine o capital necessário - disse Pagliaro.

Ele negou que a cargueira fechará as portas ou retirará seus aviões do país. Os planos são concentrar as atividades no mercado privado, mantendo-se longe de negócios com o governo.

Parecer da ANAC apontava, em novembro de 2009, risco de descontinuidade do serviço da MTA por problemas de gestão e endividamento. Mesmo assim, a agência renovou a concessão, que só teria saído graças à influência de Israel Guerra, filho da ex-ministra Erenice Guerra.

Fonte: JORNAL O GLOBO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented