|

Nota à imprensa - Localizado o helicóptero PT–YON na Serra do Mar






O Comando da Aeronáutica informa que por volta das 10h50min, horário de Brasília, uma aeronave SC-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) avistou destroços de uma aeronave a noroeste da fazenda Mambu, no Município da Itanhaém – SP.

Por se tratar de um local de difícil acesso, um helicóptero H-34 Super Puma da FAB desembarcou uma equipe do PARA-SAR na região e, no início da tarde, foi confirmado que os destroços são do helicóptero Robinson R-44, matrícula PT–YON, desaparecido desde a tarde de ontem (10/09). Até o presente momento uma vítima foi localizada e não há indícios do outros desaparecidos.

A tripulação do H-34 está realizando o resgate do corpo localizado para a fazenda Mambu e o entregará às autoridades policiais.

Sob coordenação do SALVAERO Curitiba, participam dessa operação de busca e resgate 15 militares da FAB distribuídos em duas aeronaves, um SC-105 Amazonas e um helicóptero H-34 Super Puma.

A investigação das possíveis causas do acidente será realizada pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-4).

Brasília, 11 de setembro de 2010.

MARCELO KANITZ DAMASCENO – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

---

Destroços achados na Serra do Mar

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram ontem, por volta das 11h30, os destroços do helicóptero modelo Robinson R44, prefixo PT-YON, que havia desaparecido na sexta-feira com duas pessoas a bordo. A aeronave, que foi encontrada em uma montanha da Serra do Mar, na área de Itanhaém, litoral sul paulista, pertence à empresa Brava de transportes aéreos.

O helicóptero tinha decolado por volta das 11h15 de sexta-feira de Peruíbe (a 135 quilômetros de São Paulo), no litoral do estado, com destino ao aeroporto do Campo de Marte (Zona Norte da capital). A previsão era que a rota fosse feita em 55 minutos, mas o aparelho deixou de fazer contato com o controle de tráfego aéreo perto das 14h. Na tarde de ontem, as autoridades da Aeronáutica e da Polícia Militar encontraram um corpo junto aos destroços. Ainda não foi localizado o corpo do outro ocupante no aparelho.

De acordo com o grupamento aéreo da Polícia Militar, foram localizadas partes da cauda e da cabine do helicóptero. As peças destruídas estavam numa área de difícil acesso da Serra do Mar, distante cerca de 20 minutos de voo do Clube de Ultraleve de Peruíbe, de onde havia decolado a aeronave.

Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o helicóptero R44, com capacidade para três pessoas, tinha manutenção em dia e só deveria passar por nova vistoria em abril de 2011.

De acordo com o presidente do Ilha Clube Aerodesportivo de Peruíbe (ICA), Paulo Ortega, estariam a bordo do aparelho um piloto de cerca de 30 anos e um homem de 55 anos, que seria pai do dono da empresa Brava. "Eles marcaram um encontro na pista com outro helicóptero, que vinha de Joinville (SC). O helicóptero (desaparecido) pousou às 10h45 e decolou logo em seguida, às 11h", disse Ortega.

Conforme o presidente do aeroclube, a rapidez do encontro pode ter sido o motivo pelo qual o piloto deixou de fazer a notificação oficial de decolagem, procedimento padrão da aviação. Ortega informou que voou na manhã em que o helicóptero da Brava desapareceu. Segundo ele, a aeronave desaparecida pode ter enfrentado mau tempo na rota rumo à capital. "Nesse horário eu também estava voando pelo litoral, onde havia condição boa para voo. Mas quem tinha que ir para São Paulo, as condições de visibilidade estavam muito ruins na região da Serra, por causa da neblina", afirmou.

Fonte: ESTADO DE MINAS, via NOTIMP

---

Aeronáutica encontra corpo junto a destroços de helicóptero em SP

Aeronave desaparecido na sexta (10) foi localizada neste sábado (11). De acordo com a FAB, trabalho de busca a vítimas continua.

O Comando da Aeronáutica informou na tarde deste sábado (11) que um corpo foi localizado e não há indícios de outros desaparecidos junto a destroços do helicóptero Robinson R-44, matrícula PT–YON, desaparecido desde a tarde de sexta-feira (10) e localizado neste sábado (11). A aeronave caiu no município de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo a Aeronáutica, as buscas a outras possíveis vítimas continuam.

Segundo a Aeronáutica, por volta das 10h50min uma aeronave SC-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira (FAB) avistou destroços de uma aeronave a noroeste da fazenda Mambu. Por se tratar de um local de difícil acesso, um helicóptero H-34 Super Puma da FAB desembarcou uma equipe de paraquedistas na região e, no início da tarde, foi confirmado que os destroços são do helicóptero.

Segundo a FAB, a tripulação do H-34 está realizando o resgate do corpo localizado para a fazenda Mambu e o entregará às autoridades policiais. Sob coordenação do Salvaero Curitiba, participam dessa operação de busca e resgate 15 militares da Força Aérea Brasileira distribuídos em duas aeronaves, um SC-105 Amazonas e um helicóptero H-34 Super Puma.

A investigação das possíveis causas do acidente será realizada pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).

Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented