|

Nota à imprensa: Encontrado corpo de tripulante desaparecido







O Comando da Aeronáutica informa que por volta das 10h, horário de Brasília, deste domingo (12), a equipe de resgate da Polícia Militar de São Paulo localizou o corpo do segundo tripulante do helicóptero Robinson R-44, matrícula PT–YON, desaparecido desde o dia 10. O resgate foi realizado pela equipe da Polícia Militar de São Paulo.

Participaram dessa operação de busca e resgate 30 militares (FAB e Polícia Militar de São Paulo) distribuídos em três aeronaves, duas da FAB (um SC-105 Amazonas, um helicóptero H-34 Super Puma) e uma da Polícia Militar de São Paulo (helicóptero AS-350 Esquilo). O SALVAERO Curitiba coordenou a operação.

O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA-4) já iniciou a investigação para apurar as possíveis causas do acidente.

Brasília, 12 de setembro de 2010.

MARCELO KANITZ DAMASCENO – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Fonte: CECOMSAER

---

SP: identificado corpo da 2ª vítima de queda de helicóptero

Corpo foi encontrado próximo ao local da queda

Foi resgatado na tarde deste domingo o corpo da segunda vítima da queda de um helicóptero em Itanhaém, no litoral de São Paulo, identificado como José Lázaro da Luz, 51 anos. De acordo com o Centro de Coordenação de Salvamento (Salvaero) de Curitiba (PR), o homem era um dos donos da aeronave.

O cadáver foi localizado por volta das 11h, próximo ao local do acidente, nos arredores da fazenda Mambu, e entregue a autoridades policiais de Itanhaém.

Os destroços do helicóptero Robinson R-44, prefixo PT-YON, foram localizados na tarde de sábado. No mesmo dia, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que as equipes de busca encontraram o corpo de uma das vítimas junto à carcaça da aeronave. Mais tarde, o Salvaero confirmou que o corpo era do piloto do aparelho, Waldemir Ricardo da Silva Lima, 30 anos. A aeronave estava desaparecida desde sexta-feira, quando decolou de Peruíbe (SP) com duas pessoas a bordo, em direção ao aeroporto Campo de Marte, na capital paulista.

Ontem, o presidente do Ilha Clube Aerodesportivo de Peruíbe (ICA), Paulo Ortega, informou que a segunda pessoa a bordo seria um homem de 55 anos, que seria pai do dono de uma escola de pilotagem.

"Eles marcaram um encontro na pista com outro helicóptero, que vinha de Joinville (SC). O helicóptero (desaparecido) pousou às 10h45 e decolou logo em seguida, às 11h", disse Ortega. Segundo o presidente do aeroclube, a rapidez do encontro pode ter sido o motivo pelo qual o piloto deixou de fazer a notificação oficial de decolagem, procedimento padrão da aviação.

Também na manhã de sábado, a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) informou que o helicóptero tem capacidade para até três pessoas e está com a manutenção regularizada.

A investigação das possíveis causas do acidente será realizada pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-4). A operação de resgate conta com 15 militares da FAB em duas aeronaves, um C-105 Amazonas e um helicóptero H-34 Super Puma.

Mau tempo

Ortega disse que voou na manhã em que o helicóptero desapareceu. Segundo ele, a aeronave desaparecida pode ter enfrentado mau tempo na rota rumo à capital. "Nesse horário eu também estava voando pelo litoral, onde havia condição boa para voo. Mas quem tinha que ir para São Paulo, as condições de visibilidade estavam muito ruins na região da Serra, por causa da neblina", afirmou.

Fonte: PORTAL TERRA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented