|

Grupo multinacional Saab terá centro de pesquisas no ABC









SÃO BERNARDO DO CAMPO - Gigante no mercado, a companhia multinacional Saab, umas das redes que participam atualmente da seleção para escolha das novas aeronaves de combate brasileiro, instalará um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de alta tecnologia na cidade de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

Considerado porta de entrada para a expansão dos negócios no País, o Centro irá atuar na elaboração de projetos voltados ao mercado internacional nos segmentos de segurança civil e militar, sensores, radares, aeronáutica, tecnologia ambiental e desenvolvimento sustentável. O Brasil é considerado inclusive um mercado estratégico para a empresa, especialmente nas áreas de defesa e aeronáutica, destacou o presidente da Saab, Hakan Buskhe.

O anúncio foi divulgado durante coletiva de imprensa no Paço Municipal e contou com a presença do vice-diretor da Saab, Lennart Sindahl, de diretores da multinacional e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET), Jefferson José da Conceição, além do prefeito Luiz Marinho (PT).

O empreendimento, primeiro da companhia na América do Sul, será focado na elaboração de projetos voltados ao mercado internacional nos segmentos de segurança civil e militar. "Em um ano esperamos contar com pelo menos 40 engenheiros e técnicos atuando nesse centro, com total envolvimento das instituições de ensino superior da cidade e da região do Grande ABC na área tecnológica", é o que afirma o prefeito da cidade.

Investimentos

Estima-se que a Saab invista de US$ 40 a 50 milhões no período de cinco anos para a consolidação da fábrica. "O impacto de investimentos desse centro não é diretamente na economia da cidade, mas será arrastado ao longo desse processo, e é claro que os parceiros virão", destacou o prefeito do município paulista.

Com 13 mil funcionários no mundo, sendo 7 mil engenheiros, além da Suécia, a multinacional concentra centros de excelência na África do Sul, Inglaterra, Austrália e em países nórdicos.

"Investimos 20% do nosso faturamento em P&D. Aqui no Brasil, somos parceiros da Akaer, empresa de São José dos Campos, contratada pela companhia para executar o projeto e a produção da fuselagem central, traseira e asas do caça sueco Grippen NG, independente do resultado da concorrência dos caças F-X2. Em outubro, apresentaremos o primeiro desenho da fuselagem do Grippen realizado por uma empresa brasileira", comentou o presidente da multinacional, Hakan Buskhe.

Fonte: Portal DCI, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented