|

Pilotos culpam a Anac pelos atrasos da Gol








Sindicato que representa pilotos e comissários informa que avisou a agência sobre as más condições de trabalho impostas pelas companhias.

Empresa apresenta plano para melhorar situação

O sindicato dos pilotos e comissários acusa a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de ter ignorado centenas de queixas sobre condições de trabalho nas principais companhias aéreas nacionais, especialmente contra a Gol. A sobrecarga de funcionários, um dos principais tópicos de reclamação, motivou a série de cancelamentos e atrasos em voos da empresa, que afetou milhares de pessoas desde o fim de semana e ainda não foi resolvida. Ontem, apesar da situação ter melhorado em relação a anteontem, mais de 30% dos voos sofreram atrasos.

Segundo o sindicato, mais de 90% das 346 denúncias feitas no mês de julho se referem à Gol. Trata-se de um volume de queixas fora do comum. Em geral, o sindicato encaminha à agência menos de cem a cada mês. A ANAC afirma que as denúncias não foram ignoradas. Mas só ontem, depois do caos nos aeroportos, é que passou a exigir da companhia relatórios semanais das horas voadas em coordenação com a malha aérea. E também enviará inspetores para fiscalizar a escala.

Além disso, a Gol usará aviões com mais poltronas, que hoje estão subutilizados. A agência diz que havia aberto uma investigação, na qual concluiu que os pilotos e comissários da Gol não trabalhavam mais do que o limite de 85 horas semanais previsto na regulamentação das profissões.

A Gol diz o mesmo: que teve de cancelar voos justamente porque o número de horas estava chegando ao limite, que foi respeitado.

Já o diretor de segurança de voo do sindicato, Carlos Camacho, diz que a sobrecarga de trabalho é tão grave que é comum pilotos pedirem para que comissários entrem na cabine de tempos em tempos para conferir se eles estão acordados.

Segundo informações extra-oficiais, a companhia fechou contratos demais para operações de fretamento (aluguel de aeronave para agências de viagem) sem ter tripulação suficiente para cumprir os voos. Depois da segunda-feira conturbada, que teve 408 voos atrasados (52% do total) e 99 cancelados (12,6%), a operação da Gol melhorou um pouco ontem. Até as 19h, dos 667 voos domésticos previstos, 36% (240) estavam atrasados e 7,6% (51) haviam sido cancelados.

EXPLICAÇÃO

A Fundação Procon de São Paulo notificou ontem Gol a apresentar até sexta-feira explicações para a onda de atrasos e cancelamentos de voos que prejudica passageiros desde o fim de semana. O órgão quer saber as causas do problema, o número de pessoas afetadas e as providências adotadas pela companhia.

É com base nessas informações que serão definidas eventuais punições à empresa, que podem chegar à multa de até R$ 3 milhões. A falha na prestação do serviço ocorreu, isso é fato. Vamos apurar agora se a empresa infringiu o Código de Defesa do Consumidor e as legislações correlatas, disse o diretor de Fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Anteontem, agentes do Procon-SP estiveram no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, para verificar o tratamento dado aos passageiros. Posso adiantar que, pelo que vimos, a companhia não prestou assistência adequada, assinalou Góes.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented