|

Inscrições do ITA começam nesta sexta-feira com novas regras





Serão aceitos maiores de 23 anos para área civil, casados e arrimos de família.

Decisão foi tomada após recomendação do Ministério Público Federal.

Fernanda Nogueira
Do G1, em São Paulo

As inscrições do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, começam nesta sexta-feira (6) com alterações no edital. Pela primeira vez, o instituto aceitará candidatos maiores de 23 anos que optarem por seguir carreira civil, além de casados e arrimos de família para as carreiras militar e civil. As mudanças ocorreram por recomendação do Ministério Público Federal.

As inscrições vão até 15 de setembro e o valor da taxa é de R$ 100. O vestibular traz ainda uma nova opção de curso: engenharia aerospacial.

Segundo o procurador da República do Ministério Público Federal, Fernando Lacerda Dias, a recomendação foi feita devido à grande quantidade de mandados de segurança de maiores de 23 anos que queriam prestar o vestibular. "Todo vestibular tinha essa discussão sobre a idade. Com relação aos casados e arrimos de família, não havia sentido haver esses pré-requisitos", disse.

A distinção entre a carreira militar e civil foi mantida com relação à idade, de acordo com Dias, porque há fundamento lógico da exigência da idade para carreira militar. "Mesmo assim, não fica descartado que se possa discutir juridicamente a questão da idade na carreira militar", afirmou.

"Em média, nos últimos vestibulares, cerca de 40% dos inscritos optaram por seguir a carreira militar e 60% optaram pela carreira civil", disse o coordenador de concursos do instituto, Luiz Carlos Rossato.

Saiba mais

Vestibular do ITA aceitará casados e maiores de 23 anos, diz coordenador

Segundo o assistente do reitor do ITA, major Alexandre Okada, a decisão de fazer as mudanças foi tomada conjuntamente com o Ministério Público Federal. "Evita liminares que eram feitas", disse. Com relação aos casados, Okada afirmou que "não haverá facilidades" nos cursos.

Neste ano, o instituto também promoveu pela primeira vez o programa de isenção de taxa de inscrição, por recomendação do Ministério Público Federal, e 46 pessoas foram beneficiadas.

A inscrição no vestibular deverá ser feita exclusivamente pela internet com o preenchimento do requerimento de inscrição. É imprescindível o fornecimento do número do CPF do próprio candidato. O site do vestibular é www.ita.br/vestibular.

Serão disponibilizadas 130 vagas para os cursos de graduação em engenharia nas especialidades de aeronáutica, eletrônica, mecânica-aeronáutica, civil-aeronáutica, da computação e aeroespacial.

Todos os cursos têm cinco anos de duração e são ministrados em período integral. Todos os estudantes do ITA têm a opção de morar em alojamentos do campus, mas casados e arrimos de família só poderão morar sozinhos no local, segundo Okada. "Não temos condições de dar alojamento para família", disse o assistente do reitor.

O vestibular é realizado em uma única fase e as provas serão aplicadas em 22 cidades brasileiras e no Distrito Federal, entre os dias 14 e 17 de dezembro, das 8h às 12h (horário de Brasília).

Fonte: PORTAL G-1, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented